informações sobre ações culturais de base comunitária, cultura periférica, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
sábado, 26 de abril de 2025
Plantando uma árvore por Francisco e pelo planeta terra..
Lembro de ter falado recentemente sobre isso como um gesto concreto simples, mas importante e necessário, em uma formação sobre a Campanha da Fraternidade na paróquia São Pedro Pescador, aqui em Aracaju.
Como a campanha da fraternidade prossegue até o final do ano, até dezembro esse gesto pode ser reforçado, associando ao Papa e mais a outras datas comemorativas, em junho, setembro, outubro e etc..
Quem é parlamentar ou executivo pode fazer um gesto público dessa maneira. Como Ação Cultural, estaremos buscando nesse e nos próximos anos diversas maneiras de articular arte e ecologia integral, o que já iniciamos no ano passado com os filmes do cineclube, que apresentaram a vida do Papa Francisco e a encíclica Laudato Si .
Além de um gesto público, parlamentares e executivos podem realizar mais , muito mais. A prefeita de Aracaju deve prestar contas no final do ano sobre o plano de arborização prometido para a nossa cidade. O vereador Iram Barbosa, que promoveu a audiência pública sobre a Campanha da Fraternidade este ano, pode promover outra sobre a mesma temática, ecologia integral, mais focada em Aracaju.
A imprensa local deve pautar com mais frequência essa questão da ecologia integral e por aí vai. A rádio da arquidiocese de Aracaju, a Cultura e emissoras públicas principalmente. A rádio UFS, por exemplo.
Zezito de Oliveira
O Que Significa Plantar Uma Árvore no Dia do Enterro do Papa?
EM SERGIPE
Neste sábado, 26 de abril, após um momento de oração, a Cáritas Diocesana de Estância e a paróquia Senhor do Bonfim (Salgado ) plantou uma árvore frutífera em homenagem ao Papa Francisco.
Francisco foi um Papa de gestos luminosos e proféticos. Hoje, esse pequeno gesto é nossa maneira de dizer: obrigada Francisco por semear esperança, beleza, ternura, paz. Por escutar o grito da Terra e o grito dos pobres, por nos comunicar a reconfortante alegria do Evangelho.
Na manhã deste sábado, 26 de abril, após a Missa em sufrágio do Papa Francisco na Catedral Metropolitana de Aracaju, o Arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva realizou um gesto simbólico e cheio de significado: plantou um pau-brasil em homenagem ao Papa Francisco.
Francisco deixa como legado seu compromisso com a ecologia integral e a defesa da natureza. Sua encíclica Laudato Si’ marcou profundamente a Igreja e a sociedade ao afirmar que “não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental”. Francisco sempre destacou a urgência de uma conversão ecológica, chamando todos à responsabilidade pelo cuidado da Casa Comum, especialmente em defesa dos mais pobres e vulneráveis, que são os mais afetados pela degradação ambiental.
O pau-brasil, árvore nativa da Mata Atlântica, é símbolo nacional e carrega consigo a história e a identidade do nosso país. Além de ter dado nome ao Brasil, representa força, perseverança e resistência diante dos desafios ambientais.
Plantar um pau-brasil é também um chamado à preservação da nossa biodiversidade e à esperança de um futuro mais sustentável.
Que este gesto inspire todos nós a seguirmos o exemplo do Papa Francisco, promovendo o cuidado com a criação e a solidariedade com toda a humanidade.
Neste 27 de abril, em agenda na comunidade de Linha Alto Solteiro, em Saudades, o deputado Padre Pedro Baldissera levou uma muda de árvore para ser plantada junto com a comunidade, em homenagem ao querido Papa Francisco.
No dia em que a Igreja e o mundo se despedem de um pastor que pregou o amor, a esperança e a justiça, num lugar que já carrega o nome de Saudades, foi plantada vida, fé e memória.
Para Padre Pedro, o Papa Francisco parte, mas suas sementes de fraternidade e cuidado seguirão florescendo em cada gesto de solidariedade e paz.
O Acampamento Por Terra e Pela Vida, em frente a Superintendência do INCRA em Palmas, celebram a vida e a esperança com um gesto simbólico: plantar árvores em homenagem ao Papa Francisco. "Não deixem que lhes roubem a esperança" são palavras que ecoam em nossos corações, inspirando a luta pela terra e a defender a natureza.
As árvores plantadas hoje são um símbolo da resistência e da esperança, um lembrete dos ensinamentos do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, a biodiversidade e a preservação da natureza. São um exemplo da memória do Papa Francisco, que perpetuará por gerações e gerações, e com o plantio dessas árvores, que darão fruto e serão um exemplo em sua memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário