terça-feira, 28 de novembro de 2023

O Festival de Arte de São Cristóvão (FASC) vem aí. Mas prejudicado por querelas politicas decorrentes da crônica falta de republicanismo e de visão de futuro em Sergipe Del Rey.

O Festival de Arte de São Cristovão (FASC) é um dos maiores eventos culturais de Sergipe, responsável por reunir artistas de diversas áreas na cidade mãe do estado. Apesar do seu grande impacto, o festival não conta com o necessário apoio do governo de Sergipe.

[...]Apesar do grande impacto cultural do FASC, o festival se vale do esforço da prefeitura de São Cristovão para a viabilização do evento, sem encontrar no governo do estado de Sergipe o devido suporte. Desde 2017, quando o evento voltou a ser realizado, o gov. de Sergipe tem colaborado com a disponibilização do efetivo da polícia militar para atuação nos locais onde acontece o Festival e em seu entorno.

A prefeitura ainda informou que o governo de Fábio Mitidieri (PSD) disponibilizou a Orquestra Sinfônica de Sergipe para se apresentar no FASC. Questionada sobre a busca de apoio para a contratação de atrações e para a estruturação do evento, a prefeitura informou que tentou negociar com o Banese o suporte, mas as negociações não avançaram.

A desatenção com eventos de prefeituras comandadas por prefeitos que são oposicionistas ao governo de Sergipe destoa dos altos investimentos do gov. Mitidieri em festas no estado. Cito Itabaiana e Lagarto, enquanto a Festa dos Caminhoneiros, prefeitura da oposição, não contou com o patrocínio do governo, o Festival da Mandioca, aliada, contou com patrocínio do gov. e mais R$300 mil da Deso.

Retornando para o FASC em conseguir patrocínio do Banese, há um evidente contraste com o robusto patrocínio de R$280 mil do banco para o Pré-Caju, festa privada do vereador Fabiano Oliveira (PP), aliado do governador Fábio Mitidieri. Além do patrocínio, o gov. colocou dois blocos na rua e disponibilizou efetivo da polícia militar e do Samu.

[...]Além do investimento na sua ampliação por parte do governo de Sergipe, é fundamental que o transporte coletivo da Grande Aracaju atue no sentido de facilitar o acesso ao Festival. A importância do FASC para a democratização da cultura em Sergipe faz com que seja fundamental que sua realização receba a deferência que outras festividades costumam receber.

 Oxente! Uma pena! O que garante o sucesso longevo do Festival de Inverno de Garanhuns é a parceria dos três entes da federação, mesmo quando são de partidos diferentes, Não sei dizer se foi assim na época do governo de Bolsonaro, acredito que tenha sido exceção, por outro lado essa situação reforça ainda mais uma demanda que o Movimento Profasc colocou em sua práxis nos anos de 2011/2012, periodo que antecedeu a gestão do atual prefeito Marcos Santana, o qual também participou do movimento, embora um pouco distante por conta de outros compromissos

. É preciso fortalecer o protagonismo dos fazedores locais de cultura, inclusive no planejamento e produção do FASC para que o FASC não fique a mercê de caprichos dos governos de plantão. O que vale para todas as cidades brasileiras, especialmente as que tem vocação econômica voltada para a cultura e para o turismo - ZdO

Leia também:

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

OS CONTEMPLADOS NO EDITAL DA LEI PAULO GUSTAVO EM SÃO CRISTOVÃO E O SONHO DOS ATIVISTAS DO MOVIMENTO PROFASC

 https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/11/o-sonho-dos-ativistas-do-movimento.html

Confira a programação completa do Festival de Artes de São Cristóvão

https://publicacao.saocristovao.se.gov.br/post/confira-a-programacao-completa-do-festival-de-artes-de-sao-cristovao

LIVRO DA CEPE MARCA A TRAJETÓRIA DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS AO LONGO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS

https://www.cepe.com.br/noticias/livro-da-cepe-marca-a-trajetoria-do-festival-de-inverno-de-garanhuns-ao-longo-dos-ultimos-30-anos

LIhttps://www.cepe.com.br/noticias/livro-da-cepe-marca-a-trajetoria-do-festival-de-inverno-de-garanhuns-ao-longo-dos-ultimos-30-anosVRO DA CEPE MARCA A TRAJETÓRIA DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS AO LONGO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS

Nenhum comentário: