quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Viva Cosme e Damião! Lista de canções de 27 de Setembro de 2023.

 https://www.youtube.com/watch?v=f6Ca6wExGT4


https://www.youtube.com/watch?v=gQC4ylaAdWw


https://www.youtube.com/watch?v=ctS5oLLB7Zs


sábado, 28 de setembro de 2019

Parece que essa ausência das crianças, da alegria barulhenta delas, nos denuncia que há uma mudança muito ruim à nossa volta. 

Há gente que está desvirtuando e demonizando esse jeito simples de ser criança, de correr atrás de doces, de reverenciar  os santos médicos, que para o gosto popular, foram sincretisados como crianças. Verdadeiros arquétipos da alegria, da simplicidade do jeito bom de ser eternamente criança. 

Não há espaço para isso mais. Mas não culpem a pandemia. Isso começou bem antes. Começou quando a intolerância seletiva passou a ter espaço, quando gente corrupta resolveu acabar com a corrupção, dos outros. Quando os supostos evangélicos passaram a agir na contramão do que pregam os evangelhos, quando o preconceito, o racismo, a homofobia e tudo mais de ruim, que  os auto proclamados “gente de bem“, perderam a vergonha de mostrar publicamente. Foi desde que espancar pessoas homoafetivas, amarrar meninos negros em postes e que começaram a bradar que bandido bom é bandido morto. 

Que saudade do tempo que eu, menino, corria pela rua atrás de um saquinho de doces. Juro, não era pelos doces,mas pela alegria da tão característica  de uma infância bem vivida.

Hoje minha oração tem endereço certo, eu a dirijo aos santos médicos, aos populares santos meninos, peço a eles que pelo bem desta nação,  tornem Jesus,  que disse que o reino era dos puros, das crianças, dos ladrões e das prostitutas, antes de ser dos sacerdotes, que ele, o divino mestre,  como fez no tempo quando andava nesta terra, de chicote na mão, expulse essa gente falsa, esses vendilhões que dizem falar em Seu nome. Essas pessoas que querem demonizar a alegria, a simplicidade e a bondade .

 São Cosme e São  Damião, os santos médicos, Doum, Crispim Crispiniano, Caboclinhos da mata e toda sorte de crianças nós estamos pedindo, venham interceder por nós, porque já estamos perdendo a alegria, essa alegria infantil de nossas crianças interiores que sempre nos ajudaram a seguir em frente com confiança.

Salve Cosme e Damião ! Salve  os Erês ! 

SALVEM AS NOSSAS CRIANÇAS!



💒✝️ São Cosme e São Damião nasceram em 260, na cidade de Egéia, na Arábia. Gêmeos e de família nobre, foram criados na fé cristã desde pequenos. Já crescidos, mudaram para a Síria e se formaram em medicina, tornando-se médicos famosos na época. Usando esse dom, eles atraiam pacientes para a fé enquanto os tratavam, sem cobrar por seus serviços.
Depois de um tempo foram acusados pelo imperador Diocleciano de feitiçaria e pregação de seita proibida, e condenados à morte em 303. Ao ouvirem as palavras acusatórias, responderam: “Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder”. Primeiramente foram apedrejados, mas sobreviveram. Depois tentaram queima-los em praça pública, mas o fogo não os atingiu. Decidiram então afogá-los, mas também sobreviveram. Por fim, o imperador ordenou a decapitação dos irmãos, os quais foram sepultados pelos mesmos pacientes dos quais haviam cuidado, muitos deles convertidos depois de presenciarem tamanho martírio.
Os santos são celebrados no dia 26 pela Igreja Católica, mas como a Basílica em homenagem aos santos foi inaugurada no dia 27, além do fato de serem gêmeos, as comemorações se estendem aos dois dias.  Nas religiões de origem africana, o sincretismo é com o Orixá Ibejis, o Orixá-Criança (duas crianças gêmeas), vindo daí o costume popular de distribuir doces às crianças durante as festas, sendo sua festa realizada no dia seguinte, 27 de setembro. A tradição de distribuir doces foi inspirada nos dois irmãos, pois ambos davam guloseimas para crianças a fim de diminuir o sofrimento dos duros tempos da época.
Uma das igrejas mais antigas do Brasil foi aos santos consagrada: a Igreja dos Santos Cosme e Damião, localizada no município de Igarassu em Pernambuco, a 30 quilômetros do Recife. Levantada a mando do capitão Afonso Gonçalves para celebrar uma vitória contra os índios Caetés em 1535, foi depredada durante a invasão holandesa a Pernambuco e reconstruída em 1654. Em 1690, veio abaixo novamente, para ser reerguida em 1696. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1951.
IMAGEM: A túnica verde representa a esperança e o manto vermelho representa o martírio dos irmãos. O colarinho branco simboliza a pureza exercida através da medicina. Os medalhões simbolizam a fé dos irmãos, e trazem o rosto de Cristo, o médico dos médicos. A pequena caixa representa os remédios que preparavam para os pacientes, por isso são considerados padroeiros dos farmacêuticos. E finalmente a palma, que representa a vitória sobre os pecados e sobre a morte. 🕯️🙏🕯️
#diadossantoscosmeedamiao
#historiadareligiosidadecatolica
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.
👉 Para saber mais sobre os Ibejis, divindades das religiões de matriz-afro, que foram sincretizadas com os santos Cosme e Damião, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/.../hoj...
⏳#muitahistoriapracontar⌛




Nenhum comentário: