domingo, 17 de dezembro de 2023

ANIVERSÁRIO DO PAPA FRANCISCO. NOTINHA

 Romero Venâncio

Desde 2016 acompanho e monitoro as redes digitais da chamada "extrema direita católica". O objetivo fundamental dessa gente é destruir a memória do Concílio Vaticano II e desfigurar diariamente a imagem do Papa Francisco. Adoram o mofo do passado e perdem a visão do presente. Típico de um catolicismo anacrônico e doente em seu ódio ao mundo. Jamais perceberão a grandeza do Papa Francisco. Não percebem a singularidade do momento histórico. São nanicos querendo ser grandes sem as costas de gigantes para subir. Vivemos um instante incomum: trata-se de um momento histórico raro na história da Igreja Católica romana - o Papa é melhor do que a Igreja. De um modo geral, na história da Igreja Católica era o contrário. Francisco conseguiu um feito singular. Vida longa ao Papa, "fraticelli" entre nós.


Vejam os detalhes do set da produção do filme: "“Papa Francisco. Um homem de palavra”, 2018 de Wim Wenders. Impressionante!!!


"O olhar de Wim Wenders, capaz de contar o mundo do visível e, ao mesmo tempo, vislumbres do invisível, só podia ser o mais atento e apto para realizar um filme sobre e com o Papa Bergoglio."
Pe. Dario Viganò. Sobre o filme: "“Papa Francisco. Um homem de palavra”, 2018.

Assista ao trailer oficial do novo filme de Wim Wenders, Papa Francisco – Um Homem de Palavra.
“Papa Francisco – Um Homem de Palavra” pretende ser uma viagem pessoal com o Papa Francisco, em vez de um documentário biográfico sobre ele. As ideias do Papa e a sua mensagem são centrais neste documentário, que se propõe a apresentar o seu trabalho de reforma e as suas respostas às questões globais de hoje. Desde a sua profunda preocupação com os pobres e a desigualdade de riqueza, até ao seu envolvimento nas questões ambientais e na justiça social, o Papa Francisco envolve o público cara a cara e apela à paz.








PAPA FRANCISCO E O CINEMA. HOJE/DOMINGO. AS 19:30H. NO YOUTUBE
Na semana em que comemoramos os três anos de existência do Canal NÃO É HERESIA, vamos destacar a figura do Papa Francisco no cinema. 10 anos de papado. Dia do aniversário de Jorge Mario Bergoglio (87 anos!). O Papa Francisco assume a liderança do catolicismo romano no mundo a partir de março de 2013. Vamos destacar três filmes onde a figura do Papa é central:
* O Papa Francisco. o Papa de todos. Music Brokers, 2014
* Papa Francisco. Um homem de palavra. Wim Wenders, 2018.
* Dois Papas. Fernando Meirelles, 2019.
Dois documentários e uma "ficção". O comum aos três filmes: a raridade da figura de Jorge Mario Bergoglio... Padre, bispo, cardeal... Argentino... Jesuita... Os modos simples de viver e encarar o mundo. A relação com os pobres nas periferias da Argentina. Tomaremos como referência bibliográfica um dos melhores livros sobre as ideias e práticas do Papa argentino. Trata-se de: "A teologia do povo - raízes teológicas do Papa Francisco" de juan Carlos Scannone (editora vozes, 2019). E ainda citaremos o filme argentino: "Elefante Branco" Um filme de Pablo Trapero produzido em 2012. Uma película que trata da história de dois padres: Julian e Nicolás e a assistente social Luciana. Eles lutam para melhorar as condições de vida de uma favela na periferia de Buenos Aires. Mas seus objetivos entram em conflito com os interesses do governo, do tráfico e da própria Igreja. O filme contextualiza bem a Igreja Católica em Buenos Aires.



Nenhum comentário: