Celio Turino
Programa de 13/09/2021
Era o ano de 2008 e, na entrevista a Elizabeth Carvalho, o escritor uruguaio que denunciou a exploração da América Latina em sua obra mais conhecida lamentou que o mundo ainda fosse doente de racismo e outros “ismos”.
https://globoplay.globo.com/v/9688638/
Eduardo Galeano l Sangue Latino
Mario Benedetti, 101: cinco poemas e uma despedida
No aniversário do escritor uruguaio, falecido em 2009, um convite para revisitar sua obra. Entre afetos e a indignação, ele cantou a solidariedade e uma América Latina insubordinada, em tempos sombrios: lento mas vem/o futuro se aproxima.
A vitória da Esquerda no Uruguai e o engajamento de bases
Construção estratégica teve engajamento político intenso e ativismo de jovens, trabalhadores, sindicatos e movimentos.
Diplomacia 🤝🏻🌎
O presidente Lula (PT) e outras lideranças mundiais parabenizaram o novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que venceu as eleições ontem (24). Com o apoio de José Pepe Mujica, Orsi venceu o candidato da coalização de direita Álvaro Delgado.
Em suas redes sociais, Lula publicou felicitações ao novo mandatário: “Quero parabenizar o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, principalmente, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e o meu amigo Pepe Mujica pela vitória de hoje”.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, saudou o novo presidente. “A Frente Ampla volta a governar pela vontade do povo uruguaio que, mais uma vez, demonstra sua vocação democrática e progressista”, escreveu.
Gabriel Boric, presidente do Chile, reafirmou que ligou para Orsi para parabenizá-lo pelo resultado. “Acabei de ligar e parabenizar Yamandú Orsi pela vitória no Uruguai. Conversamos sobre como seguir em frente juntos, como países irmãos, na justiça e na unidade.”
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, foi breve em suas felicitações. “Um grande abraço a Yamandú, novo presidente do Uruguai. Esta vitória reflete a vontade do povo latino-americano de unidade e mudança”, publicou em seu perfil no X.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, parabenizou Orsi e falou em construir uma “relação respeitosa e positiva e de cooperação e de apoio partilhado” entre os países. “Desejo o maior sucesso”, escreveu no Instagram.
Da Argentina, comandada pelo presidente da extrema direita Javier Milei, apenas a chancelaria parabenizou “o povo uruguaio pela sua exemplar jornada cívica” e enviou saudações “ao presidente eleito pela sua vitória”. O mandatário argentino não se manifestou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário