informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
sábado, 4 de março de 2023
Comemorando o aniversário de Aracaju com música sergipana junto com as outras linguagens artisticas
A programação acima fictícia e meramente ilustrativa é uma forma inteligente e criativa de protesto por parte de artistas ligados ao festival live em suas mãos.
Uma programação mais diversa e plural deve ser composta por outras linguagens e atividades, inclusive com as escolas.
Quem pode se propor a ampliar a programação fictícia e meramente ilustrativa acima? Incorporando audiovisual, literatura, dança, arte de rua, passeios pelos lugares de memória da cidade, saraus e etc..
Esta iniciativa do coletivo live em suas mãos me lembra o verso da canção "Noticias do Brasil" de Milton Nascimento e Fernando Brant
"Aqui vive um povo que cultiva a qualidade, ser mais sábio que quem o quer governar!"
Já que sonhar não paga imposto, nao custa nada sonhar, não é mesmo!?
Semana passada, fizemos uma postagem idealizando uma programação com vários polos e artistas sergipanos para celebrar o aniversário de 168 anos de Aracaju, que seria plenamente possível de fazer, se tivéssemos uma @funcaju realmente preocupada com a cultura aracajuana. A postagem bombou 💣
A gente gostou tanto da brincadeira, que resolvemos montar mais uma programação alternativa para o aniversário da nossa cidade, que a gente ama tanto, com base em várias ideias que surgiram por aqui.
Já imaginou atravessar o rio sergipe no Tótótó, ao som de muito forró!? Ou de curtir uma roda de poesia no alto da Colina Santo Antônio!? Quem sabe um rock dos bons nos cajueiros!? E uma mostra aracajuana de cinema!? Foda, né!? Mas nada disso vai rolar
Mais uma vez a postagem tem como intuito provocar o debate público sobre gestão cultural da cidade e mostrar a gama de possibilidades que @edvaldonogueira e @luccorreia_ tinham para montar uma programação plural e representativa da cidade, mas preferiram fechar os olhos pro que temos de melhor, que é a nossa cultura.
Será que é tão difícil pensar numa programação como essa!? Pq não incluir mais artistas sergipanos no aniversário de sua cidade!? Tá faltando criatividade ou vontade política!? Ou os dois!?
Fica aqui, mais uma vez, o nosso repúdio e a nossa provocação!
E aí, oq vcs acharam dessa programação!? Ia ser lindo, né!?
Agora sim! Ficou mais completa, até porque parafraseando um grande poeta, contista e cronista , JC, também conhecido como Jesus de Nazaré,, "Nem só de pão vive o homem....." E fazer uma programação quase restrita a música, é repetir o erro das gestões..
Uma oração aqui, mas não a da banda mais bonita da cidade.. "No Pão de Açucar, de todo o dia,, Dai-nos Senhor, a poesia de todo o dia." Osvald de Andrade..
Nenhum comentário:
Postar um comentário