segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

A terceira reunião do Fórum de Literatura de Sergipe no auditório do Museu da Gente Sergipana neste 11 de fevereiro de 2023

 

Foi sensacional a terceira reunião do Fórum de Literatura de Sergipe no auditório do Museu da Gente Sergipana.

A reunião aconteceu no último sábado, 11 de fevereiro de 2023. Mais uma vez fomos surpreendidos pelo qualidade das experiências de trabalhos envolvendo a área da literatura, ou seja,  assim como nas duas primeiras reuniões presenciais não recebemos apenas pessoas que escrevem livros, mas também pessoas que atuam com bibliotecas comunitárias, escolares, rodas de leituras, publicação de antologias, contação de histórias, organização de saraus literários, adaptação de obras literárias para documentários, compositores   e  produtores com outras linguagens culturais.
A ressaltar também a diversidade de gerações, gênero , étnica/racial e experiências no campo da gestão pública e do terceiro setor.
Outro aspecto bastante positivo foram as instalações confortáveis e funcionais, assim como  a recepção do Instituto Banese, incluindo os funcionários, sempre agindo  de forma colaborativa e profissional. A estes e ao diretor-superintendente Ézio Deda os nossos agradecimentos.
O saldo positivo da reunião e cumprimento da meta qualitativa a que nos propomos, foi a aprovação do documento de propostas do Fórum de Literatura de Sergipe para os editais da Lei Paulo Gustavo, elaborado em um processo dialógico e participativo via conversas no whatsapp e reuniões virtuais.
O passo seguinte será a entrega do documento no protocolo da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP) , Fundação Cidade de Aracaju (FUNCAJU) e órgãos de gestão da cultura de outros municípios, O que deve acontecer pós carnaval. 
Os outros encaminhamentos foram: 
* Acessar e ler  o Plano Estadual de Cultura,  aguardando uma data para leitura e discussão coletiva  em meio virtual, no que concerne principalmente ao que tiver relação direta e indireta com o segmento literatura.
* Acessar e ler  a Lei Paulo Gustavo, os que ainda não o fizeram. A LPG será objeto de leitura coletiva e debate em reunião virtual, dando prosseguimento ao que foi realizado na segunda reunião presencial. 
* O Fórum de Literatura deverá reforçar junto aos órgãos gestores o inicio de uma programação  de capacitação permanente de agentes culturais com oficinas e cursos, não apenas de curta duração como também de média e longa duração, o que pode ser feito em parcerias com o Sistema S (Sesc e Sebrae), IFS e UFS. O inicio imediato é recomendável para aproveitar este momento em que os recursos da Lei Paulo Gustavo ainda não foi repassado para estados e prefeituras. Não é prudente fazer isso de última hora, na véspera dos editais. 
* Um dos pontos importantes que foi debatido se refere ao papel do educador ou animador cultural nos moldes do que houve no Rio de Janeiro com os CIEPS e depois na Prefeitura de Porto Alegre. Assim o Animador Cultural ocupa um lugar importante junto a equipe pedagógica de cada unidade de ensino, um profissional do quadro efetivo das secretarias da educação, selecionados com base em um concurso interno de provas e títulos no campo da criação, ação e produção cultural em escolas e comunidades. A proposta ficou de ser mais pesquisada e apresentada por Zezito de Oliveira em outra reunião...





Para saber mais sobre o Fórum de Literatura, clique AQUI


Nenhum comentário: