Entrada dos sandinistas em Manágua- 19 de julho de 1979,
As revoluções do século XX que mais me interessam são aquelas cujo ímpeto revolucionário conseguiu lograr êxito somente por pouco tempo.
A despeito de tantas vidas sacrificadas para que o processo revolucionário não sucumbisse em poucos anos ou sem terminar com o triunfo em plenitude dos guerrilheiros. Caso de El-Salvador e Guatemala e Colômbia na América Latina
No caso da Nicarágua, estamos recebendo constante informações da tensão existente entre os bispos da igreja nicaraguense com o atual presidente Daniel Ortega.
Para quem minimamente conhece o histórico dessa relação, é sabido que sempre foi tenso, mesmo quando os sandinistas ascenderam o poder pelas armas, mesmo quando um grande contingente de cristãos participaram da luta armada e do governo que se seguiu ao triunfo da revolução em julho de 1979.
Ainda tenho comigo o livro “Revolucionários por causa do Evangelho” de Teófilo Cabestrero, o qual traz relatos de católicos que participaram do processo revolucionário.. A leitura é interessante por que explica a partir da vivência como eles conciliaram a Biblia, compromisso com a luta revolucionária e participação no governo sandinista.
Mas um bom tempo se passou, estes cristãos foram perseguidos pelo Vaticano , a sua existência bem reduzida nos tempos atuais. Os sandinistas perderam o comando do governo, foram para a oposição, se dividiram e assim retornam ao governo..
E pelas noticias que circulam na imprensa, quem retorna é a expressão mais autoritária do sandinismo representada pelo comandante e atual presidente Daniel Ortega.
Mas não conseguimos obter as informações completas necessárias, as que em primeiro lugar possam nos dar conta de como e porque a Igreja Católica na Nicaragua está mobilizada na cruzada contra o atual governo, o que também fez lá atrás, embora dividida,
E como a expressão mais autoritária do sandinismo consegue ocupar lugar tão proeminente em termos de protagonismo politico?
E os terríveis governos da extrema direita em El Salvador e Guatemala, porque os bispos locais também não tomam posições contrárias, semelhantes aos seus irmãos bispos nicaraguenses?
Zezito de Oliveira
Para começar a encontrar respostas. Para saber o que acontece na Nicarágua e porque.. Com base em fontes confiáveis...
Acrescido em 14 de fevereiro de 2023
O seminário chama-se Paulo VI, mas quem faz a cabeça dos seminaristas são os escritos e vídeos do Pe. Paulo Ricardo..
A informação é do Padre Vanildo Luiz Zugno
De onde podemos deduzir: Cristo fascista reina? Reina
Uma das possibilidade de entendimento do que acontece na Nicarágua atualmente . O choque ideológico do pior da extrema direita encampada por muitos religiosos e o pior de uma tradição autoritária e caudilhista que teima em ressurgir nessa América Latina sofrida e querida, os ridiculos tiranos citados por Caetano Veloso na canção Podre Poderes, realidade que o Brasil viveu recentemente sob o governo Bolsonaro, e cujas consequências ainda nos assombra...
Nenhum comentário:
Postar um comentário