quinta-feira, 14 de setembro de 2023

A revoluçao chilena ansiava o futuro com muita ação cultural transformadora e investimento no ciberespaço nascente...

 Ressuscitemos Allende, Victor Jara, Pablo Neruda e tantos outras hermanos lutadores e hermanas lutadores em nós e nas futuras  gerações...

Pela leitura abaixo, podemos perceber uma das razões porque os militares golpistas do Chile partiram com tanta força de violência e  destruição para cima de artistas e intelectuais chilenos e de outros países que estavam ajudando no processo de transformação, bem como de suas memórias e legados...

A grande obra é cuidar das pessoas e a grande batalha é no campo da memória e da cultura.


Os escritórios da inovadora gravadora estatal do governo de Unidade Popular, Industry de Radio y Televisión. (Pablo Castro Zamorano)

Ouça a trilha sonora do Chile de Salvador Allende

TRADUÇÃO
GERCYANE OLIVEIRA

Durante anos, a história do governo da Unidade Popular do Chile, sob o comando de Salvador Allende, só pôde ser conhecida por meio de fotografias e documentos escritos. Graças a uma nova pesquisa, a música envolvente e politicamente engajada que ele ajudou a produzir está sendo ouvida online ainda hoje.

Esta semana marca o 50º aniversário do golpe de Augusto Pinochet no Chile e o trágico fim do governo da Unidade Popular de Salvador Allende. É um momento para relembrar, mas também é uma oportunidade para explorar episódios menos conhecidos do experimento de mil dias de governança social-democrata no Chile.

Um desses episódios, que agora vem à tona, diz respeito aos esforços de Allende para nacionalizar a indústria cultural do Chile e criar uma sociedade de consumidores democrática e inovadora. Por exemplo, vários estudos importantes recuperaram a história da Editora Nacional Quimantú. Nacionalizada pelo governo da Unidade Popular, essa editora estatal tinha como objetivo produzir edições baratas de grandes obras literárias e intelectuais globais, com o objetivo final de integrá-las ao patrimônio cultural mais amplo da classe trabalhadora.

Um dos projetos mais ambiciosos do governo da Unidade Popular centrou-se na nacionalização da RCA, a multinacional americana de bens de consumo eletrônicos. Ao comprar o controle acionário da empresa, Allende acreditava que a empresa – rebatizada de Industry de Radio y Televisión (IRT) – poderia fabricar “rádios e TVs socialistas”. Aproveitando os benefícios da tecnologia moderna, acreditava-se que essas tecnologias modernas de consumo – semelhantes ao famoso projeto Cybersyn – poderiam ajudar a integrar a sociedade em um projeto nacional holístico, diferente do individualismo burguês do capitalismo de consumo.

https://jacobin.com.br/2023/09/ouca-a-trilha-sonora-do-chile-de-salvador-allende/

https://youtu.be/bPUSbCTHq5c


A revolução cibersyn

Cinco lições de um projeto de computação socialista no Chile de Salvador Allende.


Embora muitas vezes nos digam que o passado contém lições sobre como abordar o presente, raramente olhamos para tecnologias mais antigas em busca de inspiração. Mais raro ainda é sugerir que as experiências históricas das nações menos industrializadas podem ter algo a ensinar-nos sobre os problemas tecnológicos de hoje - e muito menos que um projecto socialista com décadas de existência poderá oferecer formas de pensar sobre as tecnologias promovidas pelos capitalistas de Silicon Valley.


No entanto, um sistema de computação construído no Chile socialista na década de 1970 – o Projecto Cybersyn – oferece inspiração sobre como deveríamos pensar sobre a tecnologia e os dados hoje.


O Projeto Cybersyn foi um projeto tecnológico ousado vinculado a um projeto político ousado. Surgiu no contexto do caminho pacífico do Chile para o socialismo: Salvador Allende conquistou a presidência chilena em 1970 com a promessa de construir uma sociedade fundamentalmente diferente. O seu programa político faria do Chile um Estado democrático-socialista, com respeito pela constituição do país e pelas liberdades individuais.


https://jacobin.com/2015/04/allende-chile-beer-medina-cybersyn/


O AMOR


https://www.youtube.com/watch?v=-5CUF1Bf3gk





https://www.youtube.com/watch?v=L1M9oJ2fF5M





Nenhum comentário: