segunda-feira, 10 de março de 2025
Mulheres ao lado ou atrás dos homens? Uma questão aparentemente superada, no segundo caso, retoma com fala de Frei Gilson. Já Papa Francisco e Frei Betto seguem como Jesus nos evangelhos...
quinta-feira, 13 de março de 2025
Como explicar Baby do Brasil? A contracultura das décadas de 1960 e 1970, apesar de sua aparência libertária, sempre abrigou tendências místicas, anti-intelectuais e, em alguns casos, até reacionárias.
Gustavo Gayer faz baixaria, ultrapassa limites e precisa ser expulso do Congresso, diz Raquel Landim
PT aciona Conselho de Ética contra Gustavo Gayer por quebra de decoro
Bolsonarista proferiu ataques machistas, misóginos e caluniosos contra a ministra das Relações Institucionais e deputada federal licenciada, Gleisi Hoffmann
Publicado em )
O Partidos dos Trabalhadores entrou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara, nesta sexta-feira (14/3), por quebra do decoro parlamentar, contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O parlamentar é acusado por conta dos ataques machistas, misóginos e caluniosos realizados por ele em suas redes sociais contra a ministra das Relações Institucionais e deputada federal licenciada, Gleisi Hoffmann.
Na ação, o presidente interino do PT, senador Humberto Costa (PE), ressalta ainda que, além da ministra, o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também foram caluniados pelo bolsonarista.
O documento relembra que os ataques foram realizados pelo deputado bolsonarista após este ter deturpado uma fala do presidente Lula, durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, sobre ter escolhido “essa mulher bonita” (se referindo a Gleisi) para o cargo de ministra das Relações Institucionais.
Leia mais: Nota das Bancadas Femininas do PT na Câmara e no Senado e da Secretaria de Mulheres do PT
“Num dos ataques desferidos, o Representado (Gustavo Gayer) questionou se o deputado Lindbergh Farias iria “aceitar o seu chefe (Lula) oferecer sua esposa (Gleisi Hoffmann)” para os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), comparando, em desatino, a fala de Lula como a de um “cafetão que oferece uma “acompanhante”, diz o documento sobre a ação do deputado bolsonarista.
Crimes cometidos por Gayer
Na justificativa da representação é apontado que o deputado Gustavo Gayer violou deveres fundamentais que o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara estabelece. Entre esses deveres está o de “respeitar e cumprir a Constituição, as leis e as normas internas da Casa e do Congresso Nacional” (Art.3º), de “zelar pelo prestígio, aprimoramento e valorização das instituições democráticas e representativas e pelas prerrogativas o Poder Legislativo”, além de “exercer o mandato com dignidade e respeito à coisa pública e à vontade popular, agindo com boa-fé, zelo e probidade”.
Além da afronta ao Código de Ética e Decoro da Câmara, a representação assinada por Humberto Costa aponta ainda vários crimes cometidos pelo deputado bolsonarista, inclusive tipificados no Código Penal. Entre eles está o de difamação (Art. 139, CP), Injúria (Art.140,CP), e ainda o crime exclusivamente praticado contra a ministra Gleisi Hoffmann, de violência política de gênero (Art. 326-B, do Código Eleitoral).
Agressões à honra
“As condutas aqui descritas se revestem de abomináveis agressões à honra de representantes dos Poderes do Estado Brasileiro, nas variadas instâncias representativas dos Poderes, além de uma vigorosa manifestação pejorativa e misógina para tentar desqualificar a identidade, a história política de luta e contribuição inquestionável de uma mulher valorosa e honrada como é a Ministra Gleisi Hoffmann, também deputada federal eleita para compor o corpo representativo da sociedade brasileira nesta Casa Federal”, destaca o texto da representação.
Leia a íntegra do documento protocolado no Conselho de Ética clicando aqui.
DEPUTADO DETONA GAYER APÓS FALA CONTRA GLEISI E BOLSONARISTA PODE SER CASSADO | PLANTÃO
E sobrou até para o Presidente Lula criticado por alguns por ter chamado Gleisi Hoffmann de "bonita".
ICL NOTÍCIAS ESTÁ CERTO AO CRITICAR FALA DE LULA SOBRE GLEISI? | PLANTÃO
Reinaldo: Contexto, autoria e história provam que Lula não foi machista com Gleisi; asco aos reaças
Gleisi Hoffmann
"Repudio os ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política. Desprezam as mulheres. Não me intimidam nem me acuam. Oportunistas tentando desmerecer o presidente Lula. Gestos são mais importantes que palavras. Não teve e não tem outro líder como o presidente Lula que mais empoderou as mulheres. Não é qualquer líder que ousa lançar a primeira mulher presidenta do país, a primeira presidenta do PT, o que mais nomeou mulheres ministras, nas estatais, no BB, na CEF, no STM e outros tantos lugares. Que moral vocês tem? Vocês esqueceram das entrevistas, dos vídeos em que Bolsonaro agrediu as mulheres, estimulando a violência política e física, o preconceito, o machismo? Canalhas, respeitem a inteligência do povo brasileiro!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário