segunda-feira, 4 de novembro de 2024

2024. Como é diferente fazer ENEM em um governo democrático.Qual a reportagem que lembrará isso?

 Presidente Lula visita a sala de situação do ENEM


Caetano Veloso corrige questão do Enem 2024 que teria 2 respostas e dá seu palpite; confira

Pergunta aborda o uso reiterado da palavra 'coisa' em uma crônica com referências intertextuais a músicas do cantor baiano.

Clique AQUI

E teve Rita Lee no Enem



Bancada Ativista 
  · 
No primeiro dia do ENEM 2024, uma questão abordou a relação de Rita Lee com seus fãs, destacando a empatia da artista com o público jovem. 
Em um post, uma jovem chamada Bia Matos (biaamatosb) disse: “Em um dos momentos mais estressantes da minha adolescência, ler isso aqui no meio do enem foi confortante, abri um sorriso sincero em meio a tanto nervosismo, eu te amo rita, obrigada”.


GZH

REDAÇÃO DO ENEM 📖 Pelo terceiro ano consecutivo, o tema da redação do Enem exigiu dos estudantes que escrevessem sobre grupos socialmente minorizados. A edição de 2024, que teve o primeiro dia de provas neste domingo (3), pedia um texto com até 30 linhas sobre "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". 💬 Na avaliação de professores consultados pela reportagem, o assunto foi considerado "fundamental para a promoção de uma sociedade mais justa" e "mais acessível comparado ao do ano passado".


Axexê: Rito fúnebre do candomblé citado no Enem 2024


Ricardo Ogusku
  · 
Outra questão do Enem-2024 para valorizar as diferenças linguísticas regionais e a sua valorização! Não se trata de discutir se o cuscuz paulista ou o cuscuz nordestino é melhor... Mas, de valorizar as diferenças regionais e incorporá-las ao nosso cotidiano!

Essa é a língua portuguesa que devemos valorizar e mostrar as suas diferenças culturais e não perpetuar o preconceito e o racismo como acontece em muitas ocasiões! Foi-se o tempo em que se contava "piadas de português" para mostrar a sagacidade dos brasileiros! A cultura e a lógica dos povos são diferentes e isso leva a raciocínios diferentes... Não são motivos para piadas, mas de compreensão das diferenças culturais! 

📰 O INEP ainda mantém em sigilo parte das informações, especialmente as que demonstram quais questões foram censuradas pela comissão nomeada pelo governo Bolsonaro. Isso inclui graves ilegalidades contra o Estado de Direito. É considerado muito estranho que o INEP do governo Lula esteja mantendo em segredo essas ações do governo anterior.
🚨 Provas já indicam que houve reuniões de uma comissão nomeada para censurar questões do ENEM, e que pelo menos 66 questões sofreram interferências por motivos ideológicos. Entre as mudanças sugeridas estavam a retirada de perguntas e a substituição de termos como “ditadura militar” por “regime militar”.
📜 Provas da censura: Documentos confirmam que a comissão interferiu no conteúdo do ENEM, buscando remover ou alterar questões sobre diversidade, história e direitos humanos, contrariando princípios do Estado de Direito.
Acesse a matéria completa aqui



Nenhum comentário: