O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou agora a pouco o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para este ano, a temática escolhida foi a economia do cuidado, mais especificamente, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Apesar de pouco conhecido, também chamado de “Economia do Cuidado”, o tema trata do conjunto de ações relacionadas aos cuidados para a manutenção da vida de outras pessoas, podendo ser remunerado ou não.
Um exemplo no âmbito doméstico, que geralmente não possui remuneração, está no trabalho com os afazeres da casa e cuidados com os filhos e familiares.
Para se ter ideia da importância desse tema, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNADC, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2019, 54,1 milhões de pessoas declararam realizar atividades de cuidado com moradores de seu domicílio ou parentes.
Porém, trata-se de um tema bem mais amplo e que, de fato, merece uma discussão mais aprofundada, inclusive de ser tema de uma prova tão importante como o Enem.
Triste, Louca ou Má
https://www.youtube.com/watch?v=SiJNj1gv1BM
"Mais de 60% dos participantes do ENEM são mulheres" No programa web Fórum Café nesta manhã de 06/11/2023
Por mais mulheres humanistas no poder contra a barbárie neoliberal e neofascista. Para ajudar a realizar o sonho da canção "Coração Civil". https://www.youtube.com/watch?v=eOgu-TNB89A
Artigo | Coração Civil, Sr. Milton, conjuntura, coragem: 7 de setembro sonho de amor Brasil
Enem traz ditadura brasileira de volta após tema sumir da prova sob Bolsonaro - https://www.diariodocentrodomundo.com.br/enem-traz-ditadura-brasileira-de-volta-apos-tema-sumir-da-prova-sob-bolsonaro/
Redação do Enem 2023: como desenvolver o tema proposto?
https://www.youtube.com/watch?v=t7mvXBdlyro
Nenhum comentário:
Postar um comentário