quinta-feira, 28 de junho de 2018

Como investir em empreendedorismo juvenil? Mormente no campo das iniciativas culturais, comunicação e tecnologia.

  " Uma pergunta e três respostas para candidatos a cargos eletivos em 2018 (abaixo). Quem for votar pense nisso na hora da decisão. Outras perguntas mais abaixo, também são sugeridas para serem solicitadas aos candidatos e consideradas pelos eleitores na hora da decisão."

SecultBA oferece capacitação para 120 jovens empreendedores em três municípios baianos

bahiacriativa 
Projeto executado através do Escritório Bahia Criativa é voltado para jovens atuantes na área da cultura
Apostando na força e criatividade da juventude para impulsionar a cultura como um elemento de integração entre as pessoas, e no potencial da economia criativa para contribuir com o crescimento do estado, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lança o projeto Bahia Criativa – Jovens Empreendedores. A ação vai qualificar 120 jovens, entre 18 e 29 anos, que desenvolvem projetos ligados à cultura, através de capacitações e consultorias gratuitas, focadas no empreendedorismo e no estímulo à inovação.

Os cursos acontecerão em Salvador (duas turmas de 30 vagas), Vitória da Conquista e Ilhéus (30 vagas por turma), totalizando 64 horas de formação por grupo. A capacitação incluirá oficinas e consultorias coletivas, abordando temas como Financiamento de Empreendimentos Criativos; Marketing Cultural; Elaboração de Projetos; Preparação parapitching; Enquadramento de Projetos Culturais; Marketing para Empreendedores Culturais; e Formatação de Portfólio. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 12 de junho e 06 de julho, no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).

O projeto é uma oportunidade para jovens interessados em construir ou estruturar projetos e empreendimentos voltados à economia criativa. A proposta é oferecer aos participantes um conjunto de técnicas e ferramentas que os possibilitem transformar suas ideias em projetos e empreendimentos tecnicamente viáveis.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site e enviar materiais que demonstrem um pouco da atuação do candidato. Pode ser um vídeo, fotografias, um aplicativo ou uma publicação. Aqueles que cumprirem os requisitos poderão participar de entrevista presencial para apresentação da sua idéia ou projeto. A lista dos participantes será divulgada na primeira quinzena de julho, no site e redes sociais da SecultBA.
Jovens Empreendedores é um projeto do Escritório Bahia Criativa, da SecultBA, e conta com apoio do Ministério da Cultura via convênio.
Serviço
Curso Bahia Criativa – Jovens Empreendedores
Inscrições online: 12 de junho a 6 de julho de 2018 no site da SecultBA
Público alvo: Jovens de 18 a 29 anos com ensino médio completo e atuação de forma individual ou coletiva em projetos ligados à economia criativa
Contatos: bahia.criativa@cultura.ba.gov.br / (71) 3319-0033 / 3242-8960
Confira o conteúdo do Curso:
Capacitação técnica
– Elaboração de Projetos (16 horas)
– Financiamento de Empreendimentos Criativos (8 horas)
– Marketing Cultural (8 horas)
– Preparação para pitching (8 horas)
Mentoria (consultoria coletiva)
– Enquadramento de Projetos Culturais (8 horas)
– Marketing para Empreendedores Culturais (8 horas)
– Formatação de Portfólio (8 horas)

Assessoria de Comunicação – SecultBA
(71) 3103-3442 (71) 3103-3452 (71) 99983-5278
http://plugcultura.wordpress.com
http://www.flickr.com/photos/secultba/
http://twitter.com/SecultBA
http://www.cultura.ba.gov.br

ARACAJU

Parceria intersetorial incentiva alunos do Núcleo de Produção Digital a produzirem documentário 13 Noites com Antônio

Em celebração ao ciclo junino, 10 alunos que participaram dos cursos básicos de "Como fazer Vídeo-Documentário", desenvolvidos pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade vinculada a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), lançaram, na noite desta quarta-feira, 6, o documentário ‘13 Noites com Antônio’. O curta metragem, de 13 minutos, contou a história da fé ao santo conhecido como casamenteiro e foi exibido durante a quarta edição da exposição ‘13 Noites com Antônio’, realizada no Centro Cultural da capital.

. Leia mais: http://www.aracaju.se.gov.br/noticias/76921 Mary #funcaju #Aracaju

 Parabéns a Graziele Ferreira, atual diretora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira e a toda equipe da Funcaju, incluindo a querida Ana Carolina Westrup, ex-diretora do NPDOV,  que tem parte nesse processo e resultado.

Da minha parte, também me sinto representado, porque esse processo/resultado contempla uma série de questões que foi/é objeto de conversas tanto presenciais, individual ou coletiva, assim como aqui no face e no blog da Ação Cultural.

