domingo, 10 de junho de 2018

As magias e os segredos da ação cultural de base comunitária.

"A cultura popular ou de base comunitária tem mais mistérios, segredos e magias do que  supõe a nossa vã pedagogia. É preciso mais investigação cientifica para acessar isso e ajudar na superação do fracasso da escola, cujas causas e soluções não podem ser explicadas somente com base nos conhecimentos da teoria pedagógica, politica, econômica, sociológica e da administração."

Uma das intervenções que fiz na mesa Cultura, Comunicação e Educação que aconteceu no dia 01 de março de 2018 na UFS, como parte da programação da 2ª plenária da caravana sergipana rumo ao FSM 2018.

Tem tudo a ver com o livro mais recente do Célio Turino. com esta fala bem recente do Leonardo Boff, com o livro dos abraços do Eduardo Galeano e com um texto que escrevi há algum tempo atrás.

Zezito de Oliveira - ZdO

Livro aponta para valorização das raízes culturais como caminho para a descolonização da América Latina

 
Para complementar:
Não deixem de assistir a memorável palestra do escritor Leonardo Boff na aula inaugural da rede municipal de ensino de Rio Grande. O professor alerta há dois projetos em disputa no Brasil e que temos que ter lado! 

Recolonização X Refundação do Brasil
Gravação cedida pela FURG TV

O livro dos abraços - Eduardo Galeano

É possível baixar da internet o belo Livro dos abraços, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. É uma coletânea de pequenas histórias que ele ouviu, leu ou então viveu. Com uma linguagem curta, breve e poética, ele apresenta temas relacionados à política e à complexidade da natureza humana, com seus medos e coragens. Aqui também é possível encontrar dramas do nosso povo, principalmente as ditaduras militares da América Latina. Tudo isso abordado com uma infinita delicadeza. “Assim mostram, em figuras de barro, os índios do Novo México: o narrador, o que conta a memória, coletiva, está todo brotado de pessoinhas”. É essa voz narrativa, “brotada” de sensibilidades, que encontramos neste Livro dos Abraços.

O Chão e a Gira
 "O processo educativo precisa aterrar, descer abaixo do chão e subir possibilitando a gira girar de forma bem tranquila.A “crise” da escola advém daí. Quando falamos em aterramento estamos tratando dos saberes de nossos ancestrais, estamos querendo dizer que precisamos buscar referenciais na memória das nossas comunidades , das nossas tribos, dos nossos terreiros, dos povos originários.Deixar a gira girar é garantir um ambiente favorável dentro da escola para liberar corpos e mentes para poderem se relacionar de forma mais sincera e criativa, inclusive com o conhecimento. Leia mais, clicando no titulo acima."



Nenhum comentário: