informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
Os editais do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais de São Paulo (VAI) já estão na 21ª edição. O VAI Aracaju nunca saiu do papel..
Alô Coletividades! Avisa geral que os editais da 21ª edição foram publicados!!!🎉🎉🎉 As inscrições iniciam dia 01/02 e encerram às 18h do dia 04/03. Acessem os editais no Blog do VAI e confiram as mudanças!! 🔥#smc#programavai#programavai2024#programavai21aed#agoraVAI
Programa VAI
O Programa VAI da @smculturasp apoia financeiramente, via edital anual, coletivos artísticos culturais formados por jovens de baixa renda.
Mini Documentário: Avaliação da 18° edição do programa VAI.
Quando estivemos como assessor do vereador Magal da Pastoral (PT) apresentamos ao mesmo, proposta de um VAI ARACAJU, inspirado em projeto do mesmo nome de SP o qual se tornou lei por iniciativa do vereador, arquiteto e professor da USP Nabil Bonduki (PT), e abraçado pela então prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Isso aconteceu em 2004, lá e cá.
Infelizmente por um limite de visão inexplicável, em razão da sua trajetória politica e da trajetória do Partido dos Trabalhadores, o então prefeito de Aracaju Marcelo Déda não assinou o projeto de lei aprovado por maioria na câmara de vereadores de Aracaju, outra razão, mais possível de explicação, eram as diferenças politicas internas dentro do PT, posto que Marcelo Déda era de tendência diferente do vereador Magal da Pastoral, com isso o vereador Sérgio Goes, presidente de então da câmara municipal, assina e o projeto torna-se lei em Aracaju com o número 3173/04
Isso era uma sinalização de que mesmo aprovada, não haveria liberação de verba para a operacionalização do VAI ARACAJU. O que poderia ter sido feito pelos prefeitos de Aracaju que o sucederam, o que também não foi feito. Trago os documentários acima e a informação após receber a postagem que trata do VAI-SP no dia de hoje.
De uma certa maneira a LPG e a PNAB - Politica Nacional de Cultura Aldir Blanc foram gestadas e operam com a mesma lógica do Programa VAI e do Programa Cultura Viva, este transformada em lei no ano de 2014 quando Marta Suplicy era ministra da cultura e sancionada pela presidenta Dilma Roussef.
Nenhum comentário:
Postar um comentário