terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A teologia da prosperidade será o verdadeiro anticristo?


 
Mirian Makeba  · 

A teoria da Prosperidade nas igrejas evangélicas funcionou como uma entrada do lobo vestido de carneiro. 

Agora ela vai se deslocando para um grupo assumidamente não Cristão, porque nunca foi mesmo e é justamente o contrário do que Cristo pregava, e os Cristãos se aproximam de tornar-se minoria pela primeira vez nos EUA. 

A pregação "O importante é enriquecer e prosperar" foi feita pelos pastores dentro das igrejas. 

O anticristo não era uma pessoa, era uma ideia que foi propagada por muitos anticristos que se diziam cristãos.

Zezito de Oliveira                                                                                                                      

 É como um aggiornamento , mas com o sentido para trás,   com um sentido regressivo, pré moderno, reacionário,  voltado para refazer a  aliança com o segundo Constantino, nesse caso, o império estadunidense, o que foi abalado pelas conclusões do Concilio Vaticano II, das Conferências Episcopais da AL e do crescimento da Teologia da Libertação, além da atuação progressista do Conselho Mundial de Igrejas,  no âmbito protestante. 

De acordo com a Wikipédia, " Aggiornamento é um termo italiano, que significa "atualização". Esta palavra foi a orientação chave dada como objetivo para o Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII em 1962.] Por outras palavras, o aggiornamento é a adaptação e a nova apresentação dos princípios católicos ao mundo atual e moderno, sendo por isso um objetivo fundamental do Concílio Vaticano II."

Com o avanço da Teologia da Libertação, o verdadeiro inimigo da ordem estabelecida, não mais a esquerda comunista, que fala, fala, fala, mas não age o suficiente para abalar os alicerces do capital, fora a grande chacina sofrida com os golpes militares na AL, os EUA e seus aliados, inclusive dentro das igrejas prepararam um plano de assalto as mentes e corações das lideranças católicas e protestantes com perfil mais progressista, para implantar o projeto vitorioso que forma as bases fundantes do cristofascismo em nuestra américa.....

Gostaria de ver mais trabalhos de pesquisas a esse respeito... Lembro de um depoimento em um encontro de formação do Centro Ecumênico de Estudos Biblicos (CEBI), foi o pastor Valdir, salvo engano. 

Ele contou como as lideranças protestantes de direita, tramaram aqui e nos EUA contra pastores e outras lideranças batistas mais avançadas...A trama incluiu o poder econômico e o controle da formação dos seminaristas com viés reacionário, conservador, alienante e anticomunista....

 ------------------------------------------------------------------------

https://www.youtube.com/watch?v=LiVArZyhiSQ


Romero Venâncio

NOTINHA DE NADA. SOBRE STEVE BANNON

Vejo hoje como a figura mais nefasta do mundo esse tal de Steve Bannon. Aqui, quero registrar meu “lugar de fala”: como vinculado a tradição do catolicismo romano. Nunca vi algo tão assustador vindo do catolicismo romano nos últimos séculos como este senhor. Vi dois documentários sobre ele e li algumas entrevistas do distinto. E só. Basta. Uma figura diabolicamente católica (perdoem-me o oxímoro proposital). Um austero milionário de mentalidade medieval com tecnologias do século XXI sabendo exatamente o que faz e o que quer. Voltei a ele por conta de me ver as voltas com o termo fake-real de “marxismo cultural”. Não imagino que o termo tenha origem nele e sei que não tem. Mas passa por ele neste momento de cultura contemporânea tradicionalista-conservadora. A extrema direita atual liderada por Bannon soube desgraçar e popularizar o termo. Começo a concordar com eles numa coisa: a “batalha é espiritual” (sempre repetem isto)... Mas com um adendo fundamental: a batalha é espiritual porque tem uma base material (espírito sem matéria é loucura até para o mais tonto católico). E eles sabem disto... E sabem e fazem. Uma esquerda que não tem espiritualidade, estará sempre perdida. Terá sempre a profundidade de um pires e a bajulação governamental como horizonte. Há uma extrema direita preparadíssima de plantão e que sabe ganhar corações e mentes. A isto chamo de “espiritualidade” (não precisa de se ter religião para isto... Mas se tiver, a coisa é mais diabólica ainda). Paciência. Vamos a Brasília.

CONFESSO QUE VI

Passei alguns dias acompanhando ao vivo a “VV8 TV - Youtube e Canal 8 da NET” (que se intitula um canal de direita e cristão) coordenada por um tal de Tiago Martins. Faz tudo ao vivo e mostra o cotidiano destes “patriotas”. O canal dele tem um monte de coisa destes “patriotas” de Brasília. Varia de 50 a 100 mil acompanhando diariamente suas lives no “acampamento” de Brasília. Ele faz entrevistas, imagens do “acampamento na porta do quartel” e do cercadinho do palácio do planalto. Tudo em Brasília. Fiquei durante uma semana acompanhado e anotando uma série de coisas: falas, citações, teoria da conspiração (muitas, inclusive), orações, supostas análises da situação e chamamentos para um golpe (de maneira aberta e declarada). Confesso: se eu não visse e ouvisse o que vi e ouvi, não acreditaria que chegamos a tudo isto. Tudo parece inacreditável. Parece que vivo num país e toda essa gente vive em outro planeta, apenas falamos (aparentemente) a mesma língua. Eles/elas entendem tudo ao contrário do resto do Brasil em que vivo. Nada ou nenhum argumento seria capaz de fazer mudarem de visão de mundo. Nada que se diga de Bolsonaro ou do seu governo é crível para estas pessoas. Só o que elas querem acreditar ou o que sabem vem destes canais de direita. Impossível qualquer forma de diálogo. Teria muita coisa a dizer, mas não vale a pena. Ou merece um estudo com maior tranquilidade e cuidado conceitual. Precisamos de muita psicanálise, teologia ou teoria social para entender tudo isto. Superar isto, não tenho a menor ideia de quando. Quando ciência, argumento ou a realidade diante dos olhos não convencem, o que fazer? Sinto-me completamente despreparado para fazer alguma coisa neste momento com estas pessoas.

Hermes Fernandes

Nem nos meus piores pesadelos eu vi uma imagem tão estapafúrdia como esta: crentes bolsonaristas se prostrando diante de um tanque de guerra, instrumento de morte, como se fosse um deus. A cegueira espiritual somada à idolatria política alcançou patamares jamais vistos neste país.



Nenhum comentário: