domingo, 21 de maio de 2023

CAMINHANDO EM BOA COMPANHIA - (Breve reflexão para crentes ou não)

Chico Alencar

Viver é crescer, viver é caminhar. O Evangelho lido hoje em milhares de comunidades cristãs pelo mundo é o da "Ascensão de Jesus", da sua despedida dos discípulos (Mateus, 28, 16-20).

O relato é carregado de simbolismos: os onze (somos gregários, no coletivo é sempre melhor) vão para o monte (viver é subir, elevar-se para ver melhor). Ao encontrarem o Ressuscitado, o reverenciam (o êxtase diante do sagrado), mas alguns duvidam (dúvida também faz parte de nossa condição humana, não só a fé). 

"Então Jesus se aproximou" - é a proximidade, o calor humano, a acolhida que nos faz crer. E os batiza, "em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo" - do Criador, da Criatura, do Sopro e do Fogo da VIDA. Faz o rito da passagem do bastão, como se dissesse: "agora é com vocês!".

Tudo para que cada um(a) siga não um caminho particular, de "salvação" individual. Mas para que todo/as deem passos de amor e doação, de busca da Justiça como único trajeto para a almejada Paz. 

Não por acaso, esse "adeus" se dá na Galiléia, onde tudo começou: um ciclo se encerra, do Natal à Páscoa, passando pela cruz, com a sombra da morte vencida pela Luz. Não por acaso, os primeiros discípulos eram chamados lindamente de "seguidores do caminho".

Quando eu era menino, meu pai, piauiense, me fez gostar de música. Tocou-me, em especial, uma canção do pernambucano Luiz Vieira (1928-2020), que me comove até hoje, "Menino de Braçanã". Um adeus ("é tarde, eu já vou indo, preciso ir embora"), a escuridão do caminho, a certeza: "quem anda com Deus não tem medo de assombração/ e eu ando com Jesus Cristo no meu coração".

Na ascensão para o Eterno, Jesus garantiu: "eis que estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo". Colocou-se como companheiro de estrada, irmão, camarada.

Hoje é um dia bom para nos perguntarmos: quem nos acompanha?  Quem nos ampara nas dores e nos ajuda a levantar nos inevitáveis tropeços? Que valores carregamos na nossa "mochila" de viajantes?  

Na estrada da vida nunca estamos sozinhos. Tem tanta gente áspera, grosseira, crispada, egoísta... Procuremos a boa companhia das pessoas simples, sinceras, generosas, de bom astral.  Amorosas, aprendizes da alegria! 

Deus, a melhor companhia, nos chega através delas. Como ensinou Adélia Prado, senhora poeta de Divinópolis (MG), "Deus é mais belo que eu. E não é jovem. Isto sim, é consolo".

Arte sacra popular






https://www.youtube.com/watch?v=viMMq0a2So4


Assista também a missa deste domingo celebrada pelo Pe. Júlio Lancellotti





3 comentários:

Literatura Sergipana disse...

Texto muito bom, companheiro Zezito. Jesus Cristo sempre foi um exemplo e os seus ensinamentos são valiosos.

Literatura Sergipana disse...

Texto muito bom, companheiro Zezito. Jesus Cristo sempre foi um exemplo de ser humano e os seus ensinamentos são valiosos.

Professor Zezito disse...

Valeu Companheiro! O autor Chico Alencar tem um pensamento muito próximo ao meu e seu. Além de professor, historiador e escritor é deputado federal pelo PSOL- RJ.