Por último, deixo como sugestão a importância do registro e sistematização do processo pedagógico, social e cultural, assim como análise dos impactos desse processo/resultado, e a consequente divulgação. Proponho isso, considerando a importância de mostrar com fatos e números o que é proporcionado, quando o poder público investe em ações desse tipo. 

Defendo essa estratégia, como parte importante da disputa por um espaço maior da cultura no orçamento. E para isso, precisaremos de uma opinião pública convencida do quanto o investimento em cultura, pode colaborar para a economia, a educação, a saúde, a segurança, enfim, para uma melhor qualidade de vida. Isso sem negar o caráter intrínseco e singular das ações culturais.

Zezito de Oliveira - Educador e agente cultural 
 Conexão Salvador-Recife-Aracaju



 Para saber mais: http://www.corais.org/colaborativaserigy/





Mais perguntas para fazer e pensar. (para candidatos nas eleições de 2018 e para os eleitores)
 Por que, apesar de todo o investimento na área de segurança pública, Aracaju, a capital do estado, é a segunda cidade mais violenta do país?
O que foi feito e o que pretende se fazer em ações de prevenção no campo da segurança pública? Porque não se investe mais em policiamento comunitário e nem em ações integradas de prevenção a violência unindo educação, assistência social, cultura, saúde e esporte.
De que forma as medidas aprovadas pelo governo Temer e apoiadas pela maioria da bancada federal de Sergipe, contribuem para agravar o quadro de dificuldades que o estado de Sergipe enfrenta atualmente?
O que foi feito e o que precisa ser feito para melhorar o quadro da educação em Sergipe?
De que maneira os investimentos em ações culturais ajudaram e/ou pode ajudar a melhorar a educação, a saúde e colaborar na prevenção da violência em Sergipe?

  
Abaixo um programa referência na cidade do Recife nos dois mandatos do prefeito João Paulo (PT) - 2001 à 2008.  

  PROGRAMA MULTICULTURAL

Ação estratégica da Prefeitura do Recife, implementada pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife para democratizar e descentralizar as ações culturais através da participação popular.

  • Estratégico, porque tem um caráter mediador entre a Política Municipal de Cultura e as diversas comunidades e promove a sensibilização e a atenção para a Cultura, uma vez que oferece maior acesso aos bens culturais e desperta interesses e talentos nas pessoas;
  • Formador, porque seu foco central é a questão pedagógica, enquanto elemento transformador das percepções e práticas do fazer cultural;
  • Profissionalizante, porque investe no caráter profissional quando realiza cursos, oficinas e palestras, transformando aptidões em ofícios;
  • Democrático, porque redistribui investimentos, descentraliza geograficamente as atividades culturais em todo município, faz interlocução entre a gestão e as comunidades, possibilita o acesso às informações e conhecimentos do processo de produção cultural, seus meios e produtos e, favorece a participação popular no processo decisório.
 
Objetivo Geral:
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Recife, através da construção da identidade cultural e do pertencimento.

Objetivos Específicos:

     
  • Capacitar jovens e adultos para atuarem no mercado da cultura;  
  • Valorizar a cultura que se expressa nas 6 RPA´s do Recife;  
  • Contribuir para criação e fortalecimento de uma rede de cultura, através do incentivo à formação e articulação de grupos culturais;  
  • Incentivar o conhecimento da realidade local através de pesquisa e instalação de centros de referência e memória;  
  • Oferecer elementos para elaboração de políticas públicas de promoção de direitos culturais das comunidades.
   
  Ações:

     
  • Atividades de formação profissional na área da cultura;
  • Eventos culturais; 
  • Centros de referência e memória
 

PLANO TRIENAL 2006 / 2008

  EIXOS   ESTRATÉGICOS

  FORMAÇÃO
Capacitação Técnica

  ORGANIZAÇÃO
Redes de Cultura

  MERCADO
Trabalho e Renda

    MEMÓRIA
Identidade Cultural

      DIRETRIZES

     
  • Melhorar as condições técnicas e administrativas do Programa (estrutura física e capacitação da equipe); 
  • Melhorar a Comunicação e Divulgação do Programa (sistema informatizado e peças publicitárias); 
  • Enraizar o Programa nas Comunidades (gestão descentralizada e centros de referência e memória); 
  • Formar profissionais para o Mercado da Cultura.
  ARTICULAÇÕES   E   PARCERIAS

     
  • Gerências da Secult e Fundação de Cultura;  
  • Secretarias da PR: Governo; Educação; Saúde; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Planejamento Participativo; Gestão Estratégica e Comunicação; Assistência Social; Turismo; Direitos Humanos;  
  • Fóruns Temáticos e Regionais: Cultura; Juventude; Mulheres; Desenvolvimento Econômico; Negros e Negras; Microregionais do Orçamento Participativo;  
  • Instituições de Ensino e Pesquisa: Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Arte e Comunicação e Centro de Educação da UFPE; Pró-Reitoria Comunitária; Departamentos de História e Comunicação da UNICAP;  
  • ONG´s, Centros e Escolas de Arte e Cultura.
    ATIVIDADES

  • Seminários de capacitação da equipe do Programa;
  • Seminários nas RPA´s para apresentação do Programa Multicultural e definição das atividades e eventos a serem realizados;
  • Seminários em parceria com a UFPE;
  • Curso Avançado de Produção e Gestão Cultural;
  • Cursos de Extensão em parceria com a UFPE:
        
    • Produção e Gestão Cultural;   
    • Roteiro Cinematográfico;
  • Oficinas nas Comunidades;
  • Oficinas dos Ciclos Culturais;
  • Pesquisa nas Microregiões;
  • Centros de Referência e Memória nas Microregiões;
  • Formação de Agentes Comunitários de Cultura;
  • Eventos Culturais nas Microregiões;
  • Mercados Multiculturais nas RPA´s;
  • Mercadão Multicultural do Recife.
 

AÇÕES REALIZADAS

  1º. Semestre 2006

1.Atividades Formativas:

  • o de Iniciação à Produção e Gestão Cultural (2 módulos) 6 turmas – 150 alunos;
  • Curso Avançado em Produção e Gestão Cultural – 3 turmas – 89 alunos (2 turmas em andamento);
  • Oficina de Fotografia – 2 turmas – 40 alunos;
  • Oficinas do Ciclo de Carnaval:
    • História do Carnaval – 30 alunos
    • História do Frevo – 30 alunos
    • História do Maracatu – 18 alunos
    • História dos Caboclinhos – 26 alunos
    • Máscaras, Adereços e Maquiagem – (2 turmas) 60 alunos;
  • Seminário de Capacitação da Equipe e Construção do Plano Trienal 2006/2008 : 17 participantes;
  • Seminários Temáticos Convênio UFPE/ProExt:
    • Multiculturalidade e Gestão Pública Descentralizada – 60 participantes
    • Economia da Cultura – 100 participantes;
  • Seminários nas RPAs: 6 Seminários – 320 participantes;
  • Curso de Extensão em Roteiro Cinematográfico : Convênio UFPE/ProExt – 50 Alunos;
  • Reuniões para montagem do roteiro teórico metodológico do Curso de Extensão e Produção e Gestão Cultural – convênio UFPE / ProExt – professores da UFPE, alunos e educadores do Multicultural.
2. Articulações e Parcerias:
Internas:

  • Gerências da Secretaria e Fundação de Cultura;
  • Secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Diretoria de Orçamento Participativo, Coordenadoria da Mulher;
Externas:

  • UFPE/ProExt, UNICAP, Centro Josué de Castro, MINC;
  • Fóruns Temáticos e Regionais do O.P;
3.Participação em eventos:

  • Recife Verão Total;
  • 1° Mostra de Turismo Internacional do Recife;
  • Fórum Social Brasileiro;
  • Feira do Empreendedor.
 

AÇÕES PLANEJADAS

  2º. Semestre 2006
1.Atividades Formativas:

  • Curso de Extensão em Produção e Gestão Cultural – 1 turma – 25 alunos;
  • Oficinas dos Ciclo Junino:
    • Música, Dança e Culinária – 12 alunos;
    • Criando Bandeiras Juninas – 25 alunos;
    • Vida e Obra de Luiz Gonzaga – 30 alunos : em parceria com as Gerências do Memorial Luiz Gonzaga, Música e Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial;
  • Oficinas Literárias: 6 oficinas – 150 participantes em parceria com a Gerência de Literatura e Editoração – no Festival A Letra e a Voz
  • Oficinas nas Micro Regiões – Agosto a Outubro : 98 oficinas distribuídas nas 18 Micro Regiões – 2.940 participantes;
  • Seminários Temáticos – convênio UFPE/ProExt:
    • Redes de Cultura – 60 participantes - Agosto
    • Mercado Cultural - 150 participantes - Setembro
    • Jornalismo Cultural – 150 participantes - Outubro
    • Modelos Pedagógicos – 60 participantes – Novembro;
  • Seminários de Capacitação da Equipe – Agosto e Novembro;
  • Seminário de Avaliação – Dezembro
2. Articulação e Parcerias:
  • UFRPE/INCUBACOOP;
  • Pontos de Cultura
3. Eventos Culturais: 1 em cada Micro Região - 18 eventos

4. Mercados Multiculturais: 1 em cada RPA - 6 mercados

5. Mercadão Cultural do Recife : aguardando definição de recursos financeiros

6. Centros de Memória: instalação de 2 Centros de Memória nas RPAs 1 e 4 (em discussão)

7. Preparação para implantação de Redes de Cultura: discussão com grupos culturais; 


Leia também:

LEI Nº 17.576/2009.

INSTITUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DO RECIFE PARA O DECÊNIO 2009-2019.

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