Parte I — “Roda Viva” e o luto político do primeiro turno
A canção “Roda Viva”, composta por Chico Buarque em 1967, surgiu em plena ditadura militar, quando a censura, a repressão e o cerceamento das liberdades públicas marcavam a vida política e cultural do país. A metáfora da roda-viva expressa a sensação de que o tempo e o sistema opressor arrastam os indivíduos, frustrando o desejo de autonomia e de participação nas decisões sobre o próprio destino. A obra integrou montagem teatral e tornou-se símbolo de resistência, ao criticar a alienação, a dependência externa e a supressão da voz popular. Seu verso central — a aspiração a ter voz ativa e mandar no próprio destino — sintetiza o anseio de soberania popular que a ditadura procurava silenciar.
No contexto das eleições de 4 de outubro de 2026, o primeiro turno colocou Flávio Bolsonaro à frente, com Lula em segundo lugar, levando a disputa ao segundo turno, previsto para 25 de outubro. Esse resultado, conforme o conjunto de opiniões analisado, produziu um forte impacto emocional e político, sobretudo entre eleitores que identificam no bolsonarismo uma ameaça autoritária e uma continuidade da herança da ditadura militar. A proximidade entre o passado de exceção e o presente eleitoral fez com que a canção de Chico Buarque fosse reativada como espaço de elaboração do luto político, de denúncia do perigo antidemocrático e de preservação da memória.
Os comentários reunidos no YouTube expressam, em sua maioria, um sentimento de desalento, temor e resistência. Há quem descreva a sensação de derrota e morte simbólica diante do resultado parcial, recorrendo à música para não perder a esperança. Outros falam de um cenário sombrio, de gosto amargo de retrocesso e de risco de pré-ditadura, mas reafirmam a disposição de continuar lutando contra as elites e contra a perda de soberania. A ideia de que nenhuma experiência é individual aparece como reconhecimento de que o sofrimento político é coletivo, e não apenas pessoal. A memória do passado é invocada como alerta: enquanto o bolsonarismo persistir, a democracia permaneceria ameaçada.
Assim, a relação entre “Roda Viva” e as eleições de 2026 se dá por uma espécie de repetição histórica: a canção, nascida sob a ditadura, volta a funcionar como repertório de resistência em um momento percebido como de ameaça autoritária. A roda-viva que carrega o destino para longe do controle popular é reinterpretada como a força eleitoral e política que, para esses ouvintes, impôs uma derrota parcial e abriu um cenário de incerteza. Ao mesmo tempo, a música mantém viva a pergunta sobre ter voz ativa e mandar no próprio destino, convertendo-se em instrumento de memória, luta e esperança diante do segundo turno.
Parte II — “Nem 5 Minutos Guardados” e as manifestações de rua no segundo turno
A canção “Nem 5 Minutos Guardados”, dos Titãs, oferece uma chave de leitura poderosa para compreender as manifestações populares que tomaram as ruas do Brasil no segundo turno das eleições de 2026. Se, no contexto original da obra, o carnaval funcionava como metáfora de uma temporalidade social marcada pela urgência permanente e pela dificuldade de “guardar” tempo, experiência e memória, as mobilizações pró-Lula que se espalharam pelo país após o primeiro turno revelam uma inversão significativa desse diagnóstico.
O carnaval como resistência: a rua como espaço de reinvenção democrática
A letra da canção afirma que “é sempre carnaval no Brasil”, sugerindo um estado de espírito permanente de leveza, liberdade e suspensão das hierarquias. Nas manifestações de outubro de 2026, esse verso ganha uma nova camada de significado. A rua deixa de ser apenas o espaço da festa ou da dissipação para se tornar palco de reinvenção democrática.
O ato realizado no Centro do Rio de Janeiro, batizado de “Juventude na Rua pela Democracia”, reuniu milhares de estudantes na Candelária e seguiu em caminhada até a Cinelândia, com o objetivo explícito de mostrar que “os jovens estão mobilizados para defender a democracia”. A escolha da Candelária não foi aleatória: o local resgata a vocação histórica de ponto de convergência dos grandes movimentos populares da cidade.
A multidão que tomou a Avenida Paulista no dia 11 de outubro, na “Marcha pela Democracia”, reuniu estudantes, trabalhadores, movimentos sociais, partidos e comunidades de fãs, ocupando as seis faixas da avenida e ao menos cinco quarteirões. Organizadores estimaram 1 milhão de pessoas presentes. No Recife, mais de 100 mil pessoas tomaram as ruas em defesa da reeleição de Lula e pelo fim da escala 6×1.
A ideia de que “tanto faz qual é a cor da sua blusa” — verso que na canção celebra a igualdade e a suspensão das distinções sociais típicas do carnaval — ressoa diretamente com a composição heterogênea dessas manifestações. Estudantes secundaristas e universitários, trabalhadores, movimentos sociais, artistas e lideranças políticas de diferentes partidos — como o vice-presidente Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Simone Tebet, Marina Silva e Guilherme Boulos — dividiram o mesmo espaço. A pauta comum — defesa da educação pública, fim da escala 6×1, manutenção dos direitos sociais e da democracia — operou como o fio condutor que uniu essa diversidade.
A juventude como sujeito da “virada”: a experiência coletiva que não é individual
O verso da canção que afirma que “eu estou no meio da rua / você está no meio de tudo” encontra nas manifestações de 2026 uma tradução literal. A reação estudantil ao resultado do primeiro turno começou em Niterói, quando estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) deixaram o campus na noite de segunda-feira, 5 de outubro, e percorreram as ruas em apoio a Lula e contra Flávio Bolsonaro. A convocação do Centro Acadêmico Evaristo da Veiga resumia o sentimento que começava a surgir: “O abalo e o espanto com o resultado de domingo precisam se transformar em movimento”.
Em menos de 48 horas, a mobilização se espalhou por universidades de pelo menos dez estados — Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Pará, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Maranhão. O diretor da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) declarou que “o levante estudantil apenas começou”.
Essa expansão orgânica e descentralizada — de campus em campus, de cidade em cidade — ecoa a ideia de que nenhuma experiência é individual, como observado nos comentários sobre “Roda Viva” no contexto eleitoral. A “roda-viva” que arrasta o destino coletivo é confrontada por uma roda de resistência que se move na direção oposta: a das ruas ocupadas, dos corpos presentes, da recusa em aceitar que o resultado do primeiro turno seja definitivo.
O segundo turno como “tempo guardado”: a construção de uma memória de luta
A canção fala da incapacidade de guardar “nem cinco minutos” — uma metáfora da dificuldade de converter experiência em continuidade, conflito em aprendizagem. No entanto, as manifestações de 2026 parecem operar uma inversão precisa desse diagnóstico. O que se “guarda” nesses atos não é tempo cronológico, mas memória política.
Os estudantes que foram às ruas em 5, 6, 7, 9, 11 e 12 de outubro construíram uma sequência deliberada de mobilizações que transformou o intervalo entre o primeiro e o segundo turno em um tempo de acumulação política. A cada novo ato, as pautas se adensavam: do apoio inicial a Lula e da rejeição a Flávio Bolsonaro, passou-se à defesa explícita do fim da escala 6×1, da educação pública, do SUS, da Farmácia Popular e da soberania nacional.
No Recife, o coordenador da campanha de Lula em Pernambuco avaliou que “a grande virada começou com a nossa juventude, com o movimento estudantil”, acrescentando que “não adianta cancelar o exército de Janones. O exército está na rua”. A referência ao “exército na rua” não é apenas retórica: ela nomeia a conversão de energia eleitoral em presença física, de indignação em movimento organizado.
A votação do fim da escala 6×1 no Senado, prevista para 14 de outubro, foi explicitamente conectada às manifestações. O senador Humberto Costa afirmou que “se houver uma grande pressão por parte do povo trabalhador, nós vamos aprovar a redução da escala, e isso vai ser importante para essa virada também”. Aqui, o “tempo guardado” deixa de ser ausência e se torna acúmulo estratégico: cada ato de rua é um tijolo na construção de uma maioria política e social.
“É sempre carnaval no Brasil”: a festa como forma de luta
A canção dos Titãs, em sua leitura mais celebratória, propõe que o carnaval não é apenas uma data, mas um estado de espírito permanente. Nas manifestações de 2026, esse estado de espírito se manifesta na alegria militante que atravessa os atos. As bandeiras coloridas, os batuques, os gritos de ordem, as intervenções artísticas — tudo isso compõe uma estética que recusa a sisudez e a resignação.
O estudante Paulo Victor de Almeida Coelho, da Uerj, resumiu o espírito dessas mobilizações: “Estamos na luta porque vimos o que foi o governo Bolsonaro. Foi um governo de cortes, de pessoas passando fome, tendo direitos perseguidos. Por isso, estamos na rua”. A estudante Raissa Bispo, da UFRJ, acrescentou: “Ele [Flávio Bolsonaro] próprio declarou que quer mudar a Constituição, o que é uma ameaça para a gente, para os nossos direitos”.
Essas falas revelam que a memória do passado — os anos de retrocesso, corte de direitos e ameaça autoritária — funciona como o combustível do presente. O que a canção chama de “carnaval” não é, portanto, alienação ou fuga, mas afirmação de vitalidade diante da ameaça. É a recusa em deixar que o medo paralise, em permitir que a “roda-viva” carregue o destino sem resistência.
Parte III — Síntese: da “roda-viva” à roda da esperança
Se “Roda Viva”, de Chico Buarque, expressava a impotência diante de uma força que “carrega o destino pra lá”, e “Nem 5 Minutos Guardados”, dos Titãs, diagnosticava a urgência permanente como marca da temporalidade brasileira, as manifestações de outubro de 2026 apontam para uma síntese possível entre essas duas leituras.
A “roda” que gira incessantemente — a roda da história, da política, da luta — não precisa ser apenas a roda-viva da opressão. Pode ser também a roda da resistência, que se move na direção contrária, que guarda na memória coletiva cada ato, cada grito, cada corpo presente na rua. O que se “guarda” nesses cinco minutos de cada manifestação não é tempo perdido, mas experiência acumulada — a matéria-prima de qualquer virada histórica.
A canção dos Titãs termina com a afirmação de que “é sempre carnaval no Brasil”. Em outubro de 2026, essa frase deixa de ser um diagnóstico ambíguo sobre a urgência nacional e se transforma em declaração de resistência: enquanto houver jovens nas ruas, enquanto houver vozes entoando palavras de ordem, enquanto houver corpos ocupando o espaço público em defesa da democracia, o carnaval — a festa da vida, da igualdade, da liberdade — continuará sendo possível.
As duas canções, separadas por três décadas, convergem no mesmo ponto: a música popular brasileira como espaço de elaboração política. Se “Roda Viva” serviu de abrigo para o luto e a memória em 2026, “Nem 5 Minutos Guardados” ofereceu o vocabulário da festa, da rua e da resistência. Juntas, elas compõem um retrato sonoro do Brasil que, entre a dor e a esperança, entre a roda que oprime e a roda que liberta, segue buscando — como diz o verso de Chico — ter voz ativa no seu destino mandar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário