terça-feira, 5 de abril de 2022

Falar em necessidade de trabalho de base é fácil, mas fazer.....

 Para surgir um vigoroso e permanente movimento de massas é necessário um trabalho de base de anos, feito por um grupo insistente de pessoas com muita confiança no porvir...

Não é uma ação educativa e politica realizada por gente que espera resultados de curto prazo, e expressos em votos para àqueles que doam a vida em prol do povo mais pobre, excluído, marginalizado.

É um trabalho que oferece riscos de vida, para quem nem precisa ter um plano revolucionário de derrubada do governo, assim como um projeto de sociedade baseado nas premissas do marxismo e do leninismo.

Basta desejar um mundo menos desigual, menos injusto, verdadeiramente democrático, inclusive em termos de propriedade.

Essa pode ser uma boa conclusão a ser tirada depois de assistirmos o filme Padre Josimo, exibido neste último final de semana no Conversão sobre a Campanha da Fraternidade. A chamada crise da esquerda passa por aí... Pela necessidade e principalmente pelos custos pessoais que o trabalho de base traz para quem se aventura por este caminho.

Quando a igreja católica abraçou essa proposta, isso foi mais tranquilo porque os cristãos de pés no chão, seguidores do projeto de Jesus Cristo, não se preocupavam com bens, fama, conforto, elogios fáceis..

Mas hoje, se até muitos setores da igreja foram contaminados pelo virus do individualismo, da competitividade, do consumismo, porque não dizer do materialismo prático, aí ficou mais complicado.

Quanto as pessoas de esquerda, muitas também influenciadas por estes tipo de valores e atitudes, a situação também não é nada fácil.

Houve quem falou no Conversão sobre a necessidade de uma mudança de mentalidade, tem razão, e isso não é fácil, se mesmo na década de 1960/1970/1980, época do auge da teologia da libertação e das comunidades eclesiais de base isso já não era fácil, imagine hoje...

Mesmo assim, é preciso sermos como Maria, Maria...

"Maria, Maria, é um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece viver e amar
Como outra qualquer do planeta
Maria, Maria, é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta
Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca possui
A estranha mania de ter fé na vida
Mas é preciso ter força, é preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria
Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca possui
A estranha mania de ter fé na vida"
Compositores: Milton Silva Campos Do Nascimento / Fernando Brant

Josimo – O Padre negro de sandálias surradas (Documentário Completo)




LEIA TAMBÉM:


domingo, 3 de abril de 2022

A BARCA SEGUE O SEU RUMO LENTO, MAS SEGUE...

Hoje, 03 de abril de 2022,  a barca dos navegadores/educadores que seguem a corrente da educação popular e participação cidadã se encontraram na Comunidade Bom Pastor em Aracaju para  ancorar em porto seguro e alegre, bem como para renovar as energias, o ar, o espirito...

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
Metodologia para o Trabalho de Base Excertos do livro Como Trabalhar com o Povo de Clodovis Boff. Seleção da Comissão de Formação da Organização Popular Aymberê. O texto contribui com diferentes aspectos para a realização do trabalho de base (social). https://acaoculturalse.blogspot.com/2020/01/metodologia-para-o-trabalho-de-base.html

Nenhum comentário: