informações voltadas ao fortalecimento das ações culturais de base comunitária, contracultura, educação pública, educação popular, comunicação alternativa, teologia da libertação, memória histórica e economia solidária, assim como noticias e estudos referentes a análise de politica e gestão cultural, conjuntura, indústria cultural, direitos humanos, ecologia integral e etc., visando ao aumento de atividades que produzam geração de riqueza simbólica, afetiva e material = felicidade"
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
Neste 13 de dezembro salve Luiz! Salve Santa Luzia! Salve os amantes da arte e da cultura do sertão! Salve os amantes de todos os cantos e modos de amar! Salve as crianças!
Eita! Joaquim, o tempo da memória fica tão misturado que a gente até esquece desse acontecimento tão importante, em especial para nós nordestinos e amantes da arte e da cultura. Por outro lado, também foi o dia em que Irene e este que escreve nos casamos na Igreja Católica em uma cerimônia que não podia deixar de ser simples, mas com um toque diferente na celebração e na festa pós o ato litúrgico na igreja, realizada no salão paroquial com danças circulares e uma apresentação de Minho San Liver o qual cantou voz e violão, tendo cantado também na celebração, o que foi inédito para ele, mas o que nos garantiu um clima mais simples, diminuindo o peso da "formalidade" caracteristica.
Também cantamos na celebração, eu e Irene, a bela canção "Companheira" dos manos Zé Vicente e Babi Fonteles, ambos do Ceará e como você, infuenciado pelo saudoso mestre Luiz Gonzaga, o qual também teve uma de suas canções cantadas por Minho San Liver, embora este tenha destaque aqui em Sergipe no universo do rock romântico.
E assim ficamos muito felizes, desse nosso casamento no "católico" ter acontecido no dia de Santa Luzia e no dia do nascimento do inesquecivel Rei do Baião, memória que deve sempre ser lembrada e reavivada em nós, como faz você.
Música da autoria de Babi Fonteles, interpretado originalmente por Zé Vicente e Babi . Um dos momentos mais fortes da celebração do meu casamento com Irene Caiapó Txucarramae no dia 13 de dezembro de 2013. Interpretada por mim e por ela como parte da liturgia. As vozes nesta versão são de companheiros (as) da Pastoral da Juventude de Guarulhos.
---------------------------------
As outras músicas que compuseram a liturgia e a recepção, entre outras, foram: Cântico dos Cânticos do Padre João Carlos, Oração da Familia do Padre Zezinho, Brinde ao Amor de Zé Vicente, Cheia de Charme de Guilherme Arantes, Léo e Bia de Osvaldo Montenegro, Hino ao Amor de Renato Russo , Eu quero Apenas de Roberto Carlos , João e Maria de Chico Buarque, canções de Luiz Gonzaga e etc...
Flor, singela flor, / a um mestre,Luiz,/ que nos fez feliz, / cantando o Ser-tão. / Luiz do Baião, /do xote, xaxado;/Salve o seu legado,/Salve, Gonzagão!zv
tarde de 13 de dezembro de 2023
HOJE É DIA NACIONAL DO FORRÓ - O Dia Nacional do Forró foi criado em 2005 para homenagear Luiz Gonzaga. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o forró como patrimônio cultural do Brasil.
Na época, o conselho formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil também elegeu o forró como um supergênero musical, por reunir diversos ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.
A palavra forró pode abranger desde a música, até a dança, a cultura e as atividades ligadas a ela.
Parabéns pelo aniversário de casamento, Zezito e Irene, e pela lembrança do significado do dia 13 de dezembro, data do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e dia de Santa Luzia para os católicos romanos.
3 comentários:
Parabéns pelo aniversário de casamento, Zezito e Irene, e pela lembrança do significado do dia 13 de dezembro, data do nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e dia de Santa Luzia para os católicos romanos.
O comentário acima é de minha autoria: esqueci de me identificar! Rsrs
Grato! Estamos juntos!!!
Postar um comentário