quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

É a comunicação também, estúpidos! (4)

 

Comunicadores, sindicatos e entidades criticam entrega do Ministério das Comunicações à União Brasil ou PSD


Requião ao DCM: “Os governos do PT acharam que pagar a Globo conquistaria seu apoio”

Publicado por Pedro Zambarda de Araujo - Atualizado em 2 de setembro de 2015 às 13:29

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/requiao-ao-dcm-os-governos-do-pt-acharam-que-pagar-a-globo-conquistaria-seu-apoio/

O advogado e jornalista Roberto Requião de Mello e Silva tem 74 anos e é um dos poucos políticos que criticam abertamente os grandes grupos de mídia. Três vezes governador do Paraná, uma vez prefeito e ex-deputado estadual, Requião investiu em TV estatal e fez um acordo com Hugo Chávez para distribuir o sinal pela Telesur.

O DCM conversou com Requião sobre os 12 anos de governo petista, seus embates com a imprensa, sua amizade com o juiz Sérgio Moro e a lista de Furnas.

O senhor teria dito que o José Dirceu afirmou que a Globo era a TV do governo. Essa história é verdadeira?

A história é real. Eles achavam que não era necessário estimular as televisões públicas. No governo, estimulei a TV Educativa do Paraná e rompi com a mídia privada. Trabalhava praticamente somente com emissoras públicas. Quando disse ao Zé Dirceu sobre meu trabalho, ele me respondeu que “nós não precisamos disso, porque temos a Globo”. Isso foi um erro. Infelizmente eu não me lembro em que ano exatamente ele me disse tal coisa, mas é tudo verdade.

O que o senhor acha dos governos do PT terem gasto de R$ 6 bilhões em publicidade com a Globo?

Os governos acreditaram de verdade na história da mídia técnica, de que alguns canais mereciam maiores investimentos. Eles acharam que, se a Globo estivesse recebendo deles, estariam apoiando o governo. Eles acharam que conquistariam seu apoio. Se enganaram completamente.

Como foi sua experiência no governo do Paraná?

Eu fui pressionado pela grande mídia a soltar os cofres como o governo do PT fez e não percebeu as consequências. Disse aos grupos que não faria isso e eles responderam que “você vai ver o que acontece”. No final fui eu que mostrei o que aconteceu, porque eu removi essa verba publicitária do orçamento. Eles não tinham mais nem como me pressionar para liberar nada.

E qual foi a consequência disso?

Passei a falar mais na televisão do estado do Paraná e me elegi três vezes governador. Tenho esses grupos de mídia até hoje como meus adversários políticos.

Como o senhor avalia a cobertura da operação Lava Jato?

O trabalho do juiz Sérgio Moro ganhou peso com a atuação da imprensa. Qualquer coisa que acontece com determinadas pessoas, aparece imediatamente. É o que aconteceu com a recente denúncia do doleiro Youssef, que repetiu pela quarta vez que Furnas dava dinheiro ao [José] Janene que afirmava que isso seria ao Aécio Neves.

Este caso desaparece e só surge o que interessa à mídia, que é seletiva. A mídia não quer a limpeza da política brasileira, mas sim derrubar prováveis adversários.

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Invadida e desfigurada por Temer e Bolsonaro, todo mundo quer a EBC. Além da economia, é também a comunicação estúpidos. (3)



sábado, 5 de novembro de 2022

Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro. Da série: É a comunicação também, estúpidos!! (2)

"Lula precisa urgentemente investir em recursos que lhe permitam mergulhar no pântano do adversário", diz Helena Chagas

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

É a comunicação também, estúpidos!! (*)


"É fundamental fazer uma política de comunicação de massas utilizando os aparelhos ideológicos", diz Alysson Mascaro


Professor alerta para as consequências de 'processo de lavagem cerebral' alimentado por engajamento em torno da desinformação e de teorias conspiratórias

⭐ AS VITÓRIAS DA CULTURA ABREM CAMINHOS PARA A COMUNICAÇÃO⭐

📱No Brasil 160 milhões de pessoas estão conectadas à internet, 94% utilizam diariamente as mídias sociais. Só que cada dia fica mais difícil alcançar este público, principalmente quando o conteúdo parte de uma iniciativa de comunicação comunitária.

🖥️Um dos principais motivos é por conta do monopólio de algumas empresas que controlam quais conteúdos vão ter mais visibilidade. As chamadas Big Techs que possuem um gigantesco domínio do mercado de comunicação.

💰E quem possui poder econômico, compra a visibilidade e distribuição de conteúdos nestas plataformas. 

📻Existem milhares de rádios e iniciativas de comunicação comunitária no Brasil que travam essa batalha diariamente para ampliar a difusão dos seus conteúdos.

🌻Em 2022, o Instituto Casa Comum e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias idealizaram a REDE DE PONTOS DE DIFUSÃO, reunindo dezenas de Rádios e TVs Comunitárias, Web Rádios, Pontos de Mídia Livre, Rádios Educativas e Universitárias, Educomunicação, Podcast, Produtores de Conteúdo em uma rede colaborativa de articulação, troca de conteúdos entre as iniciativas e impulsionamento de novas políticas de financiamento.

🗣️Para isso, realizamos o Webinário Financiamento e Distribuição da Comunicação Comunitária, nos dias 21 e 22 de setembro, e lançamos a primeira etapa da nossa plataforma de trocas colaborativas com conteúdos em formato MP3, com cortes para intervalos, que podem ser baixados e compartilhados gratuitamente.

🔝Nestes três meses a Rede de Pontos de Difusão se formou com mais de 100  iniciativas de 22 estados  e 4000 mil downloads do conteúdo disponibilizado na plataforma, utilizado em suas programações.

E isso é só o começo..   Pois comunicação é mensagem e mensagem é cultura.

✊🏾Este ano também vivenciamos a vitória do presidente Lula, e as conquistas extraordinárias do setor cultural junto ao Congresso Nacional, das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, que estabelecem R$19 bilhões de investimento via, estados e municípios nos próximos 5 anos. 

🫱🏾‍🫲🏾A reconstrução do Ministério da Cultura, liderado pela ministra Margareth Menezes, nos traz esperança de que uma estratégica correlação entre as políticas públicas de cultura e comunicação podem avançar e inovar - na criação de novos ecossistemas de financiamento, produção e difusão cultural, a partir da articulação em rede das milhares de iniciativas de comunicação comunitária e culturais.

➡ Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre a Rede de Pontos de Difusão.


Vamos nos unir ainda mais para avançarmos  juntos nesta construção. Venha fazer parte desta ação!

🙏🏾 Agradecemos a todas e todos que fizeram este sonho começar a se tornar realidade.

Desejamos um próspero 2023!✨

Saudações,
Redes do Pontos de Difusão
Instituto Casa Comum
Associação Brasileira de Rádios Comunitárias

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