"Pérola azulada" - Zé Miguel e Nilson Chaves
REPAM divulga carta diante dos clamores da Amazônia e pede resposta drástica aos gritos do bioma amazônico e de seus povos
Evento “O que é a COP?” dá início à preparação da COP30, que será em Belém
"Laudate Deum", o grito do Papa por uma resposta à crise climática
Publicada a exortação apostólica de Francisco que especifica e completa a encíclica de 2015: não estamos reagindo o suficiente, estamos perto do ponto de ruptura. Crítica aos negacionistas: indubitável a origem humana do aquecimento global. O compromisso de cuidar da casa comum nasce da fé cristã.
Querida Amazonia, a Exortação do Papa por uma Igreja com rosto amazônico
A Exortação pós-sinodal sobre a Amazônia foi publicada esta quarta-feira (12/02). O documento traça novos caminhos de evangelização e cuidados do meio ambiente e dos pobres. Francisco auspicia um novo ímpeto missionário e encoraja o papel dos leigos nas comunidades eclesiais.
QUERIDA AMAZÔNIA - Antonio Cardoso
Os alertas estão aí, sendo feitos há décadas. A mídia hegemônica brasileira e internacional chamavam de ecoterroristas a quem tentava mostrar que as coisas iriam esquentar nesse planetinha azul..
"Desculpem aí, mas a realidade da Amazônia é outra completamente diferente desta do vídeo. Pra começar, 80% dos Amazônidas estão nas médias e grandes cidades, enclaves de cultura europeia, e seus seguidores nacionais, que bloqueiam o desenvolvimento da região desde a anexação pós independência até hoje, impondo, por exemplo, o maior preço do kW/h de energia ao maior produtor de energia do país. A devastação da floresta é apenas uma das expressões de uma dominação complexa e sistêmica que muitos, até amigos sinceros, não entendem e assim, tb se somam a este processo. Lutamos a 5 décadas para explicar exatamente que nossos problemas econômicos, ambientais, sociais, jurídicos, políticos etc, decorrem do bloqueio cultural que embotam o olhar que aqui só vêem árvores, ribeirinhos e indígenas que fazem parte e merecem todas as considerações que todos os demais amazônidas. Somos uma realidade muito mais complexa do que sermos reduzidos à Crise Climática, quando a crise é do Modelo de Desenvolvimento incluindo o de Conhecimentos. A redução e fragmentação da pauta Amazônia serve apenas aos que apenas estão preocupados em continuar respirando na Europa e aqui vira moda acriticamente. Precisamos de verdadeira solidariedade e inteligência para enfrentarmos juntos a Questão Amazônia sem redução a mero problema de governo, mas como construção histórica.
Ah e terminar o vídeo com prayforamazonia, reze pela Amazônia foi revelador..."
Marcos P.S Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário