O documentário é uma produção da TV Aparecida (SP) e o tema da campanha da fraternidade de 2024 “Amizade Social” tem muito ver com os propósitos de um cineclube e outros tipos de ação cultural de base comunitária, como as realizadas pela Ação Cultural, organização da sociedade civil sergipana fundada em 2004, e que elegeu a sua nova diretoria em assembleia de refundação realizada em 10 de dezembro de 2023, dia internacional dos direitos humanos.
"Um cineclube é uma atividade continuada e periódica de promoção de encontros orientados a apresentar, exibir e debater filmes."
Fernando Costa in "curso introdução ao cineclube"
"A amizade social, como destaca o Papa Francisco em sua Encíclica “Fratelli Tutti”, é um amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço. É um convite para reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição social."
A nova diretoria tem na presidência Maíra Ramos Santos, egressa de oficinas de audiovisual realizada pela Ação Cultural no período de 2012 a 2017, incluindo o Cineclube Realidade. Desde 2011, a Ação Cultural se tornou Ponto de Cultura por meio da aprovação do projeto Juventude, Cultura e Cidadania apresentado para seleção pública em edital do Ministério da Cultura em conjunto com a então Secretaria Estadual da Cultura (2011).
Mesmo não conseguindo concluir o novo projeto, a tempo de realizar inscrição para a seleção dos editais da Lei Paulo Gustavo, o cineclube realidade retoma suas atividades depois de quatro anos de inatividade em razão da total falta de atenção à cultura por parte dos governos Temer e Bolsonaro, agravado pela pandemia do coronavirus, e na expectativa de ser contemplado nos próximos editais da PNAB - Politica Nacional de Cultura Aldir Blanc. O que proporcionará compra de novos e potentes equipamentos, uma parte do que utilizamos é remanescente do investimento realizado durante os anos de 2012 à 2017 por meio do programa Cultura Viva - Pontos de Cultura, além de colaborar com despesas de custeio que possibilitarão garantir a qualidade da produção, o que sempre foi uma marca importante naquilo que a Ação Cultural realizou e realiza.
O Cineclube Realidade começou na Escola Estadual Júlia Teles, 2015 a 2017, depois prossegue itinerante em residências de sócios e parceiros da Ação Cultural (2019) , com o nome de Cine Circular e em 2020, durante a pandemia, esteve presente em duas das vinte e cinco lives da ação cultural transmitidas via facebook e youtube.
Nesta retomada o Cine Realidade está sendo abraçado pelos padres Andersom Gomes e José Soares, respectivamente pároco e vigário da Paróquia São Pedro Pescador no bairro Industrial.
A curadoria da programação abaixo é feita por Zezito de Oliveira, Maíra Ramos faz a produção, auxiliada por Zezito de Oliveira e Maxivel Ferreira fez/faz a peça gráfica de divulgação...
Nenhum comentário:
Postar um comentário