Nem basta a disposição do próximo presidente da república eleito em 30 de outubro último em retomar o Ministério da Cultura, entre outras iniciativas pró cultura... Parafraseando Darcy Ribeiro e retomando o que disse na Live do 13 de dezembro... "A crise da cultura em Sergipe não é uma crise, é um projeto."
Compreender como chegamos até aqui é fundamental, assim como prosseguir a luta nossa de cada dia com vistas a se obter os recursos econômicos necessários para produzirmos mais arte e cultura nestas terras, ainda com fortes marcas do passado colonial de Sergipe Del Rey.
Para seguir em frente, melhor se conseguirmos mais unidade, mais formação e mais organização...O que nos salva nos salvará, são as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. Porém, os estados e munícipios que priorizam a cultura com investimentos próprios ficarão em vantagem....
Assista pela primeira vez ou reveja a Live do dia 13/12, no link abaixo:
PARA REFLETIR:
Os intérpretes de Sergipe trazem uma marca de conservadorismo e elitismo muito forte, isso, somado a estrutura politica bastante marcada pelo autoritarismo e clientelismo, assim como a base econômica que teve na pecuária e na agricultura um sustentáculo da base material durante séculos, o que ainda se mantém, embora com forte presença dos setores econômicos ligados a exploração mineral e ao setor de comércio e serviços, os quais cresceram durante os séculos XX e XXI. Assim, temos aí o DNA das dificuldades que enfrentamos nos tempos atuais para avançarmos como "player" ou jogador regional e nacional... Isso explica porque os investimentos em arte e cultura são tão pífios por aqui...Como sujeito da produção cultural, nos resignamos com o papel de zona do mercado cultural estendido de Salvador, o Pré Caju serve como um bom exemplo, um pouco do Recife e muito do sudeste por conta da indústria cultural.
Exemplo de dois grandes intérpretes "canônicos" de Sergipe, ou os primeiros da lista... Tobias Barreto e Silvio Romero...
Zezito de Oliveira - zezitodeoliveira@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário