sábado, 27 de agosto de 2022

Os candidatos a governador de Sergipe em 2022 e a questão da educação

 Candidatos ao governo do Estado assinam carta compromisso com a Educação e os educadores no SINTESE

Por Caroline Santos -26 de agosto de 2022184

https://www.sintese.org.br/2022/08/26/candidatos-ao-governo-do-estado-assinam-carta-compromisso-com-a-educacao-e-os-educadores-no-sintese/



Na última quinta, dia 25, candidatos que disputam o governo do Estado estiveram na sede do SINTESE e assinaram a “Carta Compromisso pelo Direito à Educação e a Efetiva Valorização dos Profissionais do Magistério Público”.

Elinos Sabino (PSTU), Aroldo Félix (UP), Alessandro Vieira (PSDB), Niully Campos (PSOL), Valmir de Francisquinho (PL), Cláudio Geriatra (DC) e Rogério Carvalho (PT), já assinaram a carta.

A assessoria de Fabio Mitidieri esteve no sindicato, mas em função da agenda de campanha não foi possível a participação do candidato. O SINTESE está em contato com a assessoria para que Mitidieri possa comparecer ao sindicato e assinar o documento.

Considerando que a entidade irá realizar entrevistas no programa Sintese em Ação nos sábados do mês de setembro, o candidato do PSD tem até segunda, dia 29, para nos dar uma resposta ser virá assinar a carta.

A carta é uma construção do SINTESE com a participação dos professores e professoras e foi aprovada em assembleia realizada no dia 06 de julho.

O documento elenca oito compromissos (e as formas de como efetivá-los) a serem cumpridos pelos candidatos:

1. Garantir a atualização do Piso Salarial do Magistério, conforme estabelece os §§ 1º e 5º do art. 2º da Lei nº 11.738/2008, como vencimento inicial, com incidência em todos os níveis da carreira, assegurada a paridade entre os/as Profissionais do Magistério que estão em atividade e aposentados (as);

2. Priorizar a política de restauração da carreira dos(as) Profissionais do Magistério, com o reestabelecimento dos direitos que estavam contidos nas Leis Complementares nº 16/94 e 61/2001;

3. Adotar medidas fiscais e contábeis que corrijam as distorções existentes na gestão de pessoal e nas finanças públicas;

4. Democratizar a gestão do Sergipe Previdência e adotar medidas para capitalizar o Fundo de Previdência dos Servidores Públicos Estaduais;

5. Assegurar a gestão democrática do ensino na rede estadual, de modo a democratizar as políticas educacionais do Estado de Sergipe;

6. Assegurar o acesso universal ao direito à educação, ao ensino público de qualidade social, a educação inclusiva e o respeito aos estudantes como sujeitos de direito do processo de ensino e aprendizagem;

7. Assegurar o direito ao pleno funcionamento do IPESÁUDE;

8. Assegurar direitos que respeitam os Servidores Públicos Estaduais e garantam a sua dignidade.

Baixe e leia a carta compromisso clicando AQUI

Como representante dos professores e professoras das escolas estaduais e das 74 redes municipais, o SINTESE não poderia se furtar de apresentar o nosso pensamento e as nossas propostas para a Educação, de valorização dos profissionais e também em outras áreas que atingem o magistério.

“Para nós a vinda dos candidatos para assinar a carta compromisso é importante que quem for eleito governador ou governadora tem que ter como norte o diálogo com os professores e professoras, pois estamos no chão da escola e temos propostas para reconstruir a valorização do magistério e desenvolver uma educação pública de qualidade para os sergipanos e sergipanas”, disse o presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

Entrevistas no programa Sintese em Ação

Outra iniciativa do SINTESE é realizar entrevistas com os candidatos ao governo do Estado no programa “Sintese em Ação” que acontece aos sábados das 8h às 10h na Rádio Jornal.

Na próxima segunda, 29, às 14h, acontece reunião no sindicato com as assessorias das candidaturas para que as regras da entrevista sejam apresentadas e também seja realizado o sorteio da ordem dos candidatos.

As entrevistas acontecem nos dias 03, 10, 17 e 24 de setembro. No dia 01 de outubro o programa “TV Sintese” que vai ao ar às 13h10 na TV Atalaia irá apresentar um resumo de como foram as entrevistas.

A carta também está disponível no grupo facebook Produção Cultural nas Escolas na aba arquivos...

A carta está muito boa! Muito bem redigida e com conteúdo bem articulado com a realidade.

ZdO

📢✊🏽 A CNTE APOIA A CARTA COMPROMISSO PELO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ELEIÇÕES 2022

Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação e membro da Rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, convida candidatas e candidatos a assinarem a nossa Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022! 

Ele ressalta que quem tem compromisso com a qualidade e melhoria da educação pública no país assume esse compromisso público.

📄 CONHEÇA A CARTA COMPROMISSO:

 https://campanha.org.br/cartacompromisso

Leia também:

 "Somos os principais alvos do retrocesso no país"

Há esperança para o futuro? Confesso que não sei, mas não há expectativa alguma de mudança se não, pelo menos, começarmos a dialogar mais sobre esses problemas. Ignorar não é o caminho. Por isso, gostaria de encerrar este texto trazendo uma fala da Anna, com um ponto que citou inúmeras vezes em nossa conversa e que imagino que também fará sentido para os professores que lerem este texto.

"Nós, professores, somos os principais alvos do movimento de retrocesso que vemos em nosso país e ninguém quer falar sobre isso.A gente tem consciência, mas ninguém quer falar sobre o problema. Há um nível de alienação que nos desespera. É agoniante estar numa sala de professores no intervalo e não conseguir dialogar. Quem fala algo sobre o assunto pode sofrer retaliação. Essa alienação nos silencia, e o silenciamento é violento. Eu sinto como uma espécie de violência. Há um grupo de professores que está na expectativa de que tudo mude para melhor no processo eleitoral. Apostar tudo nisso é arriscado."

Doente e desvalorizado: sobre ser professor na rede pública brasileira

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Carta do povo brasileiro em defesa da democracia


terça-feira, 9 de agosto de 2022

Veja os destaques do webinário “Escolas2030: Recomendações para Políticas Públicas”

 Evento ocorreu no dia 26/07/22 e marcou o lançamento do documento “Recomendações para políticas públicas – Condições para a oferta de uma educação de qualidade”

A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto. Foi com esta menção à famosa frase de Darcy Ribeiro, cujo centenário se comemora neste ano de 2022, que o filósofo, escritor e educador Mário Sérgio Cortella convidou os espectadores do webinário “Escolas2030: Recomendações para Políticas Públicas” para a reflexão. “É um projeto que acontece de modo deliberado e que mesmo que tenham vários movimentos de revitalização, de recriação, no conjunto da obra, traz um prejuízo muito forte daquilo que é o direito da educação consignado em nossa Constituição. Isso olhamos nos tempos mais recentes: não a ausência de um projeto, mas um projeto de ausência do poder público naquilo que pode revigorar e nutrir uma educação pública de qualidade para todas as pessoas”, resumiu.

Cortella foi um dos convidados do evento online que ocorreu no dia 26/07/22 e marcou o lançamento do documento Recomendações para políticas públicas – Condições para a oferta de uma educação de qualidade, elaborado com base nos achados da pesquisa-ação do programa Escolas2030 no Brasil após três anos de atuação. Sob a mediação de Elie Ghanem, coordenador da pesquisa-ação do programa e professor da FEUSP, a mesa contou também com as contribuições de Adriana Rebouças, professora da Escola Pluricultural Odé Kayodê (GO) – uma das organizações-polo do programa – e Marcelo Borges de Jesus Filho, Jovem Transformador Ashoka Brasil e idealizador do projeto Folhas que Salvam. 

“Em geral, a educação aparece como consenso entre as prioridades dos discursos, mas as ações não correspondem a isso. Por isso, essas recomendações foram elaboradas e referendadas por esse conjunto de organizações educativas participantes do programa”, explicou Elie sobre a motivação por trás desta realização. As recomendações são duas:

Recomendação 1 – O Ministério da Educação e as Secretarias responsáveis pela oferta da educação básica devem subsidiar com apoio técnico especializado, financeiro e institucional (particularmente horas de trabalho de profissionais) a elaboração e realização de projetos de pesquisa de unidades educacionais sobre suas próprias práticas, a fim de que as pessoas que as protagonizam exerçam igualmente a reflexão sobre o que fazem. Tais medidas devem considerar as especificidades de crianças, jovens e adultas/os na produção coletiva de conhecimento que subsidie as atividades educacionais e processos de avaliação.

Leia mais AQUI



O impacto do pensamento neoliberal no chão da escola - Parte 1 - #67 - Professor Zezito de Oliveira




E porque é necessário os futuros governos progressistas de esquerda retomar ou recuperar o legado de Anisio Teixeira e Paulo Freire, além de outros importantes pensadores da educação brasileira?




Um comentário:

AÇÃO CULTURAL disse...

Este humilde blogueiro recebeu o seguinte comentário em um grupo do whatzapp com relação a postagem acima.. Abaixo a minha resposta...
[10:39, 30/08/2022] Isso já aconteceu em outros tempos
[11:00, 30/08/2022] Zezito de Oliveira: Se puder envie o link... É bom saber, por exemplo com o que Belivaldo se comprometeu com o SINTESE e não cumpriu... Compromisso assinado com direito a foto e tudo.... Vamos que vamos... Pra cima de todos a favor da educação...