segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Morre Padre Jaime Crowe aos 77 anos, irlandês e grande parceiro dos pretos, pobres e periféricos de SP..

 


Morreu na madrugada desta 2ª feira (20.fev), na Irlanda, o Padre Jaime Crowe. 

Em comunicado, Sociedade Santos Mártires, traz o seguinte:

"É com muito pesar que a Sociedade Santos Mártires comunica o falecimento do Padre Jaime Crowe, ocorrido nesta madrugada (20/2) na Irlanda, em decorrência de uma parada cardíaca. Uma vida dedicada à luta pela equidade, pelos direitos humanos e pela paz para todas as pessoas. Neste momento, ainda nos faltam palavras para agradecer tudo o que o Padre Jaime nos ensinou com simplicidade, amor e carinho para com o próximo. Seu legado jamais será esquecido, e seus ensinamentos sempre estarão em nossos corações, afinal, como ele sempre parafraseou um provérbio africano: "Gente simples, fazendo coisas simples em lugares de pouca importância geram grandes transformações".

À nossa equipe de reportagem, Lancellotti mandou o seguinte comunicado: "É com muito pesar que comunico o falecimento hoje pela madrugada na Irlanda do nosso querido Pe. Jaime Crowe. Que Deus nosso bom Pai o acolhe no seu Reino!". 

Padre Jaime Crowe ficou famoso por enfrentar a violência.  Também ganhou notoriedade pelo seu trabalho de combate à violência no Jardim Angela, na Zona Sul de São Paulo.

Alexandre Padilha fala sobre a importância  do Padre Jaime para a luta dos Direitos Humanos e das comunidades do Jardim Ângela e Capão Redondo.


Simão Pedro - Meu grande amigo Pe. Jaime Crowe faleceu na Irlanda hoje aos 78 anos. Foi um ícone das lutas populares e da Igreja Católica progressista de São Paulo, atuando na periferia da Zona Sul, mais diretamente na região no Capão Redondo, para onde foi nos anos 70 e onde viveu e atuou por mais de 50 anos. Há cerca de 6 anos ele sofreu um infarto e, com o advento da pandemia de covid-19 sua família pediu que ele voltasse para sua terra natal. Membro da Sociedade São Patrício, irmandade missionária irlandesa, ele veio junto com outros colegas trabalhar em São Paulo, atraídos pela “Operação Periferia” instituída por Dom Paulo Evaristo Arns na Arquidiocese de São Paulo, quando colocaram em prática os ensinamentos evangélicos de Jesus através da Teologia da Libertação. No extremo da Zona Sul, ele ficou famoso pelas denúncias da violência do tráfico e da polícia na eliminação de jovens e coordenou as “Caminhadas pela Vida e pela Paz” até o cemitério S. Luiz todos os anos no Dia de Finados, para chamar a atenção para esses crimes. Fundou a Paróquia Santos Mártires com uma gama de serviços assistenciais e o Cedeph, instituição que atua em defesa dos Direitos Humanos. Eu o conheci desde quando morei com dois padres irlandeses, Joe e Liam, na Cohab I. Sempre ele e seus colegas vinham almoçar em casa e aprendi muito com eles. Tive o privilégio de ser apoiado por ele na minha primeira campanha de 2002 quando assumi compromissos de apoiar a luta por moradia na sua região. Ele sempre me dizia que era “católico, Corinthiano e petista”.

Aliás, o PT era uma de suas paixões. No velório da dona Marisa e no dia da prisão de Lula, lá estava ele solidário e presente. Depois, na campanha do Haddad e na prefeitura, o distrito S. Luiz foi o primeiro a receber iluminação pública de LED, para colaborar com sua luta por mais segurança da população. Transmito ao Osni, Regina, Lucila, Erasmo e Pe.  Eduardo e amigos e padres da Sociedade S. Patrício toda minha solidariedade neste momento de tristeza. Padre Jaime estará sempre presente em nossas lutas por um mundo mais justo e fraterno. Obrigado por todos seus ensinamentos e por sua solidariedade para com nosso povo! Pe. Jaime, presente!



https://www.youtube.com/watch?v=HB2T9w4IvfQ



Adriano Diogo Direitos Humanos
 · 
20/02/2023 – falece em Limerick, na Irlanda, de parada cardíaca, aos 77 anos, padre James Crowe (padre Jaime), membro da Sociedade dos padres missionários de São Patrício – SP. Ele nasceu em Clare, Irlanda, em 07 de março de 1945. Ordenado presbítero em 06/04/1969. Foi designado para vir como missionário ao Brasil em novembro de 1969. Trabalhou desde sua chegada ao Brasil até 1986 na cidade de Embu das Artes, na paroquia Nossa Senhora do Rosário, no Jardim Santa Emília. Onde iniciou a organização das primeiras Comunidades Eclesiais de Base - CEBs.  Também foi grande incentivador da Pastoral Operária e da criação da Comissão de Direitos Humanos na região sul de São Paulo, dando origem ao CDHEP - Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo. Depois foi transferido com padre Eduardo para a Paroquia dos Santos Mártires, no Jardim Ângela e Jardim São Luís, no extremo da zona sul paulistana onde lutou contra a violência que atingia principalmente os muito pobres na região. Profundamente sintonizado com a teologia e missão do cardeal Paulo Evaristo Arns. Havia comunhão profunda de projetos e ação transformadora pautada no Evangelho de Jesus. Tirou o Jardim Ângela da posição de um dos lugares local mais violentos do mundo. Em 31 de maio de 2021, após  35 anos de sua vida muda-se para tratamento médico para sua pátria. Foi um articulador do povo em favor da justiça e da paz. Realmente era um homem justo que fez brotar vida em meio a tanto sofrimento e mortes. Um semeador de esperanças. Ganhou inúmeras comendas por sua ação decidida em favor da paz articulando rede imensa de comunidades e diálogo fecundo com autoridades civis, policiais, comerciantes, movimentos populares, enfim, forjando e cuidado do povo, como pastor e amigo de todas as horas. Embora seu sobrenome em ingles é traduzível por corvo, nosso querido e inestimável padre Jaime Crowe, na Zona sul paulistna, cumpriu fielmente o papel da pomba da paz que depois do dilúvio voltou com o ramo de oliveira para a Arca de Noé. Seu prenome é James que em portugues se traduz por Tiago. Ele, vindo da Irlanda, foi um Tiago peregrino e profeta nas ruas da periferia abrindo caminho nas marchas pela paz contra as armas e os esquadrões da morte. Agora Jaime fica no colo do Divino Pai Eterno intercedendo por quem tanto amou. Ora pro nobis James.  
Deus cuide de você que é tão amado pelo povo do Brasil com sorriso e espírito irlandês. 
Em irlandês:
Dia aire a thabhairt duit a bhfuil grá an oiread sin do mhuintir na Brasaíle le gáire agus spiorad Éireannach.

Leia mais: 




Nenhum comentário: