domingo, 26 de fevereiro de 2023

Ressuscita-me! Ressuscitemo-nos. Há muito para reviver, refazer, recomeçar, retomar, redescobrir, reconhecer.

  


Se "há tempos são os jovens que adoecem e há tempos o encanto está ausente." E se hoje "Herdeiros são agora da virtude que perdemos.". Um encontro como esse sobre o tema Fraternidade e Fome, tema da Campanha da Fraternidade de 2023,   aponta as saídas e possibilidades, não apenas para a igreja católica ,  mas para as outras denominações cristãs, outras religiões e para a sociedade de uma maneira em geral. 

E se há quem tenha saudade da igreja e das sociedades de opressão, como a sociedade monárquica e escravocrata aqui no Brasil, que teve a igreja católica como grande fiadora ou avalizadora no caso da América Latina e as igrejas protestantes no caso dos EUA. Me refiro aqui, aos católicos que vociferam contra a Campanha da Fraternidade. "Ora direis, certo perdestes o senso." 

Mas por outro lado,  há quem tenha saudade de uma sociedade que se anunciava mais justa, mais democrática e mais livre, incluindo a liberdade sexual, isso no século XX com as revoluções e as reformas presentes em diversos países e sociedades.. Russia, China, Cubas (a própria e alguns  países africanos e do oriente),  o estado do bem estar social na Europa, assim como o new deal nos EUA e o chamado "populismo" na América Latina. 

https://www.youtube.com/watch?v=fQG3pXQaS2g


Não ficando a igreja católica e as outras igrejas imunes ou impunes a isso, até porque a memória da natureza revolucionária do cristianismo ficou submergida através da força do  poder politico opressor e corruptor do império romano Assim, somente no século XX  tivemos as condições antropológicas e sociológicas que tornaram possíveis padres operários, juventude operária católica, Concilio Vaticano II, Conferências Episcopais de Medellin e Puebla, CEBs, CIMI, CPT, Pastorais da Juventude, e etc.. 

Podemos concluir que o Evangelho de Cristo estava bastante avançado ou a frente do seu  tempo? Sim, é possível. 

Logo, como o poeta digamos ou bendigamos.  "Ressuscita-me, ainda que mais não seja, porque  sou poeta e  ansiava o futuro. Ressuscita-me, lutando contra as misérias do cotidiano."

Ressuscita-me por isso, para fazer  memória do que foi feito de melhor pela igreja ou pelas igrejas no século XX , ou antes deste. Para fazer ressuscitar no tempo, enquanto história, os nosso melhores sonhos e desejos em forma de estudos ou atividades assemelhadas como a realizada neste final de semana na Paróquia São Pedro Pescador em Aracaju. Aracaju que já teve um dos bispos mais progressistas e afetuosos do episcopado brasileiro, Dom Távora, o qual pagou caro por isso, até pela morte quiçá antes do tempo.  Uma memória que depende de nosotros para ser ressuscitada e vir em socorro de quem sabe porque tantos jovens adoecem e o encanto está ausente.. 

É luta permanente contra a vanguarda do atraso, em um país onde temos muito passado pela frente....

E para não dizer   que não falei ou lembrei do Cristo ressuscitado...

https://www.youtube.com/watch?v=zuziv5ojS-4

“Trovas ao Cristo Libertador”
Dom Pedro Casaldáliga

Olhar ressuscitado, todo o teu Corpo
acompanhando a marcha lenta do povo.

Todo Tu debruçado, como um caminho,
traçando em tua Carne nosso destino.
No azul do Araguaia os roxos medos,
no sol de tua glória nossos direitos.
Sangue vivo no verde das índias matas,
faixas gritando viva a Esperança!

Procissão de oprimidos, rezando lutas,
e Tu, Círio de Páscoa, flor de aleluias.
Páscoa nossa imolado, em Ti enxertamos,
como Tu perseguidos, por Ti triunfamos.
Libertador vencido, vencendo tudo,
companheiro dos pobres, donos do mundo.

Guerrilheiro do Reino, maior guerrilha,
Tua cruz empunhamos em prol da vida.
Nossos mortos retornam, com nossos passos,
em teu Corpo vivente ressuscitados.
Em Ti, cabeça nossa, Libertador,
libertos, libertando, erguemo-nos.



A música "Viva a Esperança" (originalmente, "Trovas ao Cristo Libertador"), composição com letra de Dom Pedro Casaldáliga e música de Pe. Cireneu Kuhn, svd, interpretada coletivamente por membros da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Clipe produzido na celebração de um ano da Passagem do Poeta-Profeta Dom Pedro Casaldáliga!

LEIA MAIS: 

domingo, 3 de abril de 2022



https://www.youtube.com/watch?v=dWrppMcbtd0






Nenhum comentário: