Data: 02/12/2025
Público presente: 56 pessoas (incluindo a produção)
– 1ª Turma –
[Primeiro Filme – Dois Riachões: Cacau]
Pergunta: “Teve algo mostrado no filme que marcou vocês?”
Respostas/opiniões de alguns alunos:
Dois Riachões - Cacau e Liberdade (Documentário)
• O testemunho de um dos trabalhadores que falou sobre o tempo em que trabalhadores que produziam o cacau não tinham acesso ao resultado do seu trabalho. Não podiam comer chocolate produzido no local.
• A forma de cultivo do Cacau, o cuidado, a preservação.
• Me lembrei, como referência, do estudo trabalhado que tive com minha turma no ano anterior sobre Bioma-Caatinga.
• A forma que eles tem de cultivar o cacau, sem destruir a floresta. O trabalho cuidadoso e realizado de forma sadia.
• [Iasmin] – A praga ter vindo como uma salvação para esses trabalhadores. É o efeito contrário de uma tragédia mas que permitiu conquistarem a soberania agrária.
[Segundo Filme – Keradó]
Pergunta 1: “Conseguem fazer alguma conexão do filme com a atualidade?”
Respostas/opiniões de alguns alunos:
• Professora Aline - Em comum em nosso território , temos a atividade de pesca de crustáceos e mariscos, tanto para venda quanto para consumo.
• As especulações imobiliárias que estão afetando negativamente os manguezais aqui em Socorro. Nosso ecossistema está sendo soterrado. As plantas nativas da nossa região estão entrando em extinção.
Pergunta 2 (de Zezito): “Como a questão da ecologia lhe impacta o prazer de viver?”
Respostas/opiniões de alguns alunos:
• Maria Vitória – A falta de verde me incomoda. As árvores sumindo, as águas poluídas.
• Renan – O aquecimento global, interfere no dia a dia. Faz com que percamos o prazer dessa vida, o calor intenso, a falta de vida do meio-ambiente.
• Miguel – As ações humanas contra o meio-ambiente estão sendo prejudiciais. É ruim ver a natureza sendo tão degradada.
• Elisa – A forma com a natureza está sendo afetada negativamente. Animais perdendo seu habitat natural, para a construção de mais prédios e demais estabelecimentos, que por consequência provocou a migração de pequenos animais para a área urbana. Como os micos, por exemplo.
Na foto acima o professor Zezito apresenta os presentes recebido como lembrança da parte da professora Aline e seus alunos, os quais realizam tratamento de mudas de plantas, na foto um cajueiro bem pequenino, além da produção de biofertilizante, foto e sabão de coco, este último fora da foto.
2ª Turma –
[Primeiro Filme – Dois Riachões: Cacau]
Pergunta: “Teve algo mostrado no filme que te marcou?”
Respostas/opiniões de alguns alunos:
• A dificuldade que vivenciaram no início de tudo.
• Apesar das dificuldades, foi tocante o testemunho do rapaz no final sobre finalmente poder "sentir o sabor do trabalho dele". Também o fato de não poderem dormir, por medo de autoridades aparecerem e tomarem o que era deles.
• A valorização deles, ver a organização sadia do produto com cacau. O protagonismo das crianças durante a conquista deles sobre a educação. Elas mostrando o orgulho de quem são, e representando o orgulho merecido que essas pessoas, esses trabalhadores conquistaram, e conquistam até hoje.
• Eles continuam nessa luta, e preservando esse movimento que faz bem à eles. Essa soberania alimentar que foi conquistada com muito esforço.
• O cuidado deles desde o cultivo até a colheita do cacau, e a produção do chocolate. Um trabalho não mais feito com exploração mas de maneira colaborativa, como cooperativa.
[Segundo Filme – Keradó]
Obs: Não houve pergunta devido ao tempo.
O ponto de vista do curador/articulador do Cineclube Realidade
Uma escola de ensino médio que lembra um campus de universidade pública, diferente de muitas escolas prisões municipais e estaduais, e aqui não apenas do ponto de vista físico/estrutural, como pelo modelo de gestão pseudo democrática imposto de cima pra baixo.
Um diretor que na juventude foi liderança de Viração, grupo político importantes do movimento estudantil nas décadas de 1980 e 1990.
Um professor de História, especialista em arte educação e politicas culturais e empreendedorismo cultural, também educador popular e agente cultural desde os 20 anos, e que começou acreditando na força transformadora da educação e da cultura , junto e misturado, dentro e fora da escola, que segue em frente porque “sonhos não envelhecem”..
Uma assistente de produção do Cine Realidade, Iasmin Feitosa, aluna vencedora de concurso interno da matéria "Empreendedorismo Cultural", ministrada pelo professor Zezito de Oliveira no Colégio Estadual Carlos Firpo em 2022, primeiro lugar com esboço de projeto "festival grastrônomico cultural". Agente Jovem Cultura Viva no Pontão de Cultura Digital e Midias Livres (2024/2025).
Uma liderança do Movimento Popular de Saúde, Edna Santos, que começou como agente cultural e educadora popular quando adolescente participando de iniciativas educativas, culturais e lutas comunitárias no bairro américa dos anos 1980 e inicio dos anos 1990, responsável como ponte que aproximou o diretor do IFS, José Franco de Azevedo, com o curador/articulador do Cine Realidade, Zezito de Oliveira.
Uma platéia formada por alunos instigados, engajados, motivados, antenados, alguns com brilho nos olhos e com alegria de viver, a maioria integrantes da segunda turma.
Uma professora, Aline de Jesus, comprometida com o aprendizado dos seus alunos na perspectiva da unidade teoria e prática, uma forma de educar necessária para que possamos ter mais alunos com brilhos nos olhos e alegria de viver.
SOBRE A 2ª MOSTRA MERCOSUL AUDIOVISUAL
Iniciativa do Ministério da Cultura e da Recam reúne 12 curtas de cinco países, reforçando a integração cultural e o olhar das novas gerações sobre o território latino-americano.
De 8 de novembro a 7 de dezembro, o público poderá conferir a 2ª Mostra Mercosul Audiovisual, que neste ano tem como tema Territórios e Paisagens em Transformação. As exibições ocorrem em 367 pontos culturais distribuídos em 250 municípios de todos os estados brasileiros e são gratuitas.
A iniciativa, promovida pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam), celebra a diversidade cultural e o olhar sensível das novas gerações sobre o território e suas histórias.
A Mostra será exibida em cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas públicas e comunitárias, escolas e instituições educacionais, centros educativos urbanos (CEUs) da Cultura, centros culturais, movimentos sociais, associações, museus e unidades socioeducativas, além de salas verdes e pontos do circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
As exibições são organizadas de forma descentralizada pelos pontos exibidores, que têm liberdade para propor atividades complementares junto às sessões. Em muitos locais, o público também poderá participar de conversas, debates ou oficinas.
Duas sessões, múltiplos olhares
A Mostra reúne 12 curtas-metragens de cinco países — Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Colômbia (país associado da Recam) — distribuídos em duas sessões: uma voltada ao público infantil e outra ao público em geral.
Na Sessão Infantil, produções como A menina e o Mar; Casa na Árvore e Os Macarus convidam o público a redescobrir o mundo pela curiosidade e pela poesia do cotidiano, enquanto No Están Solos II, De Onde Você É? e El Intronauta propõem reflexões sobre a convivência e a relação entre humanidade e meio ambiente.
Já a Sessão para o público em geral apresenta histórias que atravessam memórias, resistências e identidades regionais. Filmes como Dois Riachões: Cacau e Liberdade, La Tierra Sin Mal e Movimentos Migratórios destacam a força das comunidades que reinventam o território a partir da luta, da ancestralidade e da esperança.
Entre o real e o mítico, Keradó, Mita’i Churi e Luthier reafirmam o poder do audiovisual como espaço de encontro e expressão entre povos latino-americanos.
Sobre o Cineclube Realidade
O Cineclube Realidade teve as atividades do ciclo inicial realizadas na Escola Estadual Júlia Teles , como uma das ações do Ponto de Cultura Ação Cultural, a partir de agosto de 2015 até outubro de 2017, abrindo com o filme filme "Uma onda no ar" (comunicação periférica) e encerrando com o filme" Quando sinto que já sei” (estudantes com vez e voz nas escolas) , depois prosseguiu em Aracaju no ano de 2019, 2024 e 2025
O início da atividade se deu a partir da Oficina Rap Identidade Cultural, fruto de proposta realizada por ex-alunos da escola que formaram os grupos de rap Filosofia de Loucos e Resistentes da Favela.
O Cineclube Realidade foi criado para contribuir no desenvolvimento daquilo que é considerado como o quinto elemento do hip-hop, o conhecimento , os outros quatro elementos são: DJ, MC, Breakdance, Graffiti e Conhecimento. O DJ é o mestre de cerimônias, o MC é o vocalista que rima, o Breakdance é a dança, o Graffiti é a arte visual e o Conhecimento representa a consciência social, a história e os valores da cultura hip hop.
Sobre a Ação Cultural
A Ação Cultural é uma organização da sociedade civil pioneira no trabalho com dança moderna, audiovisual, teatro, cineclube e hip-hop, junto e misturado, voltado principalmente as crianças, adolescentes e jovens residentes na periferia de Aracaju e Região Metropolitana.
Foi criada no ano de 2004 por artistas e produtores culturais emergentes, além de educadores envolvidos com atividades de ação cultural nas periferias.
Se organiza buscando empoderar agentes e grupos culturais que atuam na periferia realizando de forma colaborativa reuniões, pesquisas de diagnóstico, oficinas de elaboração de projetos, produção de artigos/release, divulgação on-line, organização de portfólios, promoção de fóruns de debates, oficinas e mostras artísticas.
Sessões do Cineclube Realidade - 2ª Mostra Mercosul Audiovisual.
2ª sessão 19 de Novembro (Quarta-Feira) – Igreja São Pedro Pescador - Avenida João Rodrigues, 425, bairro Industrial – Aracaju – às 19h. Realizada
3ª sessão 02 de dezembro (Terça-Feira) - Instituto Federal de Ensino (Socorro) - Av. Perimetral B, s/n, Conj. Marcos Freire I, Nossa Senhora do Socorro - Sergipe.- 8 às 12 h. Realizada
4ª sessão - 05 de dezembro (Sexta-Feira) - Sede do Instituto Piabinhas no município de Nossa Senhora do Socorro, localizado no povoado São Braz, rua Vereador Deoclides Vasconcelos, n°44. - às 15h.




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