AGENTES E FAZEDORES DE CULTURA DE MUCUGÊ (BA) ELEGEM SEUS REPRESENTANTES NO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA. Aqui
👆🏾 Por que em Sergipe e Aracaju não é assim? Conselho de Cultura eletivo, onde quem escolhe os representantes dos fazedores de cultura são os próprios, com mais linguagens tipo moda, gastronomia, design e etc., e escolha também de representação por meio de territórios, preferencialmente ligado a organizações sociais, educativas, classista, filantrópicas e etc., No caso de Aracaju, zona norte,zona oeste e etc..Quais veículos de imprensa, parlamentares, formadores de opinião e etc.,podem "comprar" essa pauta? E formação política e técnica sobre participação e controle social na cultura não poderia ser parte do diálogo dos coletivos culturais com a nova pró-reitora de extensão da UFS?
A realidade da participação social e orçamento para a cultura na cidade do Recife e em Pernambuco de maneira geral.
Por Jamesson Florentino (PE)
]
terça-feira, 26 de julho de 2022
PARTICIPAÇÃO SOCIAL E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA: UMA ANÁLISE DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL DE FORTALEZA
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar a participação dos conselheiros que atuaram na primeira gestão do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Fortaleza (2010-2012). Nosso interesse é observar se e como esse instrumento de a governança funciona eficazmente como mecanismo de participação social na gestão de políticas culturais. Para tanto, não valemos os resultados da pesquisa empírica desenvolvida junto à CMPC, no período de janeiro de 2010 a novembro de 2012. Fizemos o acompanhamento de várias sessões do referido Conselho, com elaboração de diário de campo. Junto ao trabalho de campo, analisamos as atas e, a partir desta análise, realizamos entrevistas estruturadas com 07 conselheiros.
Como concluir mais geral, constatamos que o conselho apresenta uma capacidade propositiva regular, exercendo um poder discreto de influência sobre o processo de definição das políticas públicas no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário