terça-feira, 19 de dezembro de 2023

O encontro da diversidade cultural de Nossa Senhora do Socorro acontece nessa sexta-feira, dia 22 de dezembro de 2023

 

A 2ª Exposição de Artes e Cultura Socorrense - O encontro da diversidade artística e cultural  de Nossa Senhora do do Socorro  pretende reunir, refletir, prestigiar e dar a conhecer aos jovens de Socorro  a riqueza cultural da sua cidade, além dos atores culturais que a produz e a mantém. Além de conhecer, é preciso despertar e motivar, principalmente os mais jovens, para que cuidem da  herança cultural forjada ao longo de tantos anos na cidade.

A Exposição de Artes e Cultura Socorrense é organizada pela Confraria Cultural Socorrense (CCS), que se constitui com a participação de cinco pessoas físicas, unidas por laços de amizade e que tem como objeto de pesquisa “o fazer artístico e cultural no município de Nossa Senhora do Socorro”. A CCS não tem fins lucrativos e nem fins político partidário. É tão somente composta por livres pesquisadores que, além de exercerem suas profissões de formação, também se dedicam a pesquisas de campo e documental sobre os elementos que compõem o patrimônio cultural nos limites do município de Socorro. O ponto de culminância dessas pesquisas e observações é a realização da exposição dos trabalhos de artistas locais no mês de dezembro.

A Exposição de Artes e Cultura Socorrense acontecerá no dia 22 de dezembro de 2023, no Colégio Estadual João Batista Nascimento (JBN), localizado na Rua A-27, S/Nº, Conjunto Marcos Freire II, Nossa Senhora do Socorro, próximo ao mini shopping São Braz, unidade escolar parceira  desde o primeiro evento ocorrido no ano de 2022.

A exposição pretende iniciar às 15h com rodas de conversa sobre os temas: superação, profissionalismo, importância das atividades culturais para a comunidade e o poder da autoestima. Seguindo para a segunda etapa da programação que terá início às 17h que contemplará:

- as manifestações artísticas expressas em diferentes linguagens: canto, dança, fotografia, vídeo, literatura, artes visuais e  etc., tanto para estudantes do JBN quanto para os artistas do município; - o artesanato local é o destaque, dando a oportunidade de aproximação entre artesãs/artesãos e público consumidor; - a culinária típica do município é outro destaque, promovendo espaço jovem empreendedor e degustação para o público visitante. Também haverá  venda de livros novos, com seus respectivos autores e livros usados com a presença de sebo, entre outras atrações.

O evento é gratuito e contamos com a presença e o carinho de todos os participantes e visitantes para que seja um sucesso assim como foi a edição do ano de 2022.

"EM UM LUGAR ONDE NÃO HÁ ATIVIDADES CULTURAIS A VIOLÊNCIA VIRA ESPETÁCULO."

A partir das 19 horas estaremos refletindo em uma roda de conversa sobre a importância do investimento público em cultura de base comunitária, visando colaborar com a qualificação do repertório cultural da população e melhoria da educação, da  saúde, da segurança pública, da profissionalização e abertura de postos de trabalho no campo da arte e da cultura. ZdO

Nenhum comentário: