sábado, 13 de dezembro de 2025

Formidável filme "Evangelho da Revolução" aplaudido em Aracaju ao final da sessão..

O filme foi exibido em Aracaju na noite dessa sexta-feira, 12 de dezembro, no cinema do centro, localizado na Praça General Valadão no prédio do Centro Cultural de Aracaju, renomeado recentemente como  Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto.

A iniciativa partiu de uma ação em rede que juntou o Cineclube Realidade, a AVBR produções , a organização que está a frente da iniciativa Cinema do Centro que acontece dentro da sala Walmir Silveira, do professor Romero Venâncio (UFS) especializado em pesquisa e divulgação científica sobre Teologia da Libertação e temas afins nas áreas de filosofia, artes, politica  e  sociologia, principalmente.

E evidentemente com participação do diretor do filme,  François Xavier,  que cede o mesmo  sem cobrar licenciamento de exibição para cineclubes, movimentos e organizações sociais, grupos e iniciativas pastorais de base comunitária, comunidades eclesiais de base e etc..

E se para nós que fazemos a Ação Cultural, organização mãe do Cine Realidade, não há oposição entre o virtual e o presencial, assim como  "Entre cristianismo e revolução não há contradição", frase  espalhada pelos muros, faixas, cartazes e pinturas depois da tomada do poder pelos sandinistas,  pós revolução de 1979 na Nicarágua que derrubou o ridículo e sanguinário tirano Anastácio Somoza, embora por ironia histórica nos dias atuais... Quem conhece a história do processo histórico que se desenrola na Nicarágua entenderá melhor o que quero dizer com "ironia histórica" ... Para quem quiser começar a entender, recomendo AQUI AQUI

Logo, em razão disso , após a exibição do filme temos a produção do textão publicado no modo virtual e que principia nesse momento, mas a ser concluído e publicado  em no máximo dois dias. E seguindo essa lógica teremos em pouco dias a publicação de miniodoc  reportagem sobre esse sessão de exibição produzido por https://www.instagram.com/souraonismith/ , o qual iniciou a sua formação em audiovisual pelo Ponto de Cultura Juventude e Cidadania/Ação Cultural, trilhando e ampliando depois a sua capacitação técnica em outros espaços ou ambientes, incluindo o curso de formação em técnico de comunicação via SENAC-SE. Raoni trabalha atualmente na área comercial. Ele  também cuidou da cobertura fotográfica do evento e tão logo as fotos sejam disponibilizadas,  publicaremos  aqui. 

A segunda parte desse textão,  também contará com a contribuição de Iasmin Feitosa, a qual tem se revelado como eximia  redatora e   que começou um processo de formação na ação  em produção e gestão cultural como agente jovem cultura viva, o  que prossegue como assistente de produção do Cineclube Realidade. 

A participação do público variou entre 30 e 40 pessoas, com o detalhe de serem pessoas qualificadas e engajadas de diversas maneiras em processos de transformação social e existencial. A estas o nosso mais  sincero agradecimento pelas presenças e cumplicidade.

Algumas pessoas não puderam participar por diversos motivos, o principal deles foi por questões de trabalho, mas teve quem precisou se deslocar para um hospital a fim de visitar uma pessoa internada na UTI, e de forma inusitada quem se sentiu tão impactada pelo filme "Foi Apenas um Acidente",  exibido antes do "Evangelho da Revolução" e  que preferiu não ficar no cinema para assistir o segundo,  o que pretendia inicialmente, trata-se de um filme iraniano com enredo semelhante ao do "Agente Secreto" e superior a este na opinião dela, imagine,  se o agente secreto já é bom....



O filme "Foi apenas um acidente"  segue em cartaz no Cinema do Centro, vou assisti-lo, o que não poderia deixar de  ser , depois de um conversa  rápida,  mas bastante entusiasmada.

Já o filme "Evangelho da Revolução" poderá ser assistido em outra sessão alternativa em Aracaju como parte da programação mensal do Cineclube Realidade na Igreja São Pedro Pescador, nesse sentido estaremos mantendo contato com o diretor do filme para obter mais uma liberação, na verdade mais duas, porque há demonstração de interesse por parte de pessoas que desenvolvem um potente trabalho de educação popular e ação cultural no municipio de Poço Redondo , o qual está localizado no sertão sergipano e região onde a igreja católica mais avançou em nosso território em matéria de criação de condições e oportunidades para o exercicio da cidadania plena inspirada nos valores evangélicos mais genuínos ou autênticos.

Próximas sessões do filme "Evangelho da Revolução" em outras cidades, do qual temos conhecimento:  

13/12 Petrópolis - Cinemaxx Bauhaus - 17H

16/12 Lagoa Nova (MA) , auditorio da reitoria - 18H 

18/12 Pelotas (SP) -  Paroquia são jose operario - 19H30

18/12 Duque de Caxias - IFRJ -18h15

21/12 Osasco - Paróquia Nossa Senhora dos Remédios - 15h   

Sobre o Cinema do Centro, AQUI,  inaugurado recentemente e sucedâneo do Cine Vitória,  o qual deixou de funcionar a revelia do interesse público de quem sabe e reconhece a importância do cinema para o enriquecimento cultural e existencial. Quem fará reportagens e/ou trabalhos acadêmicos sobre o fechamento do Cine Vitória?

 Sobre o Cineclube Realidade 

O Cineclube Realidade teve as atividades do ciclo inicial realizadas na Escola Estadual Júlia Teles , como uma das ações do Ponto de Cultura Ação Cultural, a partir de agosto de 2015 até outubro de 2017, abrindo com o filme filme "Uma onda no ar" (comunicação periférica)    e encerrando com o filme" Quando sinto que já sei” (estudantes com vez e voz nas escolas) , depois prosseguiu em Aracaju no ano de 2019, 2024 e 2025

O início da atividade se deu a partir da Oficina Rap Identidade Cultural, fruto de proposta realizada por ex-alunos da escola que formaram os grupos de rap Filosofia de Loucos e Resistentes da Favela. 

O Cineclube Realidade foi criado para contribuir no desenvolvimento daquilo que é considerado como o quinto elemento do hip-hop, o  conhecimento , os outros quatro elementos são:  DJ, MC, Breakdance e o Graffiti. O DJ é o mestre de cerimônias, o MC é o vocalista que rima, o Breakdance é a dança, o Graffiti é a arte visual e o Conhecimento representa a consciência social, a história e os valores da cultura hip hop. 

Para este  final de 2025 e durante 2026 o Cineclube Realidade foi contemplado como um dos componentes  principais do Projeto Ação Cultural Juventude e Cidadania,   apresentado em seleção pública através do  Edital de Chamamento Público nº 11/2024 – Rede Municipal de Pontos de Cultura de Aracaju, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Política Nacional Cultura Viva com participação da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) - Prefeitura de Aracaju.

O projeto em tela prevê,  além da sessões de cinema mensal, oficina de audiovisual com celular (março-abril-2026), oficina de teatro popular (abril-maio-2025), mostra cultural (maio-2026), seminário introdutório de educação popular, ação cultural e participação social (junho-2026) e transmissão aberta de formação cultural no youtube (agosto-setembro-outubro 2026).

Sobre a Ação Cultural

A Ação Cultural é uma organização da sociedade civil pioneira no trabalho com dança moderna, audiovisual, teatro, cineclube e hip-hop, junto e misturado, voltado principalmente as crianças, adolescentes e jovens residentes na periferia de Aracaju e Região Metropolitana.

Foi criada no ano de 2004 por artistas e produtores culturais emergentes, além de educadores envolvidos com atividades de ação cultural nas periferias.

Se organiza buscando empoderar agentes e grupos culturais que atuam na periferia realizando de forma colaborativa reuniões, pesquisas de diagnóstico, oficinas de elaboração de projetos, produção de artigos/release, divulgação on-line, organização de portfólios, promoção de fóruns de debates, oficinas e mostras artísticas.

Zezito de Oliveira

Leia também: 

sábado, 29 de novembro de 2025

Filme ¨Evangelho da Revolução" será exibido no Cinema do Centro, Aracaju, em 12/12, com a apoio do Cineclube Realidade na mobilização do público.     


 O Evangelho da Revolução, retrato impactante da América Latina.                                                            Frei Betto  (*)     


segunda-feira, 24 de novembro de 2025    


En esta edición escucharemos y compartiremos la versión pop de la "Misa campesina nicaragüense", original de Carlos Mejía Godoy; constituye un hito en la incorporación de la teología de la liberación y la música folclórica nicaragüense en una obra musical compuesta para ser cantada durante la Misa. En 1979 la Orquesta Sinfónica de Londres y varios cantores españoles entre quienes estaban Ana Belén, Sergio y Estíbaliz, Miguel Bosé, Elsa Baeza y el trío Laredo, grabó la "Misa Campesina Nicaragüense" en un estudio de Madrid. Del álbum producido se vendieron más de 50.000 copias en menos de dos meses y alcanzó un disco de oro.


Cutumay Camones foi um icônico grupo musical de El Salvador, formado durante a guerra civil salvadorenha nos anos 80, conhecido por sua música de protesto que resgatava as raízes culturais e apoiava o movimento de libertação nacional, usando ritmos como cumbia e ranchera, e instrumentos tradicionais como marimba e acordeão, deixando um legado de resistência e memória cultural até hoje através de projetos como o Cutumay Guinama. 


Origem e Nome:
Formado em 1982, o nome vem de uma cidade em Santa Ana, local de uma batalha do FMLN em 1981, homenageando os caídos na luta.
Atuava como embaixador cultural do FMLN (Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional). 
Música e Estilo:
Misturava ritmos tradicionais salvadorenhos, como cumbia e ranchera, com instrumentos como marimba, acordeão e guitarrón.
Suas letras eram um forte chamado à luta, à identidade cultural e à resistência contra a opressão. 
Membros Principais (Formação Clássica):
Eduardo, Gabino, Ricardo, Paco, Teresa e Israel, com Lolo se juntando em 1984, formando a base de cinco membros permanentes. 
Legado:
O grupo se dissolveu em 1988, mas seu legado continua vivo. Teresa, uma das integrantes, ajudou a formar o Cutumay Guinama para manter viva a memória e a música.
Suas canções, como "Por Eso Luchamos" e "Vamos Ganando la Paz", são hinos da luta popular latino-americana. 

OUÇA AQUI (youtube) ou AQUI (spotfy)













Nenhum comentário: