quinta-feira, 3 de abril de 2025

25 de outubro pode ser oficializado como Dia da Defesa da Democracia

 

Paulo Barreira | 27/10/2024, 17h14

O projeto de lei (PL 6103/2023), da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), transforma a data de 25 de outubro em Dia Nacional da Defesa da Democracia. A escolha é em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975, após ser torturado por agentes da ditadura militar. A proposta busca lembrar a importância da liberdade de expressão e da defesa da democracia, valores essenciais para a construção de uma sociedade justa e plural. Para Rafael Schincariol, do Instituto Vladimir Herzog, a data servirá como um lembrete de que a democracia não é um bem adquirido de forma definitiva, mas uma conquista que deve ser defendida constantemente. Aprovada no Senado em abril, a proposta aguarda análise da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Senado

Ponto Positivo

Afirmação da necessidade de defesa da democracia.

Ponto Negativo

Projeto simbólico com pouca perspectiva de resultar em ações de caráter efetivo e consistente.

Sugestão
Um dia nacional de defesa da democracia que, para não passar em branco, suspenderia as aulas em todas as escolas públicas do país, para refletir sobre o assunto, como no exemplo abaixo:

SARAU MULTICULTURAL REVISITA OS ANOS DE CHUMBO ATRAVÉS DA ARTE E DA LITERATURA.


A sugestão com o link acima foi levada ao conhecimento da senadora Eliziane Gama

Na Escola Neyde Mesquita no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, Sergipe, já estamos fazendo algo nesse sentido  com os alunos do 8ª ano abordando o tema  Iluminismo, ontem e hoje. O aluno que tirar a maior nota na avaliação escrita em sala de aula,  junto com uma atividade de pesquisa na internet em casa, receberá de presente o livro "Ainda Estou Aqui".

Mais conteúdos sobre o tema aqui.

Zezito de Oliveira


Nenhum comentário: