quarta-feira, 31 de maio de 2023

Quem tem sangue indio na veia denuncia quem tem sangue indio nas mãos. NÃO AO MARCO TEMPORAL!

 🌱 #MangueJornalismo | Seis dos oito deputados federais por Sergipe votaram contra os direitos dos povos indígenas.  São eles: delegada Katarina (PSD), Fábio Reis (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Ícaro de Valmir (PL), Rodrigo Valadares (União), Thiago de Joaldo (PP). Apenas o deputado federal João Daniel (PT) votou em favor dos povos indígenas. A deputada Yandra Moura (União) não apareceu na sessão.

📲 Veja os seis deputados federais por Sergipe que votaram contra os indígenas. Eles ajudaram a aprovar um grave retrocesso para os povos originários  Em www.manguejornalismo.org


MARCO TEMPORAL

Como votaram os deputados sergipanos no PL 490/2007, que dificulta a demarcação de terras indígenas e ataca o direito dos povos originários:

*João Daniel (PT) - Não
* Delegada Katarina (PSD) - Sim
*Fabio Reis (PSD) - Sim
*Gustinho Ribeiro (Republicanos) -  Sim
*Icaro de Valmir (PL) - Sim
*Rodrigo Valadares (União) - Sim
*Thiago de Joaldo (PP) - Sim
*Yandra Moura (União) - ausente


IMPORTANTE: Fazer jornalismo independente é muito caro. A Mangue Jornalismo só sobrevive do apoio das nossas leitoras e leitores. Nosso pix é o e-mail manguejornalismo@gmail.com. Contribua!









PARA ENTENDER O MARCO TEMPORAL




30 maio 2023
Atualizado Há 2 horas
Sob protestos de representantes de povos indígenas no Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (30/5) um projeto de lei que estabelece o "marco temporal" — a tese de que a demarcação de terras indígenas só pode ocorrer em comunidades que já ocupavam esses locais quando a Constituição foi promulgada, em 5 de outubro de 1988.

A pauta, uma das mais disputadas nos últimos anos no que diz respeito aos indígenas no país, segue para votação no Senado.

Na Câmara, houve 283 votos favoráveis ao projeto e 155 contrários.

Por outro lado, a questão do marco temporal já estava pautada para julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) previsto para 7 de junho.
LEIA MAIS AQUI
--------------------------------------------------------------------------

RODA DE CONVERSA. PARÓQUIA SÃO PEDRO PESCADOR
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
O PAPA FRANCISCO, A LAUDATO SI E AS QUESTÕES AMBIENTAIS
Com Pe. Anderson Gomes, Romero Venâncio (UFS), Edjane Paixão (CEB`s) e Pe. José Soares e Professora Núbia Dias (UFS)
05 de Junho. as 19h.
na Paróquia São Pedro Pescador. Rua João Rodrigues




-------------------------------------------------------

Chico Alencar 

BrasiLL?

Não é erro de digitação: temos sido sim BrasiLL com dois 'eles', ainda confusa Nação. L de Lula, presidente da República, e L de Lira, presidente da Câmara dos Deputados, hoje bem empoderados. 

Alguns chamam isso de "presidencialismo de coalizão": para governar, é preciso ter ampla base de sustentação parlamentar. Ela só se sustenta com cargos, emendas, carinho e atenção. Gulosa, nunca se sacia, precisa sempre se alimentar. Difícil de aturar!

Zona de mistério: essa base de apoio vota contra o governo mesmo tendo ministérios. Na prática, a contradição - um presidencialismo de... colisão.

Outros falam em "parlamentarismo infeliz": a maioria conservadora e fisiológica no Congresso determina os rumos do país. Regime "pra lamentar", exótico, alienígena: quem paga é o Meio Ambiente, a Mata Atlântica, são os povos indígenas. 

Pra mais mandar, até a estrutura do novo governo querem alterar, esvaziando competências, transferindo atribuição - e dane-se a Constituição.

É o avanço do atraso, e o interesse público já tem lugar determinado: fica excluído, de lado. Marcha a ré pública.

Porém, não desanime! Ainda dá pra colocar na trilha nossa República Federativa, com sua cidadania participativa! 

"Mundo mundo, vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, não uma solução", lembrou, faz tempo, Carlos Drummond (1902-1987). Mas poesia sempre ajuda a decifrar claros enigmas e situações sombrias. Arranquemos, do futuro, as alegrias!

O querido Henfil (1944-1988): criação contra a devastação



https://www.youtube.com/watch?v=HnR2EsH9dac



‼Pressione AGORA os Senadores contra o Marco Temporal! Envie um email para eles aqui: https://www.marcotemporalnao.org.br/

A palavra de ordem é: Marco Temporal Não! ✊🏽

A história dos povos indígenas não começa em 1988, como diz o Marco Temporal. Eles já estavam aqui muito antes do Brasil ser invadido e foram extremamente violentados a partir de então, sendo expulsos dos seus territórios e tendo sua cultura dizimada.

Precisamos cobrar que os senadores barrem esse retrocesso, em que os únicos interessados são os ruralistas. 

Ele coloca em risco a demarcação das terras indígenas e potencializa a crise climática. Caso o Marco Temporal seja aprovado, o futuro de todos nós estará em risco — no campo, nas florestas e nas cidades. 

⚠Pressione AGORA os senadores para barrarem o Marco Temporal: https://www.marcotemporalnao.org.br/


Nenhum comentário: