sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Ser cristão sem precisar ser a forceps...




 Gosto muito do natal como construção criativa para a celebração da vida, o que defendo vir acompanhado do respeito pelo percurso desenvolvido por nossos antepassados... Feliz Natal com arte e com afeto...É assim que eu gosto.....

Ser cristão sem precisar ser a forceps, ou seja, sem tanta pressão ou opressão familiar , a despeito da ideia de um Deus que tudo vê e tudo cobra, o que no caso dos meus pais ,  sem muito  exagero, mas ainda presente. Isso como herança da tradição colonial dos nossos antepassados familiares. O pai nascido em um pequeno e pobre munícipio do baixo São Francisco, a minha mãe nascida em São Cristóvão, assim como eu.. Mas os exemplo de bons pais, como Maria e  José, preencheu a minha existência com ternura, mesmo  carregado de algumas situações de castigos e até algumas surras.. Menino traquino, levado...rsrsrs


O que me salvou da possibilidade de me tornar um cristão reacionário ou bolsonarista, foram  as  leituras, as músicas, o teatro e o cinema na adolescência,  estes dois últimos com menos intensidade por razões econômicas, acompanhado da forte presença de um bispo adepto da teologia da libertação. Foi isso que me tornou no que sou. 

Por isso ser religioso para mim não está  dissociado de ser um voraz leitor e ouvinte de muitas músicas  ou canções, além da frequência ao cinema e ao teatro, mas para isso não causar conflitos ou choques com uma certa mentalidade cristã de raízes na idade média, a combinação melhor a ser feita é com a teologia da libertação ou com as teologias distantes do que está predominando no cenário católico e evangélico atual.... 

Vamos caminhando, na esperança das reformas de Francisco apresentar para os que estão vivendo e viverão essa importantíssima fase de nossas vidas, mais bispos e padres como os que eu conheci .

  Enquanto isso não acontece no tamanho como gostaríamos , contem comigo para favorecer o acesso de mais crianças, adolescentes e jovens a mais espaços e oportunidades para criar, produzir e fruir mais arte e cultura.... 



Para a igreja católica avançar na direção que apresento acima, Feliz Natal com Francisco.. E para o Brasil, Feliz Natal com Lula...

Na esperança de um encontro dos dois no Brasil no próximo ano...
Quem já está trabalhando para isso acontecer???

Zezito de Oliveira








Nenhum comentário: