domingo, 24 de abril de 2022

O que o candidato Rogério Carvalho (PT) pode oferecer de novo, ou menos do mesmo, a respeito da educação em Sergipe?

 Rogério e propostas

Nas redes sociais, Rogério já começa a postar um conjunto de propostas para os eleitores sergipanos. Na educação, por exemplo, ele promete passe livre e internet para professores e alunos. 



Deu na  coluna domingueira do radialista Narcizo Machado

Seria só isso? O que o candidato a governador pelo PT, assim como o  outro candidato do PSOL pode oferecer como proposta de transformação do cenário educacional e cultural em Sergipe del Rey, o qual chega a fazer professores afirmar como Romero Venâncio, do departamento de filosofia da UFS. 

"Por estes dias estava lembrando do filme de Jorge Bodanzky sobre a Universidade de Brasília nos anos 60 quando ele ainda era estudante de lá. Trata-se de: “Utopia distopia” (2020). Tem nele uma foto marcante: policiais sentados nas carteiras das salas de aulas depois que prenderam professores e estudantes numa histórica invasão de campus universitário. Tá tudo registrado.

Retomamos as aulas presenciais na UFS depois de mais de dois anos de pandemia e da tragédia do (des)governo bolsonaro. Estou ministrando uma disciplina de introdução à filosofia para uma turma de jovens na casa dos 20 anos neste ano de 2022. Estava apresentando a filosofia de Epicuro, filósofo grego que viu de perto a decadência da cultura grega após o domínio do militarismo contra a democracia. Obviamente, me veio à cabeça o Brasil atual e perguntei aos estudantes se eles não percebiam nada, não sentiam nada diante desta situação. Silêncio generalizado. Quando uma moça disparou: “nada não, professor. Pode continuar a aula.” Ela estava usando um celular. Confesso que a única coisa que pensei foi me aposentar. Acho que se fechou um ciclo."

A pauta do SINTESE  e da CNTE é bem objetiva quanto as urgências dos  professores no campo da valorização da carreira em termo salariais...

Mas,  e a democratização da gestão? A autonomia das escolas?  nos moldes do que afirmou o grande pensador da educação brasileira,  Anisio Teixeira, "Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”.

Qual a proposta para formação continuada dos professores, inclusive incentivo para fazer mestrado e doutorado.

Qual a  compreensão sobre a importância e  necessidade de relacionar cultura com educação. 

Um bom exemplo de como isso pode ser feito, foi o programa (1) Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Educação, na época do governo Dilma,  ou o Programa de Animação Cultural das Prefeituras do Recife e da região metropolitana. (2)

(1) O programa destinou recursos financeiros a escolas públicas a fim de assegurar a realização de atividades culturais que promovam a interlocução entre experiências artísticas locais e o projeto político-pedagógico (PPP)


(2) O Programa de Animação Cultural está na Proposta Pedagógica da SEEL como uma Ação educativa Complementar e vem se ampliando nos últimos anos, agregando novas ações e conceitos. Trabalha primordialmente as relações entre o mundo material, o mundo simbólico (do sonho, da fantasia), por meio de uma convivência social orientada pela concepção humanista de cidadania. A cidadania é, então, entendida como direito social, valendo-se do acesso à informação, à participação crítica e à criação.


A propósito do diálogo necessário e urgente com as universidade para o desenvolvimeto de atividades conjuntas com a secretaria de educação no campo da formação continuada, pesquisa e extensão, inclusive com destinação de recursos por parte do governo estadual, bem como diálogo com centros de formação e experimentação no campo da educação popular, como é o caso do MST, do Centro Dom José Brandão de Castro, isso no caso de Sergipe e outros no caso do nordeste e Brasil

Estas e outras sugestões vocês podem encaminhar para o candidato Rogério Carvalho, através do endereço: https://conteudo.sergipepodemais.com.br/sergipe-de-todos



Também quem quiser acompanhar um bate papo sobre Educação e que contou com a minha participação no podcast "Por Trás da Midia", é só clicar abaixo:

O impacto do pensamento neoliberal no chão da escola - Parte 1 - #67






Nenhum comentário: