segunda-feira, 26 de junho de 2023

"Temos trabalhado muito para que nunca mais o fascismo volte a governar o Brasil" , diz Márcio Macedo. O que Frei Betto, Pepe Mujica e Papa Francisco também tem a dizer.

 

Na manhã desta quarta-feira, 21, o jornal da Fan FM entrevistou o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, que por telefone falou diretamente de Brasília, depois de retornar do Amapá, onde participou de compromissos da agenda presidencial.

O ministro Márcio Macedo aproveitou o ensejo para falar sobre as plenárias populares do Plano Pluri-Anual Participativo (PPA), iniciativa que tem o intuito de definir as diretrizes, os objetivos e os programas estratégicos e governamentais do Governo Lula, com recursos, indicadores e metas a serem determinadas para cada área de atuação. Com validade prevista para um período de quatro anos (2024-2027), o novo PPA passará a vigorar a partir do 2º ano do governo eleito.

Márcio Macedo destacou que já foram realizadas 17 plenárias pelo país e aproveitou para falar sobe a dinâmica do evento, tendo em vista que nesta quinta-feira, 22, será a vez de acontecer em Sergipe, no Teatro Tobias Barreto, das 10h às 13h, em um evento que será aberto à participação popular. O credenciamento inicia a partir das 8h. Além da presença do Ministro Márcio Macedo, a plenária também contará com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, entre outros representantes do Governo Federal.

Confira a entrevista com o ministro Márcio Macedo, na íntegra, no portal https://fanf1.com.br/2023/06/21/temos-trabalhado-muito-para-que-nunca-mais-o-fascismo-volte-a-governar-o-brasil-diz-marcio-sobre-ppas/

Frei Betto
​"Há muito a fazer para conscientizar, organizar e mobilizar o povo brasileiro. Recursos existem.  ​E há vontade política por parte de Lula e da Secretaria Geral da Presidência da República, monitorada pelo ministro Márcio Macedo.   ​Faltam apenas maior empenho, produção de material para os veículos de comunicação social e verba para que o governo disponha de uma rede de educadores populares de, no mínimo, 50 mil pessoas!"


Pepe Mujica

BBC News Brasil - Como o Sr. avalia a expansão da direita na América Latina? A esquerda falhou? Como?José Mujica - Temos muita gente com fome, sem abrigo ou com casas miseráveis, e conseguimos, até certo ponto, ajudar essa gente a se tornar bons consumidores. Mas não conseguimos transformá-los em cidadãos - os processos são lentos demais, é mais fácil resolver de imediato o problema da (falta de) comida, porque é algo que fala de imediato à nossa consciência. Mas não conseguimos cortar a imensa dependência que temos deste mundo atual que se expande cada vez mais. Queremos consumir como o primeiro mundo enquanto ainda não resolvemos nossos problemas mais básicos. Isso resulta na criação de condições brutais de vida. O mundo desenvolvido começou a caminhar 200 anos antes de nós, fez muitíssimos sacrifícios, pagos pelo povo, os únicos que trabalhavam 12, 14 horas por dia, e assim se capitalizaram. E no mundo colonial... tudo isso, não é? Nós chegamos tarde, corremos atrás, mas nem tudo está perdido. Não creio que a extrema-direita possa fazer mais além de concentrar ainda mais a riqueza. E, por infelicidade, teremos que aprender a ser mais pacientes, e continuar trabalhando. Os termos "esquerda" e "direita" são muito modernos, mas as faces do conservadorismo e da solidariedade são tão antigas quando a existência dos humanos sobre a Terra. Seguiremos em frente.

Assista/ouça: 



Papa Francisco 

“Quando o poder, o luxo e o dinheiro se tornam ídolos, acabam por se antepor à exigência duma distribuição equitativa das riquezas. Portanto, é necessário que as consciências se convertam à justiça, à igualdade, à sobriedade e à partilha”

"Quais são os grandes ideais mas também os caminhos concretos para aqueles que querem construir um mundo mais justo e fraterno nas suas relações quotidianas, na vida social, na política e nas instituições?". 


P.S.: A  presença do ministro nessa postagem é para provocá-lo a ir em direção a águas mais profundas... Para não ficar muito na superfície do enfrentamento ao fascismo, em  águas rasas.. E para ir a fundo, espero que ele leia mais Frei Betto, Pepe Mujica e Papa Francisco. Tomara! Meu Deus, Tomara....
 https://www.youtube.com/watch?v=cxSieUBpKLI



Nenhum comentário: