segunda-feira, 11 de abril de 2022

ONLINE. PENSADORES DAS POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL

 


Programa

Nesse curso online iremos refletir sobre as propostas dos educadores Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro para o campo da cultura: suas contribuições para a implantação de políticas culturais, as influências na vida dos muitos educadores e gestores culturais e o legado desses pensadores nos governos por onde passaram.

Programa
11/4 - Abertura 

O Diretor Regional do Sesc no Estado de São Paulo, sociólogo, Danilo Santos de Miranda saúda os convidados desse curso contextualizando a importância do tema.

Com Danilo Santos de Miranda.
Mediação: Antônio Albino Canelas Rubim.

12/4 - Tema proposto: Anísio Teixeira, cultura e políticas culturais
Com Diana Gonçalves Vidal.
Mediação: Antonio Albino Canelas Rubim.

13/4 - Paulo Freire, cultura e políticas culturais
Com Venício Artur de Lima.
Mediação: Luana Vilutis.

14/4 - Darcy Ribeiro, cultura e políticas culturais
Com Helena Maria Bomeny e Fabrício Pereira da Silva.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Luana Vilutis

Luana Vilutis

Socióloga, doutora em cultura e sociedade pela UFBA. Mestre em Educação pela USP. Trabalha com formação e pesquisa nas áreas de cultura, educação e economia solidária. Entre 2005 e 2010 coordenou projetos no Instituto Paulo Freire. Atualmente é pesquisadora e professora do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT/UFBA) e da Faculdade Latino-Americana em Ciências Sociais (FLACSO Brasil).
(Foto: Guilherme Olavo Marques)

Antônio Albino Canelas Rubim

Antônio Albino Canelas Rubim

Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). Professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Ex-Secretário de Cultura da Bahia. 
(Foto: Coletivo Garapa)

Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda

Filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural, tendo realizado estudos complementares em gestão empresarial no International Institute for Management Development – IMD, na Suíça. É diretor do Sesc - Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo.
(Foto: Jean Paz)

Diana Gonçalves Vidal

Diana Gonçalves Vidal

Professora titular em história da educação na Faculdade de Educação/USP e atualmente diretora do Instituto de Estudos Brasileiros/USP. Editora da coleção Global histories of educação, da ISCHE/Palgrave Macmillan e da seção de história da educação da Oxford Research Encyclopedia of Education. Líder do Projeto Temático: Saberes e prática em fronteiras.
(Foto: Marcos Santos)

Fabrício Pereira da Silva

Fabrício Pereira da Silva

Professor da graduação em Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Caipora e Coordenador da Graduação em Ciência Política da UNIRIO. Professor da Maestría en Estudios Contemporáneos de América Latina da Universidad de la República (UdelaR). Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Pós-Doutor pelo Instituto de Estudios Avanzados da Universidad de Santiago de Chile (IDEA/USACH).
(Foto: Angely Raana)

Helena Maria Bomeny

Helena Maria Bomeny

Professora titular de sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autora dos livros: Guardiães da Razão: Modernistas Mineiros; Intelectuais da Educação e Darcy Ribeiro. Sociologia de um indisciplinado. Professora e pesquisadora aposentada do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Venício Artur de Lima

Venício Artur de Lima

Professor titular de ciência política e comunicação e professor Emérito da Universidade de Brasília. Autor, dentre outros livros, de Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire, e de Paulo Freire: a prática da liberdade para além da alfabetização.
(Foto: Acervo Pessoal)

Inscrições AQUI

Nenhum comentário: