sábado, 20 de janeiro de 2024

ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO - Chico Alencar

Foto Gustavo de Oliveira - Arquidiocese do Rio

Ó glorioso São Sebastião, permita-me tratá-lo por você, deixando de lado o vós solene, tão ao gosto das relações entre majestades e súditos. 

Sim, Sebastião, você é nosso, e por isso empresta seu nome ou é padroeiro de mais de 200 cidades brasileiras: tem São Sebastião da Grama, do Alto, do Paraíso... Em nenhuma, porém, você é tão exigido, o ano inteiro, como na nossa São Sebastião do Rio de Janeiro!

Santo padroeiro, flechado e resistente, faz com que esta cidade de tantas dores encontre mais saúde que miséria e desconsolo. Dá ao nosso Rio o que ele mais precisa: harmonia entre a sociedade que aqui construímos e a inigualável beleza natural que a abriga. 

Você sabe, padrinho Sebastião, que lugar igual no mundo não há. Mas sabe também, irmão martirizado aos 38 anos, que seus filhos cariocas, sobretudo a maioria dos quatro milhões que têm até sua idade, estão feridos pela disputa ácida da sobrevivência, pela precariedade do estudo, de trabalho e moradia - cotidiana covardia.

Sebastião, você foi soldado que jamais cumpriu ordens injustas do imperador Diocleciano: ilumina as autoridades responsáveis pela segurança de todos, para que elas não caiam na ilusão de matar ao invés de investigar. E de discriminar em vez de acolher.

Sebastião/Oxóssi, protetor das matas, contra as pestes e a guerra, você soube enfrentar o destruidor. Mantenha esta cidade dissonante e musical e todas as São Sebastião - caras sofridas e altivas do Brasil - sempre leais e heróicas na busca da sua fraterna vocação.

Você, que tornou-se mártir por não negar sua fé e não torturar cristãos, espalha entre nós o sentimento da solidariedade. Opera o milagre de acabar com a politicagem. Que os governantes aprendam de você - que enfrentou o César romano - que, sem respeitar o povo, não há obra duradoura. E que propina e roubo - essas perversidades recorrentes - ofendem a maioria decente.

Inspira, ó lutador São Sebastião, a que olhemos o vizinho como companheiro/a de caminho em defesa do bem comum, que não nos deixa seguir sozinhos e mesquinhos.

Eu lhe peço por fim, Sebastião, aquilo que seu sereno olhar no peito nu sangrado deixa revelado: a paz. Paz filha da justiça, paz da gente desarmada, toda vontade egoísta quebrada. Paz e alegria que restaure a dignidade da maria, do zé-ninguém. Amém! 

#SãoSebastião

P.S.: 

Faço minhas orações há muito tempo e as registro - antes no papel, agora no computador. E, nas datas comemorativas, as releio e... modifico, desde que sinta necessidade e haja inspiração (que peço a Deus e a todas as energias cósmicas). Essa mesmo, a São Sebastião, uma hora depois da publicação, ao reler/recitar/rezar há pouco, foi melhorada - creio eu. Cada um(a) pode acrescentar o que seu coração pedir. E passar adiante, para que este 20 de janeiro não seja um mero "sábado feriado"...

----------------------------------------

Salve! São Sebastião!! Chico Alencar! O melhor do Rio de Janeiro! O seu povo que acredita, reza e e luta para tornar realidade o que esta escrito acima!! A canção de um autor carioca /sergipano que merece atenção..... 

ZdO

Rio em cores de cinema..

O que se passa na cabeça do Cristo Redentor, eu vejo o Rio de Janeiro, vendo o Salvador em cores de cinema.

Chico Queiroga e Antônio Rogério


domingo, 1 de março de 2015

Nenhum comentário: