sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO! Chico Alencar

Nossa Senhora Grávida - Valéria De Alvarenga - pinterest


                                                                                                           Há centenas de Nossas Senhoras - Aparecida, da Glória, do Desterro, das Neves, dos Navegantes etc. Todas referenciadas em Maria, mãe de Jesus, figura ímpar nas celebrações natalinas que chegam.

Nossa Senhora da Conceição, ou da Concepção, louva a sublime possibilidade da fecundação, da geração de outra vida. Estranho que tenha sido tão pouco retratada uma Maria grávida, como se isso a maculasse...

"Eu vi a mulher preparando outra pessoa/ o tempo parou pr´eu olhar para aquela barriga/ a vida é amiga da arte/ é a parte que o sol me ensinou", cantou a saudosa Gal Costa, em linda composição de Caetano Veloso. 

"Preparar outra pessoa" ´sempre redime, tira toda mácula: daí Imaculada Conceição. Daí nosso dever, enquanto sociedade, de possibilitar a todas os direitos reprodutivos, o planejamento familiar, a gravidez consciente, apoiada e sem riscos. É fundamental o cuidado para com quem deseja -  e como é forte esse desejo, tão natural - gerar outra vida.  O Poder Público também tem que prover políticas públicas de saúde a respeito.

Hoje, no Brasil, Nossa Senhora da Conceição é especialmente homenageada em capitais como Salvador, Recife, João Pessoa, Maceió, Teresina, São Luís, Aracaju, Manaus, Belém, Macapá, Boa Vista, Cuiabá e - fora do Norte e Nordeste - Belo Horizonte. Aém de dezenas de outras cidades (se você conhece algumas em que é feriado, coloque aqui, por favor. No estado do Rio de Janeiro, Nossa Senhora da Conceição é reverenciada em Nilópolis, Belford Roxo, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Resende  e Rio das Ostras).

Que não seja um simples feriado! Nesse tempo de Natal, que essa data possibilite uma reflexão sobre como temos garantido vida digna a quem concebe, sobretudo nesse país tão injusto, de tanta pobreza, abandono e miséria. De tanta irresponsabilidade, com a persistente cultura machista, por parte de parceiros levianos do milagre da fecundação. Homens que não assumem seu papel na criação dos filh@s.

A inspiração das Marias que misturam dor e alegria neste Brasil 2023

Leia mais em Carta Capital AQUI 



https://www.youtube.com/watch?v=Z4CidIbp-t8


https://www.youtube.com/watch?v=jBnedtBKUso



https://www.youtube.com/watch?v=r1bBD4f3MTc



Nenhum comentário: