Daqui a um ano com o começo ou intensificação das entregas dos produtos culturais apoiados pelos editais das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, o Brasil passará a sofrer uma explosão criativa e de alegria de norte a sul, de leste a oeste. Quem viver verá..
Porque arte é vida. E vida em abundância e qualidade somente com arte, incluindo o campo econômico, com a geração de mais empregos e remuneração melhor, considerando o valor agregado da força de trabalho no campo das linguagens artisticas e das humanidades, conforme demonstrado por pesquisas acadêmicas, as quais precisam também serem mais incentivadas e divulgadas.
A despeito dessa questão no campo da economia, nunca é demais lembrar a importância das artes para a auto-estima, para o sentido de pertencimento e coesão da nossa gente.
Bem a ver com o que propõe Papa Francisco na Enciclica Fratelli Tutti e no Programa Escola de Encontros (Scholas Ocurrentes)
Zezito de Oliveira
Hoje é dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira. A partir da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais. De norte a sul, de leste a oeste, as músicas, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato etc. expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país. O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. O acervo do Arquivo Nacional contém documentos que registram toda a riqueza e diversidade cultural brasileira. Para celebrar a data, apresentamos uma pequena seleção de imagens que mostram algumas manifestações culturais existentes em nosso país. As fotos fazem parte dos fundos Correio da Manhã (PH) e Agência Nacional (EH).
Nenhum comentário:
Postar um comentário