domingo, 10 de dezembro de 2023

#acaocultural Segunda reunião de refundação da Ação Cultural acontece em 10 de dezembro de 2023 no dia internacional dos direitos humanos. Um bom sinal!!

 


Assista vídeo curto da ONU alusivo  aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. AQUI

Além deste, um outro  bom  sinal é a Refundação da Ação Cultural acontecer em quase um ano do inicio do governo Lula 3. 

Em meio a implementação da Lei Paulo Gustavo e inicio da aplicação da Politica Nacional de Cultura Aldir Blanc






















Acima apresentação de dança de adolescentes e jovens da Ação Cultural/Ponto de Cultura  Juventude em Cidadania no Sarau Multicultural em novembro de 2016 no Teatro Lourival Batista em Aracaju.

Abaixo, sessão do Cineclube Realidade apoiado/incentivado pela Ação Cultural de 2015 a 2017 na Escola Júlia Teles no Conjunto Jardim, periferia de Nossa Senhora do Socorro, grande Aracaju.

Também acontece no tempo litúrgico do advento e em meio as celebrações de agradecimento a vida de Alberto Ruz Buenfil ou Alberto Coyote que se despede fisicamente do convívio em nosso planeta.


Para conhecer melhor Alberto  Ruz assista/ouça  

Leia também:

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Refundar a Ação Cultural para possibilitar criar meios para nos conectarmos aos corações e mentes da nossa gente que vive nas periferias geográficas e existenciais, em especial crianças, adolescentes e jovens, como propõe o Papa Francisco afim de disputá-las com a indústria cultural,  com os cristãos fundamentalistas e com o tráfico de entorpecentes. O que  não é uma tarefa fácil, mas que partidos de esquerda,  sindicatos, escolas  universidades e igrejas progressistas, mesmo importantes e necessários, sozinhos e isolados, já  não conseguem dar conta.

Sobre a Campanha da Fraternidade 2024 (Fratelli Tutti - Amizade Social), assista/ouça AQUI

CARTA ENCÍCLICA   FRATELLI TUTTI DO SANTO PADRE  FRANCISCO SOBRE A FRATERNIDADE E A AMIZADE SOCIAL   AQUI

A programação da segunda reunião terá inicio às 15 horas com análise de conjuntura sobre o contexto das politicas culturais no Brasil em tempos de guerra cultural da extrema direita, com o professor Romero Venâncio (UFS). 20 minutos

Em seguida com análise de conjuntura das politicas culturais em Sergipe, em tempos de editais da Lei Paulo Gustavo e conferência de cultura, com Gilson Reis (coletivo de capoeira e Ação Cultural) . 20 minutos

Participação dos presentes a reunião  respondendo as duas falas inspiradores/instigadoras acima...

Apresentação dos novos diretores e conselheiros fiscais da Ação Cultural – Rápidas palavras da  parte de cada um

Apresentação de perspectivas para o planejamento das atividades da Ação Cultural em 2024. Em rápidas pinceladas,  por Zezito de Oliveira (assessor de projetos da Ação Cultural)

Nenhum comentário: