domingo, 5 de março de 2023

Só Alegria!! Só Emoção! Muita Confiança! Posse de Maria Marighella na Funarte

 https://www.youtube.com/watch?v=fhtCH6mud8Y


A Fundação Nacional de Artes - Funarte realiza Ato de Posse de sua nova presidenta, Maria Marighella, e de toda Diretoria Colegiada da instituição, nesta quinta-feira, 2 de março, às 19h, na Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, o evento intitulado As Artes Tomam Posse! faz parte de uma série de atos da nova gestão, voltados para a reconstrução das políticas culturais do país.

"Pelas mãos da ministra Margareth Menezes, serei empossada presidenta da Funarte na próxima quinta-feira. Assim como ela, a primeira mulher nordestina a ocupar esse posto. É com imensa alegria e responsabilidade que atendo a esse chamado", destaca a presidenta Maria Marighella. Na ocasião, além da presidenta, serão apresentados os nomes que vão compor a nova Diretoria Colegiada da Funarte. O evento contará com a presença de autoridades, artistas, dentre outros agentes da cultura. "Ao meu lado, também tomará posse a Diretoria Colegiada, que chega com a força das trabalhadoras e trabalhadores das artes, que reivindicam políticas com o compromisso de colocar as artes de volta na vida do povo e da democracia brasileiras. Esta Funarte retomada é radicalmente democrática e tem a cara, o corpo e a energia da pluralidade do nosso povo. Uma Funarte que é nossa, de todo o Brasil”, celebra a presidenta.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da @TVBrasilGov no YouTube e pelos canais oficiais da Funarte.

Ato de Posse da Presidenta e da Diretoria Colegiada da Funarte FUNARTE RETOMADA As artes tomam posse! Dia 2 de março | 19h SALA CECÍLIA MEIRELES Rua da Lapa 47, Centro, Rio de Janeiro (RJ)


Conheça nossa nova presidenta, Maria Marighella ✨

Maria Fernandes Marighella nasceu em Salvador (BA), no dia 16 de janeiro de 1976. Traz, no próprio sobrenome a lembrança do valor da democracia, sendo neta de Carlos Marighella, considerado um dos símbolos da luta democrática contra a ditadura civil-militar. Ativista da cultura, formou-se em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Trabalhou como atriz, professora e produtora teatral. Atuou como coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Também foi diretora de espaços culturais e assessora especial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Recentemente, em passagem por essa instituição, contribuiu para a construção e aprovação da Lei Aldir Blanc, que possibilitou o auxílio emergencial para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura. Integrou, como consultora de políticas para as artes, o Grupo Técnico de Cultura da Transição do Governo Federal.

Em 2020, junto à ManifestA ColetivA, movimentação cidadã de ocupação da política institucional, foi eleita vereadora da capital baiana pelo PT e atuou em prol da cultura, na centralidade de um projeto para Salvador, cujo objetivo é a justiça social e o bem-estar de todas as pessoas. Foi também durante o seu mandato na Câmara Municipal da Capital Baiana que Maria Marighella assumiu a gestão do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, além de integrar as comissões permanentes de cultura e de defesa dos direitos da mulher da casa legislativa soteropolitana. Fundou e presidiu, ainda, a Frente Parlamentar Mista Ambientalista de Salvador. Integrou o Conselho Municipal de Política Cultural e tornou-se conselheira da Academia de Letras da Bahia.

@MariaMarighella se licencia do cargo de vereadora para se tornar a primeira mulher nordestina a ocupar a Presidência da Funarte.

#FunarteRetomada
#AsArtesTomamPosse
#Funarte
#MinC 




Nenhum comentário: