Nos dias 9 e 10 deste outubro (segunda e terça) a partir das 20h. vamos ter dois encontros para um breve curso sobre o tema "marxismo cultural e a apropriação pela direita brasileira". De Hitler ("Mein Kampf") a Olavo de Carvalho até os cursos do pe. paulo Ricardo. Tomaremos como referência básica o breve ensaio da Iná Camargo Costa publicado pela editora Expressão popular em 2020 (e já pdf). O curso será sempre pelo Google Meet a partir das 20h e faz parte da programação de Formação do CEMBRAS (Centro de Estudos e Memórias Brasileiras) do mês de outubro.
ROTEIRO DOS DOIS ENCONTROS:
Na segunda, iniciamos com algumas notas sobre a concepção de Cultura no marxismo a partir de Celso Frederico no seu "Ensaios sobre Marxismo e Cultura" numa tentativa de se afastar da formulação do "marxismo cultural" elaborada por Olavo de Carvalho. Isto mesmo: Celso Frederico/Iná Camargo Costa contra Olavo de Carvalho/brasil paralelo. Em tempo. Esse procedimento é fundamental para evitar a confusão que a extrema direita atual no Brasil tenta fazer todo o tempo nas redes digitais e em alguns espaços físicos, como Igrejas ou universidades.
Na terça, a questão será o significado do termo "marxismo cultural" nas confusões promovidas pela extrema direita no Brasil nos últimos anos. O curso em 04 aulas do pe. Paulo Ricardo e como essa gente opera com a ideologia do "marxismo cultural". Um exemplo merecerá destaque: como extrema direita cristã tem usado esse termo para desqualificar o marxismo e fundamentar seu "pânico moral". Romero Venâncio (UFS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário