sábado, 16 de dezembro de 2023

A morte do filósofo Antônio Negri e o legado que nos deixa para o enfrentamento ao império neoliberal e/ou neofascista.

 Uma das  diferenças de Milei com relação a  Bolsonaro é  porque o primeiro extinguiu de uma só tacada o ministério da educação e o da cultura na Argentina. Já Bolsonaro prosseguiu a obra destrutiva de Temer com relação ao ministério da cultura e seus programas e com relação ao  MEC foi destruindo-o este e a  educação pública  por dentro. E essa história pode ser continuadamente  lembrada e de maneiras diferentes , não é bom deixar isso apenas para períodos de campanha eleitoral. 

Por outro lado se os rumos do MEC e da educação pública brasileira não forem revistos, e um outro Bolsonaro a ser eleito em um Brasil ainda mais em transe do que  elegeu tanto este como Milei na Argentina ou outro neoliberal como Temer, poderá extinguir o MEC sem problema, graças ao avanço da política de privatização por dentro, infelizmente mantida pelo atual governo da frente ampla liderado pelo PT. 

Esta política já vinha sendo levada a cabo dentro do MEC por meio da parceria com as fundações e institutos empresariais desde o governo Dilma e concomitante em muitos governos de centro esquerda aqui no nordeste.. Já nos estados do sul e sudeste, a estratégia avançou com os governos de  direita e de extrema direita. Estas fundações e institutos empresariais também investem pesado na eleição de parlamentares e prefeitos defensores do ideal neoliberal de sociedade e de educação.

Quanto a nós do campo democrático-popular precisaremos rever muito do que nos propomos a fazer para lidar com essa situação. Em especial, em contexto de recrudescimento de um modo de pensar e se relacionar  com marcadores neoliberais e neofascistas muito bem sedimentados, a ponto de formar ou conformar um ethos social e cultural bem forte e difícil de transpor, isso se ficarmos presos aos modelos  conhecidos. Essa reflexão me vem a tona a partir da morte do filósofo italiano, Antônio Negri, fato ocorrido no dia de hoje, conforme comunicação do professor Romero Venâncio.


LIVE-HOMENAGEM

1977 - ANTONIO NEGRI ARRASTA FOUCAULT PARA A COZINHA DA AUTONOMIA OPERÁRIA

Com Romero Venâncio (UFS)

Sábado. 16/12. As 19h. no Instagram romerojunior4503

https://www.youtube.com/watch?v=qVvr4J3TV3Y 



Para saber mais  sobre 

Antonio Negri na wikipedia.  



Antonio Negri em Outras Palavras


Um dos maiores intelectuais marxistas morreu hoje. Antonio Negri foi sentenciado a 12 anos de prisão por suas ideias. Suas ideias envolviam práticas revolucionárias. Quem leu a trilogia "Império", "Multidão" e "Bem-estar comum", sabe o quanto são fundamentais para se pensar qualquer possibilidade revolucionária nos dias de hoje. Ele explicou a Primavera Árabe e os novos movimentos de resistência antes mesmo de eles existirem.









Nenhum comentário: