🌱 Veja agora na Mangue Jornalismo a lista de contratações de artistas e da estrutura feitas pelo Governo do Estado para as festas de São João. Publicamos os empenhos do mês de maio, onde foram contratados quase R$ 8 milhões, sendo que mais de R$ 4 milhões com artistas. Os valores chegam a R$ 490 mil em três empenhos para Solange Almeida. Zé Vaqueiro conseguiu R$ 350 mil. Saia Rodada garantiu R$ 280 mil, entre outros. Artista locais dizem que seus contratos ficaram entre R$ 3 mil a 6 mil. Enquanto o pobre “país do forró” esbanja, mais de 1 milhão de pessoas vivem em situação de pobreza.
📲 Leia a reportagem completa e veja a lista em “O pobre país do forró esbanja dinheiro com festa. O Governo do Estado empenhou quase R$ 8 milhões com contratações somente em maio: manguejornalismo.org
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O jornalista André Teixeira da Mangue Jornalismo nos ouviu para a reportagem acima e uma boa síntese dessa nossa conversa está nela, assim como indicação de um link de artigo no blog da Ação Cultural. Mais a frente, publico texto com a transcrição completa, considerando a entrevista ter sido realizada via whatasapp.
Recomendo a outros orgãos de comunicação e pesquisadores acadêmicos ou não, que encarem o assunto com maior profundidade, a de sempre, no caso da maioria, e com o destaque que merece, afim de conseguirmos atingir mais e mais corações e mentes, porque a disputa nestes campos está dura.
Os fazedores de cultura, agora com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, podem dispor de recursos financeiros para realizar ações culturais nas escolas, comunidades e na internet, voltadas ao propósito do pretendido pela discussão em tela e que consta no link das lives abaixo, atendendo ao propósito de fortalecer a(s) identidades (s) cultural (is) sergipana (s) e nordestina (s).
Importante lembrar, os problemas levantados na reportagem independem do prefeito e do governador de ocasião, porque o que traz a reportagem e outras publicações neste blog, mostra um quadro recorrente e que se agrava ano após ano no nordeste, desde os anos de 1990, quando tem inicio grandes arraiais nas capitais e em algumas cidades maiores de nossa região, concomitante a chegada do chamado forró eletrônico aos grandes meios de comunicação, ou seja, quando a indústria cultural descobre o potencial econômico do forró e da cultura nordestina para a geração concentradora de riqueza, e quem mora aqui na região e tem um pouco de juízo ou amor próprio, sabe a que preço e para benefício principalmente de quem, estes não poucas vezes representados pelos mesmos grupos politico e empresarial.
A 9ª live da Ação Cultural em 25 de junho (quinta-feira)em horário especial a partir das 16 horas, apresenta a disputa Forró tradição X Forró comercial com Thiago Paulino e Alberto Marcelino.
Está sendo realizada com base no eixo alma sergipana, alma nordestina, e no tema "a questão da apropriação do forró como máquina de produzir dinheiro, em detrimento do forró como tradição, do forró como cultura".
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