sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

BRASILEIRO, NORDESTINO, SERGIPANO E ARACAJUANO COM MUITO ORGULHO E COM MUITO AMOR na 2ª Exposição de Artes e Cultura Socorrense

 Gratidão aos companheiro fazedores de cultura de Nossa Senhora do Socorro  que sugeriram o meu nome para falar sobre cultura no evento  2ª Exposição de Artes e Cultura Socorrense - O encontro da diversidade artística e cultural  de Nossa Senhora do do Socorro . O qual será realizado no dia de hoje, das 17 às 22 horas na Escola Estadual João Batista Nascimento, Conjunto Marcos Freire II.

Me vejo contemplado na liberdade que me deram para escolha do tema. E neste sentido , tratarei de politica cultural voltada a fortalecer o investimento para diminuir os índices de violência na linha do que afirma a frase “Em um local onde não há atividades culturais a violência vira espetáculo”, ou seja,  sobre a importância do investimento em ação cultural de base comunitária para a construção de um ambiente social saudável  acolhedor e seguro, o que inclusive é preconizado pelo Papa Francisco na Enciclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos) , e através do programa educativo-cultural-esportivo do Vaticano, denominado  “Scholas Ocurrentes” ou Escola de Encontros.

Portanto tratarei do tema Cultura, destacando menos a sua dimensão simbólica e mais o aspecto cidadão, poderia destacar também o aspecto econômico, mas este ficará para outra oportunidade.

Sobre tratar da dimensão simbólica, da identidade e da diversidade cultural sergipana, sob uma perspectiva mais estritamente estética e/ou histórica,  reconheço menos competência para tratar do tema, embora esteja avançando neste sentido, para assim poder de forma integral fazer jus ao refrão  que abre esta nota.

Por ora preciso chegar a uma Sergipanidade  mais completa, porém fazendo o caminho inverso da maioria, o que no meu caso começou pelas experiências, leituras e estudos culturais a partir  do aspecto político-cidadão e econômico.

É assim que estamos fazendo desde  as décadas de 1980 e 1990 no Bairro América em Aracaju,  através da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro América (AMABA) e nas duas primeiras décadas do ano 2000 no Conjunto Jardim em Socorro, por meio do Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente com Arte (ECARTE)  e da Ação Cultural/Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.

https://www.youtube.com/watch?v=RPXDVpZl_IE

https://www.youtube.com/watch?v=sO6oSFqtkeE&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=ZDYg87qhY2Q&t=5s


José Cosme (Nano) no "Ao Vivo" sobre o Projeto Reculturarte (Reeducação, Cultura e Arte)

https://www.youtube.com/watch?v=OKAL9z93IRw&t=920s


Leia também:

PARA AVANÇAR E CONSOLIDAR A REVOLUÇÃO CULTURAL HUMANISTA - Formação – Profissionalização - Sustentabilidade


 

Nenhum comentário: