domingo, 14 de maio de 2023

Quatro pequenos textos, incluindo uma poesia de Drummond, neste dia das mães de 2023 junto com duas canções da família Veloso, pai e filho..

Chico Alencar 

TODO MUNDO PRECISA DE UMA MÃE!*

(Breve reflexão dominical pelo Dia das Mães)

No Evangelho ouvido hoje em milhares de comunidades de fé, o filho da dona Maria (e do seu Zé) fala do Amor, do Espírito da Verdade, do Advogado das boas causas. E garante: "não deixarei vocês órfãos" (João, 14, 15-21). 

Pois ficamos, desde que nosso cordão umbilical é cortado, imersos na orfandade. Nascidos, tornamo-nos seres à procura: do seio de onde jorra leite e mel, do que nutre, de quem cerque e cuide. Do elo perdido. Do Outro, da Outra - que nos constitui plenamente.

Somos nossa solidão, nossas perdas, nossos medos, nossa incompletude - que só o Deus do Amor supre. Deus que é Pai e, sobretudo, Mãe - gerador, criador. Deus que é relação com a semelhante, feita à Sua semelhança.

A celebração das mães vai além da gratidão por quem nos deu a vida (e está perto ou mora na incurável saudade): sussurrar ou berrar "mamãe", em qualquer língua, é ânsia de proteção em meio à sociedade hostil, da ternura frente à indiferença, do doar-se no ambiente cinzento do individualismo. Da tantas vezes abafada vontade de amamentar e zelar no tempo da secura e do descarte.

Hoje é dia de resgatar nosso sentimento de pertença, de humanidade, de continuidade. De reconhecer nossa saudável dependência. De louvar o feminino que nos abrigou, trouxe à luz, protegeu e possibilitou. Durante nossa passagem pela Terra, somos todo/as "bezerros gritando mamãe"!

Se puder, aproveite a reunião de família para cantar e dançar com Rita Lee ("enquanto estou viva, cheia de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz"), jovial mamãe e avó. Para saber mais de nós e daquelas de quem somos devedores, para sempre: "dizer quem eu sou, estar onde estou, agora só falta você!"

* Título inspirado na suave canção de Zeca Lavigne Veloso, "Todo homem precisa de uma mãe"

https://www.youtube.com/watch?v=yjxriFArvMk


Lula 
Amanhã é dia das mães. Eu não tenho mais a minha mãe aqui, mas tudo que eu aprendi na vida, aprendi com ela. Ela saiu de casa só com a roupa do corpo, para São Paulo. Nós sobrevivemos vendendo sardinha, laranja, carvão. E graças ao caráter que minha mãe me deu, sou o primeiro nordestino a ser presidente do Brasil, três vezes.

Carlos Drummond de Andrade, em “Lição de coisas”. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
PARA SEMPRE
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.


https://www.youtube.com/watch?v=kABxhwTKlsc


quinta-feira, 11 de maio de 2023

Está nascendo um outro Brasil com a força da cultura. E com este/esta não há neoliberalismo e fascismo que possa...

https://acaoculturalse.blogspot.com/2023/05/esta-nascendo-um-outro-brasil-com-forca.html

Dedico esta nota acima a minha mãe Maria Marlene, segundo nome em homenagem a uma das grandes "cantoras do rádio" e eximia artesã do tricô, do crochê e da pintura em tecido.

E a  meu pai, José de Deus, eximio músico de baile, de banda e de orquestra...Também professor de música ..

E também aos filhos que seguem pela via da cultura, Raoni e Maíra,  assim como a minha esposa, Irene Smith

Aos pais e mães deles e aos que vieram antes, a perder de vista.....

Em nome deles, dedico  a todos que vieram antes de nós, aos que contribuíram para nós artistas, escritores e  fazedores de cultura, a nos tornar no que somos, independente do lugar de criação e destaque social que ocuparam e que ocupamos .

Zezito de Oliveira

Mãe - Caetano Veloso -  A primeira versão na voz de Gal Costa

https://www.youtube.com/watch?v=GLglzKkdgNI






4 comentários:

Verita disse...

Meu amigo querido Zezito você sempre nos fazendo viver as emoções das músicas e da nossa cultura! Obrigada!

AÇÃO CULTURAL disse...

Disponha querida!!!

Anônimo disse...

Lindas e potentes reflexões, Zezito, como sempre você traz! E faz toda a diferença ao enriquecê-las com a força da poesia impressa nas canções, tão delicadamente guardadas em seu baú. Parabéns!!

AÇÃO CULTURAL disse...

Grato Tânia, outra querida,,,