quinta-feira, 28 de abril de 2022

Os ataques neoliberais a educação publica, além dos neofascistas.. Como enfrentar isso?

 " A GOVERNO  não dá educação porque a educação derruba o governo"

Com a assinatura de Nathalie Ferraz

Um meme circulou em um grupo de professores com a frase acima... 

O que pode e deve circular é com o nosso bom e velho patrono da educação, Paulo Freire.

E por que não?

1- Quem forma o governo e a quais interesses atende? Todo governo é igual e defende os mesmos interesses? 3- O poder é exercido apenas pelo governo? E a educação é um dádiva ou presente do governo?


E quem explica com mais argumentos urgentes e necessários, por que não?

Essa afirmação não é mais verdadeira. 

 " A educação não dá educação porque a educação derruba o governo"

A educação hoje é concedida para manter a classe dominante controlando o poder político e o econômico, além da escola ser o instrumento para produzir trabalhadores alienados e submissos.

É necessário e urgente debater sobre o papel político e as graves implicações na realidade educacional de Sergipe, que atualmente exercem as Fundações Empresariais da Educação (Lemann, Oi, Telefônica, Google For Education, dentre outras, etc.) que a partir dos seus ventrículos treinados dentro da SEDUC, atuam com profunda incidência nas escolas estaduais e municipais sergipanas, seja no planejamento dos projetos políticos pedagógicos, na implantação da BNCC, no currículo de Segipe, na organização e gestão escolar, no novo ensino médio, na "nova" legislação educacional de Sergipe, nos instrumentos de avaliação em massa externos do ensino, no ensino de tempo integral, na formação continuada de Professoras e Professores, além dos novos mecanismos criados para o controle das atividades docentes em sala de aula que estão sendo implantados.

Compreender essa engrenagem possibilita também entender as perigosas articulações políticas entre o Governo de Sergipe, a Undime, a Uncme e a FAMES para consolidar em Sergipe a destruição da carreira do Magistério Público, com a consequente negação dos direitos e as manobras para inviabilizar corretamente o Piso Salarial da categoria.

Hildebrando Maia

E papo comigo prossegue abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=zY6WuFosFH4  

E o nosso novo episódio já está disponível! O tema desta semana é "O impacto do pensamento neoliberal no chão da escola". O entrevistado desta primeira parte  da nossa série é o educador cultural, Zezito de Oliveira. Um papo massa sobre como esse pensamento influencia a educação brasileira. Para ouvir a série completa é só acessar as principais plataformas de áudio! #serie #educacao #jornalismo #podcast #podcastportrasdamidia #neoliberalismo #cidadania #parte1



Zezito de Oliveira





Nenhum comentário: