sábado, 30 de abril de 2022

Chico Pinheiro é um daqueles que velam pela alegria do mundo... Vamos celebrar!!

 "É claro que ficamos todos tristes com a saída de Chico Pinheiro da Rede Globo. O fato foi anunciado ontem pelo diretor de jornalismo do órgão, Ali Kamel, em texto onde o profissional agradece a longa parceria do jornalista com a TV durante 32 anos. A nota dá a entender que a decisão foi conjunta, mas sabemos que a situação de Chico Pinheiro já estava delicada na emissora há um bom tempo. A verve crítica de Chico, a contundência de suas firmes opções nos campos da ética, da religião e da política, já produziam um arranhão cognitivo com a emissora, o que já era sabido por muitos. O acontecimento insere-se também nessa onda de demissões de jornalistas que vem ocorrendo nos últimos tempos na Rede Globo.

Não poucos brasileiros ficamos mais entristecidos com sua ausência nas manhãs da Globo, no Bom dia Brasil, com aquele seu entusiasmo característico, um bom humor que ajudava a muitos de nós a levantar com mais animação e alegria. Seus bordões vão ser lembrados por muito tempo. Talvez seja um de nossos mais competentes jornalistas do país, de alma nobre e caráter ético indevassável, que se soma à capacidade profissional ao humor e espontaneidade. Seu amor ao Atlético Mineiro e ao Samba reverberavam junto com sua presença cotidiana na TV, dando um pouco mais de ternura e alegria a um país tão necessitado e carente. Sem dúvida, vamos todos perder com essa sua ausência, que espero seja provisória, pois há outros organismos televisivos onde ele poderá marcar sua presença.

Um dos mais lindos traços de Chico Pinheiro é sua generosidade. Tem se dedicado a ajudar os outros por diversas formas. Está sempre presente e disposto a acolher propostas que visam ao reconhecimento da dignidade dos mais simples e excluídos. Tem sido um dos grandes entusiastas e estimuladores do trabalho único que o padre Julio Lanceloti, nosso profeta, vem realizando em São Paulo com os abandonados nas ruas. Bonita também sua dedicação a causas importantes, como a que marca sua presença encantadora junto às irmãs carmelitas que hoje atuam no Nordeste. Ficamos felizes com a ajuda que ele e outros, durante décadas, vem prestando às irmãzinhas carmelitas. Vamos poder comemorar juntos a publicação do livro da Irmã Maria Amada, a grande santa do Carmelo, cujo livro está para ser publicado pela Vozes: O livro das delicadezas.

Minha ligação com Chico Pinheiro, também conhecido pelos mais íntimos como Shyko, vem de mais de cinquenta anos. Nos conhecemos num grupo de estudantes nos encontros do CJC (jesuíta), um grupo de amigos que depois se irradiou na Tropa Maldita, quando esse grupo, já de universitários, e de várias partes do Brasil, encontravam-se quatro vezes por anos em diversos locais, mas sobretudo no Seminário da Floresta em Juiz de Fora. Ali se firmou uma amizade que perpetua, tanto que iremos fazer um encontro comemorativo da data no próximo mês de junho, no mesmo local tradicional. 

O grupo era acompanhado pelo teólogo e sacerdote jesuíta, João Batista Libânio, que com sua presença profética e mística, animava as reuniões do grupo. Não era um grupo católico tradicional, mas aberto às grandes questões do tempo, uma vez que discutíamos a cada evento temas relacionados à política nacional, à filosofia, ciências sociais,literatura e artes. Momentos fortes eram também as celebrações, sempre muito participadas e envolventes. As noites eram molduradas pela música que corria noite à fora, muitas vezes ao relento, quando então tocávamos e cantávamos com energia singular as canções do momento, como as de Vandré, Chico Buarque de Holanda, Edu Lobo, Milton Nascimento e tantos outros. O grupo se firmou numa amizade bonita, que perdura, agora recheado de novos jovens e crianças das famílias que foram se formando, e muitos casais se firmaram nos próprios encontros.

Agora contamos também com a presença de Chico Pinheiro no Grupo de Emaús, outro grupo tradicional entre nós, que esteve na origem de importantes iniciativas no campo eclesial e também da política. Um grupo igualmente com cerca de cinquenta anos, que conta com a presença de muitos intelectuais, pensadores , teólogos, filósofos, cientistas sociais, políticos e profissionais de áreas diversas. Foi um grupo que se firmou depois da libertação dos freis dominicanos, Betto, Ivo e Fernando. A razão que motivava e ainda motiva os encontros bianuais, sobretudo em Corrêas e Petrópolis, é a de tentar pensar juntos os rumos da igreja e da política no Brasil, com encontros muito preciosos e substantivos, que deram frutos importantes na formação ou irradiação de experiências bonitas como as Comunidades Eclesiais de Base, O Centro de Estudos Bíblicos, O CESEEP e também o Movimento dos Trabalhadores sem Terra. 

Em tempos recentes tive a alegria de conhecer o pai de Chico Pinheiro em BH, que agora está entre nós de outra forma, e foi uma experiência bonita. Aquele grupo de amigos reunidos em torno ao sábio anfitrião, que marcou sua vida também por um singular projeto ético e cristão, e que nos últimos tempos radicalizou sua opção pelos marginalizados e excluídos de nossa sociedade.

Digo a vocês que ter Chico Pinheiro por perto, bem próximo do coração, é dos prazeres mais agradáveis que venho tendo ao longo da vida. Firmou-se uma amizade bonita, graciosa, marcada pelo toque da graça e pela paixão comum pelas causas sociais, mas também pela música e pela mística. Temos um projeto, que quem sabe um dia venha a se realizar: um trabalho comum em torno do tema do Samba como forma de Oração. 

Penso que minhas palavras são endossadas por tantos amigos que de forma pessoal vão enviando suas mensagens ao Chico Pinheiro ou partilhando em Zaps específicos como o de Emaús, com depoimentos carinhosos e emocionantes. Em síntese, é muito bom ter essa presença radiante no meio de nós, e melhor ainda saber que teremos ele por perto por muitos anos. Viva Chico Pinheiro, viva Minas e viva o Clube Atlético Mineiro."

Publicado no mural do faceboook do Faustino Teixeira, republicado por Inês Ferreira na mesma plataforma e agora,  aqui no blog da Ação Cultural.

Chico Pinheiro e Faustino Teixeira..

https://www.youtube.com/watch?v=BCgSsj1Ix5I


https://www.youtube.com/watch?v=2LYLWnfZ7zM


https://www.youtube.com/watch?v=9a0P2vyMJ5I


https://www.youtube.com/watch?v=6M06uju6nCw

LIVE: CHICO PINHEIRO NA VIDA QUE SEGUE

Gostou do texto?  Quer seguir na mesma vibe? Então leia:

1 - Como não afundar com as almas sebosas do Bolsonaro e dos bolsonaristas?

2 - O que lembrar para não nos perdermos em meio ao tédio, a desesperança, a tristeza, a solidão, ao bolsonarismo, a tudo que leva para baixo....





Nenhum comentário: