domingo, 12 de fevereiro de 2023

Aluna de 17 anos nota mil na redação do Enem diz que 'repertório cultural' foi diferencial

MAIS CULTURA NAS ESCOLAS.. Não canso de repetir. O problema é o pensamento predominante na cabeça da maioria de gestores do MEC e das secretarias de educação, diretores de escolas, técnicos e até muitos de nossos colegas....Este assunto foi objeto de um debate na terceira reunião presencial do Fórum de Literatura no auditório do Museu da Gente Sergipana, realizada neste sábado, 11 de fevereiro de 2023. Logo estaremos escrevendo uma série de textos e gravando vídeos para abordar este relacionamento. Em termos teóricos e abstratos há defesa de mais cultura nas escolas, porém na prática a cultura é entendida como evento de entretenimento e/ou competição, como no caso de gincanas. Em geral, recursos humanos, materias e financeiros disponibilizados são escassos, além da maioria das escolas não serem construídas ou reformadas visando a compreensão da necessidade de realização de uma ação cultural permanente e com caracteristicas de formação e ampliação do repertório cultural, o que daria uma grande chance de crescimento e evolução da aprendizagem, assim como dos aspectos emocionais, da boa convivência e da formação e fortalecimento de vínculos. Zezito de Oliveira HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO CULTURAL NOS CIEPS: UMA ANALISE SÓCIOHISTÓRICA A PARTIR DA FALA DOS IDEALIZADORES DO PROGRAMA.

A cearense Ana Alice Teixeira Freire, 17 anos, natural de Fortaleza, foi uma das candidatas a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As notas do Exame foram divulgadas nesta quinta-feira (9).

Aluna do 3º ano do ensino médio, Ana Alice é estudante do Colégio Master há dez anos. Desde o início, ela faz parte da turma avançada da escola particular, que realiza uma preparação intensa para o vestibular.

Para a adolescente, o repertório sociocultural construído desde pequena foi um dos diferenciais que a levaram à nota mil na redação do Enem, bem como sua preocupação em zelar por seu emocional nos últimos dias antes do exame.

Outro fator que a jovem acredita que contribuiu para o bom desempenho foi a participação dela na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) desde 2019, além do laboratório de redação do colégio.
"Me ajudou a ganhar repertório vocabular, técnicas de leitura e as redações semanais também foram excelentes para minha preparação, bem como a proximidade com os professores e o atendimento personalizado", disse Ana Alice.

https://g1.globo.com/ce/ceara/educacao/noticia/2023/02/09/cearense-de-17-anos-e-nota-mil-na-redacao-do-enem-2022.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1ce&fbclid=IwAR2gM4UYngYr_0KaAx16NLMzBCg_wP3pBn0We99MpbGS9RkDiDeOX9Hn9Jk

REPERTÓRIO CULTURAL:

QUANDO O CONHECIMENTO NECESSÁRIO
À FORMAÇÃO ACADÊMICA EXTRAPOLA

AS MATRIZES CURRICULARES

REPERTÓRIO CULTURAL:

QUANDO O CONHECIMENTO NECESSÁRIO
À FORMAÇÃO ACADÊMICA EXTRAPOLA

AS MATRIZES CURRICULARES

Leia também:

Redação nota mil do Enem usou ‘Coringa’ como inspiração

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


10 exemplos de redação nota mil no Enem aprovadas pelo MEC

Animação Cultural: uma inovação pedagógica na escola pública fluminense dos anos 1980  


Animação Cultural nos CIEPs



CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS PÓS LEITURA ACIMA .

Minha primeira atividade da aula de teatro em uma escola da periferia da região metropolitana de Aracaju foi lavar paredes e chão do refeitório, local destinado às minhas aulas e onde os estudantes lanchavam em meio a merda de pombos
Muito mais urgente que o refeitório estar limpo para minhas aulas de teatro é que ele estivesse limpo para os estudantes lancharem.
------------------------
O ano passado, 2022, quando estive em São Paulo e levei meu filho para visitar vários equipamentos culturais, ele ficou encantado e disse que aquilo valia por todas as aulas de arte.
--------------------------

O problema é que não se distingue cultura - o tudo - e arte - substrato.



Nenhum comentário: